Entrevista de Jorge Linhaça

1- Uma pequena apresentação sua.

Sou Jorge Linhaça.

Sou um ajuntador de letras, um crítico social.

Sou "Gregorista" e "Lobatiano"

Pacifista que não se furta da luta e da refrega

Não está morto quem pelea...

2- Defina o processo da sua inspiração.

Ela apenas vem...de fatos, de pensamentos, de sentimentos

Não tenho aquele momento mágico e ritual que alguns tem,

Quando a ideia vem escrevo compulsivamente...se não escrevo a ideia se vai...

3- Tem livros publicados? Quais e quantos?

Tenho um livro publicado:

"A grande Jornada" uma viagem ao interior do ser humano.

4- Qual o maior desafio que enfrentou em sua vida?

Permanecer fiel ao que acredito, em um mundo cada vez mais omisso.

5- Uma lembrança da sua infância.

Brincadeiras de rua e os livros de Lobato

6- Uma música que marcou sua vida.

Putz...dezenas delas...nada comerciais...kakaka

" Um Lugar na mesa" da peça "Aí vem o Dilúvio"

7- Indique dois filmes.

" Vencendo os Gigantes"

" Nos passos de Jesus"

8- Quais os livros que fizeram diferença em sua vida?

Bíblia; O Livro de Mórmon; Jesus o Cristo.

Germinal, Fernão Capello gaivota; coleção do Lobato;, O pequeno príncipe; ; O menino do dedo verde; a Revolução dos bichos; Admirável mundo novo; e dezenas de outros títulos.

9- Seu hobby e o seu passatempo favorito.

Escrever, xadrez, bons filmes, teatro ( ver e fazer) jogos do Tricolaço do Morumtri.

10- Quais pratos aprecia mais.

ah ah ah...sou paulistano...Pizza, Pastel, Churrasco, batata frita, lazanha...paulistano é bom de boca...

11- Sua bebida favorita.

água com gás

12- Um sonho realizado.

Usar as letras como ferramenta de conscientização.

13- Um sonho que queira realizar.

Fazer a diferença na vida das pessoas, sempre para o bem.

14- O que te faz ser feliz de um modo geral?

Ver a evolução das pessoas, seu progresso pessoal...

15- Um dia feliz e inesquecível.

Minha chagada ao campo missionário, nascimento dos meus 5 filhos.

16- Fale das suas virtudes sem modéstia.

Complicado! O que são consideradas virtudes hoje em dia?

Honestidade? não é mais que obrigação...

Companheirismo? para mim é normal...

Persistência? Alguns chamam de teimosia...

Lucidez? Alguns chamam de polêmica...

Amor ao próximo? pra mim é normal..

Sei lá se tenho alguma virtude...provavelmente tenho muito mais defeitos...

17- O que acha complicado no convívio com as pessoas?

A ignorância, não no sentido chulo, mas no sentido de as pessoas ignorarem o que se passa á sua volta, sempre focados em seus próprios umbigos. Pior quando querem discutir o que não conhecem, apenas de ouvir falar...

18- O que mais te orgulha?

Minha família, de sangue ou não.

19- Um medo, uma mania e uma frustração.

Medo de ceder ao imobilismo generalizado.

Mania? Examinar detalhes e entrelinhas.

Frustração? Nenhuma que me cause paralisia.

20- Já viveu alguma experiência sobrenatural ou inexplicável?

Já tive muitas revelações pessoais, experiências espirituais.

Deus sempre foi muito generoso em responder minhas orações.

21- Quais as suas aptidões naturais?

Embora não seja genial em nada, Deus me proporcionou vários talentos ao longo da vida...o atual é escrever.

Teatro é uma paixão eterna que estarei retomando em breve, já fui bom pé de valsa, bom desportista...bom professor...

Na verdade posso dizer que em tudo que me propus a fazer fui bem sucedido, em mais ou menos tempo.

Deus sempre foi muito generoso e eme guiou em meus caminhos. Mesmo quando deixei ele de lado um pouco.

22- Quando você olha para os dias atuais, acha que estamos melhores ou regredindo?

Vivemos em um verdadeiro paradoxo!

Se por um lado a comunicação se faz em um click, ao mesmo tempo somos soterrados por uma imensidão

de inutilidades. As pessoas estão se tornando infantilizadas, consumistas, superficiais...egocêntricas.

Claro que há polos de resistência , mas estes estão cada vez mais reduzidos...

23- Você acredita em Deus? Praticante de alguma religião?

Não vejo como alguém possa realmente não acreditar em Deus...a menos que jamais o tenha conhecido.

Meu relacionamento pessoal com Ele, ao longo de décadas, já não me permite crer que Ele existe...eu simplesmente SEI que ele existe e que ama seus filhos.

Sou j"Mórmon" ou seja, membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

24- Duas pessoas célebres para a humanidade.

Jesus Cristo

Joseph Smith

25- Três pessoas que você tiraria o chapéu.

Não tiraria o chapéu de ninguém...quem usa chapéu é porque gosta...rsrsrsrs

Mas tiraria o Chapéu para João Cândido, Gregório de Mattos e Brighman Young

26- O que acha do Brasil e do povo Brasileiro?

Acho que o povo brasileiro aos poucos, muito lentamento, vai despertando para o que seja uma democracia, ainda padecemos do ranço e das consequências funestas da ditadura militar, principalmente na área educacional onde as escolas públicas foram perdendo qualidade com a criação de escolas particulares. Outros Governos só fizeram piorar a situação com a criação desse absurdo que é a aprovação automática no ensino público. Não é de se estranhar que estejamos criando gerações de omissos intelectuais.

O Brasil é um país abençoado, talvez a nação mais rica do mundo em recursos naturais, inclusive exclusivos, como o nióbio.

Infelizmente ainda teimamos em ser guiados pela mídia para escolher nossos governantes.

27- Deixe aqui dois desejos se fosse possível realizá-los.

Mediar o conflito Israel x Palestina.

Ser ministro da educação e cultura como poderes totais.

28- Sua filosofia de vida e uma frase que possa defini-lo

Filosofia: Render-me nunca, retroceder jamais.

Sou a voz que clama no deserto árido das almas perdidas.

29- Se pudesse recomeçar a sua vida, o que seria de diferente em sua vida?

Tudo na minha vida veio na hora certa e no momento necessário para o meu crescimento como ser humano.

Acertei e errei como todo ser humano, mas foi nos erros e acertos que formei meu caráter.

Se pudesse mudar algo seria a minha capacidade de aprender mais cedo...

30- O que desperta a sua compaixão?

Toda e qualquer injustiça, tenha ela qual face tenha no momento.

31- A vida é um constante aprendizado,quais as lições mais significativas até o presente momento?

É impossível fazer o bem sem receber sua recompensa.

32- O lado bom e difícil da net.

Lado bom os amigos que se faz.

Lado difícil ler os pregadores do ódio e ver a omissão de muitos.

33- O melhor lugar do planeta.

Brasil-sil- sil

34- Que conselhos daria para a juventude?

Acorde, estude, não se deixe levar pela aprovação fácil, vá além do que lhe for pedido,

mantenha-se afastado dos vícios, da promiscuidade. Deixe de lado quem não te acrescenta nada. Quando estiver fortalecido, volte para resgatá-los, se possível for.

35- Deixe seus espaços na net para que as pessoas possam conhecer o seu trabalho.

Melhor seria digitar meu nome "Jorge Linhaça" no google ou ir diretamente ao recanto das letras onde tenho boa parte de meus escritos:

http://www.recantodasletras.com.br/autores/jorgelinhaca

36- Diga o que você acha sobre o EPA.

Um encontro de poetas e amigos onde gosto de publicar meus textos e interagir quando posso com outros autores. Minha vida ás vezes fica complicadinha em termos de tempo ou

capacidade de me concentrar como gostaria.