DUAS VOZES, ENTRE_VISTAS...

EDVALDO ROSA ENTREVISTA MARIA BEATRIZ - BRISA DO MAR


Edvaldo Rosa
Vim falar um oi!
 
Brisa Do Mar
Deixou-me feliz, obrigada!
 

Edvaldo Rosa
É a primeira vez que a gente se fala, e eu tenho tanto a agradecer...
 
Brisa Do Mar
É verdade e sou sua admiradora...
 

Edvaldo Rosa
Sério, posso perguntar o por quê?
 
Brisa Do Mar
Claro, eu admiro seu trabalho e a sua educação, sua forma de ser...
 

Edvaldo Rosa
Agradeço as gentis palavras.
Deixa-me sem jeito, mas feliz, é muito bom quando conseguimos "agradar" sendo a gente mesmo.
 
Brisa Do Mar
Não se sinta sem jeito, pois digo a verdade é bom perceber as pessoas como elas são...
Sabe vou sempre ao Recanto admirar seu site de escritor, mas acho divina a sua organização que é fantástica...
 

Edvaldo Rosa
Legal! Visite também, os meus espaços!
 
Brisa Do Mar
Sim obrigada!
 

Edvaldo Rosa
Eu ainda não terminei de escrever as respostas de seu questionário, estou meio lento...
E eu teria muita coisa para adicionar também, até escolher vou demorar um pouco...
 

Brisa Do Mar
Pois estou esperando, será um prazer te apresentar para autor CEN.
 

Edvaldo Rosa
O prazer será meu, tenho paixão por Portugal...
Não vejo a hora de pisar o pé lá!
 
Brisa Do Mar
Eu também. É provável que vá a Portugal,  para o ano, em março...
 

Edvaldo Rosa
Legal...
E por falar em desejos, quando vamos nos conhecer pessoalmente?
 
Brisa Do Mar
Não sei amigo, na publicação dos melhores da poesia eu não pude ir...
 

Edvaldo Rosa
Para a Bienal de São Paulo, você vem?
 
Brisa Do Mar
Também não, fica muito longe para mim, e no momento não estou podendo me ausentar...
Na bienal tenho participação no livro do Ray e da Penélope...
 

Edvaldo Rosa
Legal...
Talvez eu esteja com o RAY em 30 de novembro em Taubaté!
Na Bienal estarei lançando o meu novo livro, Marcas no Coração, dia 12 ás 17h, no estande da Delicatta.
 
Brisa Do Mar
Nossa que legal!
Pena eu não poder ir, tenho também grande admiração por Ray tenho vontade conhecê-lo...
 

Edvaldo Rosa
Sobre mim... Dá uma olhadinha em meu Face, está tudo lá... Sobre o RAY só posso lhe falar que é uma ótima pessoa e anfitrião... Amável, gentil, educadíssimo.
 
Brisa Do Mar
Que bom... Sou feliz por ter a amizade de vocês e poder também divulgá-los com imensos carinhos!
 

Edvaldo Rosa
Você esta muito ocupada neste momento?
Tem um minutinho a mais para falar comigo, sobre você e o seu trabalho?
 
Brisa Do Mar
Tenho sim, por vezes faço 10 coisas ao mesmo tempo, mas é sempre assim quando entro na net...
 

Edvaldo Rosa
Vamos fazer uma entrevista rápida?
 
Brisa Do Mar
Nossa será que consigo?
 

Edvaldo Rosa
Consegue agora a entrevistada é você!
 
Brisa Do Mar
Ah é?
Então vamos!
 

Edvaldo Rosa
Brisa do Mar. Eu gostaria de saber mais sobre você, sobre sua presença na net, sobre a sua atuação na divulgação de literatura, o que você poderia nos dizer?
 
Brisa Do Mar
Edvaldo a minha presença na net começou em 2008 quando resolvi deixar minha máquina de escrever de aprender a usar o computador, usar e perder o medo que sentia dessa máquina tão poderosa. Por teimosia de minha prima Olivia, ingressei na rede do Orkut. Foi por intermédio de uma amiga que conheci o NETLOG e lá os amigos que fiz me acharam com jeito para as letras visto que já escrevia desde os 9 anos mas nunca mostrava o que escrevia. Esse site era mais de portugueses e a partir de lá conheci o Portal CEN. Meus textos foram primeiro postados em Portugal e por isso tomei esse trabalho tão gratificante de divulgar os amigos, sempre digo, eu vou e se o caminho for de flores te levarei comigo!
 
Edvaldo Rosa
Brisa do Mar, a internet fez com que os horizontes culturais das pessoas se alargassem... Novos escritores apareceram na fluidez da net... Como você vê a qualidade desta nova safra de escritores?
 
Brisa Do Mar
Com qualidade minuciosa eu vejo como um grande avanço pra a cultura/literatura o que muito me deixa feliz penso que a poesia os poetas/escritores se tornaram muito valorizados, e com muito mais oportunidades.
 

Edvaldo Rosa
O pensamento e os sentimentos já não encontram barreiras para serem transmitidos, facilitando o intercambio entre pessoas de diferentes lugares, países, continentes... Como você vê esta possibilidade de relacionamento?
 
  Brisa Do Mar
Por vezes assusta, mas essa rede que conecta corações, cada vez mais coloca os sentimentos, os relacionamentos, as pessoas mais próximas, isso nos faz ver que para a poesia e para o sentimento não existe barreiras e através deles o longe se faz perto.
 

Edvaldo Rosa
No caso Brasil / Portugal o que você destacaria de relevante neste intercambio?
 
Brisa Do Mar
O respeito, o carinho que ambos tem ao receber um ao outro mesmo que seja por essa rede virtual. Fico sem palavras para agradecer quando chego aos Portais de Portugal com os textos dos poetas Brasileiros!
 

Edvaldo Rosa
Dos novos escritores brasileiros poderia citar algum que lhe deu prazer em legar á Portugal? E qual autor de Portugal lhe deu prazer de trazer ao Brasil?
 
Brisa Do Mar
No momento não me lembro de todos... Foram vários que levei, mas  me emocionei muito quando levei a poetisa Cida Rios, na verdade mãe e filho juntos. A poetisa Mônica apesar de já escrever a muito tempo, pela humildade dela, fez-me chorar em vê-la  tão feliz. De Portugal para o Brasil apesar de ser no intercâmbio do CEN cito o poeta Rui Lima que conheci no WAF um site de Portugal...  Ele indicou-me a um concurso de idéias de Braga/Portugal e eu apresentei aqui no Brasil pela Antologia. Não foi uma troca e sim tudo por acontecimento espontâneo e muito emocionante.
 

Edvaldo Rosa
E você tem obras editadas? Ou só participação em sites? Gostaria de deixar os links aqui para divulgação?
 
Brisa Do Mar
O meu primeiro livrinho que foi publicado recentemente peal Editora ALL PRINT - “Trovas ao Luar" composto por mais de 100 trovas, de realidade, sonho, amor, sonhos, esperança, fé, luz e paz bordadas do mais intimo de minha alma.
 
 

 

Edvaldo Rosa
Qual a importância da natureza em seu trabalho? Em sua vida? O seu Nick é bem sugestivo... Poético! Sensível!
 
Brisa Do Mar
A natureza... É tudo na minha vida sou feita do mar, da lua das estrelas, do sol em fim sou natureza viva...

Edvaldo Rosa
Indo a outro extremo... Falando de tecnologia... O livro impresso está no fim de seus dias, de sua glória?
 
Brisa Do Mar
Não sei se entendi bem. Mas penso que o livro é sempre um começo e mesmo com a tecnologia ele não ficará emudecido. Ler um livro na internet não é o mesmo que sentir nas mãos um livro de papel.
 

Edvaldo Rosa
Você gostaria de deixar aqui nesta entrevista, algum poema seu, trova, pensamento, para que os meus leitores possam apreciar?
 
Brisa Do Mar

ADOTEI A PAZ!
 
Há uma luz que eu sigo
Há uma paz comigo
Que levo por onde for
 
Quando me percebo no perigo
Faço da paz o meu abrigo
E da luz minha força interior
 
Me vesti de paz
Essa é minha decisão
Que torna fértil meu coração
Na essência do amor que ele traz
 
(Flor de Esperança)
 

Edvaldo Rosa
Para terminar, a Brisa do Mar teria algo a dizer para os novos escritores que estão a iniciar-se nesta difícil empreitada?
 
Brisa Do Mar
Que não desistam nunca, que tenha confiança no que escreve, não se importando com as críticas pois elas nos fazem crescer com firmeza, que leiam muito, e que deixem escorrer no papel seus melhores sentimentos. “Nunca diga quem tu és, deixa que cada um te perceba"
 

Edvaldo Rosa
Adorei; “Nunca diga quem tu és, deixa que cada um te perceba"... Mas esbarramos no problema de que tem vezes que não sabemos como somos... Penso que são os outros que nos definem que nos mostram os nossos limites, e que tem horas que estes limites não tem um fim... Amar é para mim assim, dar asas, deixar voar... A poesia é para mim também assim... Um se descobrir, um se libertar!
 
Brisa Do Mar
Essa frase escrevi ainda menina quando ouvia minha mãe dizer que nunca devemos nos exibir e dizer o que somos e o que podemos fazer...  O melhor é deixar que as pessoas nos percebam... Eu concordo com você porque também descrevo-me no amor e na poesia da mesma forma!
 

Edvaldo Rosa
Brisa, você gostou da entrevista? Gostaria de dizer mais alguma coisa?
 
Brisa Do Mar
Amei...  Até porque foi de surpresa e não tive tempo para pensar e sim falar com o coração!
 

Edvaldo Rosa
Agradeço a amiga pela entrevista!
 
 Brisa Do Mar
Ok! Eu que agradeço!
Foi para mim uma honra ser entrevistada por você!
 

Edvaldo Rosa
A honra foi minha...
A alegria de merecer este dedinho de prosa também...
 
Brisa Do Mar
Que bom. Deixou-me feliz!
 

Edvaldo Rosa
Uma Brisa do Mar feliz é quente... Aconchegante como um abraço?
 
Brisa Do Mar
Sem dúvida!
 

Edvaldo Rosa
Uma flor de esperança feliz é mais esperança?
 
Brisa Do Mar
Sim... É pura esperança, sou feita de todas essas porçãozinhas...
 

Edvaldo Rosa
Um abraço fraterno minha querida, e tenha, por favor, um bom fim de domingo, e fica com Deus! E muito obrigado!
 
Brisa Do Mar
Para você também um abraço fraterno. Uma semana bem sortida da melhores coisas da vida. Beijo meu em seu coração levado pela brisa do mar, fica com Deus!
 

Edvaldo Rosa
Com perfume de Flor de Esperança, não é?
 
Brisa Do Mar
Sim... Claro o perfume da flor não pode faltar!
 

Edvaldo Rosa
Amém!
 
Brisa Do Mar
Amém!