Por que quero estudar Engenharia de Software

UFRGS-INF-CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

MOTIVAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO CURSO

Considero que a Engenharia de Software é a área mais importante da Computação. Em minha vivência profissional há cinco anos como Analista de Sistemas, percebo diariamente os benefícios da aplicação das suas técnicas e os malefícios gerados quando elas não são aplicadas a um projeto de desenvolvimento de sistemas. A empresa em que trabalho (um banco de desenvolvimento) desenvolve seus sistemas de informação internamente. Toda a parte de especificação, desenvolvimento e manutenção dos sistemas de controle financeiro da instituição é desenvolvida por equipes internas de analistas de sistemas. O banco está conduzindo um grande projeto de modernização de seus processos, sistemas e tecnologias de informação. Os sistemas antigos, em COBOL e PL/I, estão sendo substituídos por módulos integrados de um sistema único. Por isso, considero que este curso me permitirá uma melhor qualificação e uma atualização sobre as técnicas de Engenharia de Software (mais modernas do que aquelas que estudei em EngSW1 e EngSW2 com o professor Zirbes nos dois semestres do ano 2000), que são altamente necessárias ao meu trabalho neste momento.