Até parece que eu sabia... 

O texto abaixo foi publicado pelo Rosso em Agosto de 2009, portanto há quase 4 anos, para um desafio de exercício criativo então proposto, sob o tema "Juro que eu não sabia"...

"República da Esbórnia, urgente!!!

Nos últimos dias, foi fartamente noticiado o terrível furacão que praticamente devastou Esbornília, a capital desse distante país, reduzindo-a a escombros.

Conseguimos uma entrevista exclusiva com o Sr. Veen Gah Dor, cientista e pesquisador Holandês, uma das maiores autoridades em comunicação de massa e principal suspeito de haver causado essa tragédia:

Gazeta da Gazeta: O senhor poderia descrever sua motivação para causar tantos danos à capital da Esbórnia?

Veen Gah Dor: Eu não queria devastar assim aquela cidade. Foi tudo resultado de um erro de avaliação.

G da G: Erro de avaliação, como assim?

Veen Gah Dor: Minha equipe de pesquisadores e eu queríamos apenas testar o alcance da comunicação pelos meios eletrônicos, saber quanto de um comando pela Internet seria reconhecido, entendido e praticado por um certo número de pessoas. Depois, mediríamos o resultado através de uma rede de informantes espalhados por todo o país, a Esbórnia. Ou seja, nossa intenção era medir quantos ingênuos ou crédulos seguiriam a voz de comando. Só isso, um experimento.

G da G: Senhor Gah Dor, explique melhor

Veen Gah Dor: Eu publiquei no meu blog ou twitter (um dia ainda vou saber a diferença) que os Esbornianos que quizessem mandar uma manifestação aos parlamentares que habitam a capital da Esbórnia, que no dia 20 de Agosto, exatamente às 22:47, saíssem à rua, enchessem os seus pulmões de ar e o expelissem num assoprão poderoso na direção de Esbornília, para que pelo menos uma vez os seus representantes sentissem no cangote o bafo da plebe. Para isso, passei as coordenadas de uma região específica da cidade, mas sem qualquer pretensão de que esse comando viesse a causar tantos estragos.

G da G: Mas como o Sr. explica que esse ventinho aparentemente inócuo tenha chegado à capital daquele país, a Esbórnia, na forma de um furacão, causando um verdadeiro pandemônio numa região da cidade?

Veen Gah Dor: Tratou-se de um fenômeno físico que um dos meus assessores, especialista na matéria, definiu como "efeito acelerador indignado", fazendo com que sopros individuais , quando unidos, se transformem num furacão de força descomunal.

G da G: E quanto às vítimas, o Senhor não tem nenhum sentimento de culpa?

Veen Gah Dor: Não, porque felizmente todos os seres humanos foram avisados e puderam sair a tempo daquela região da cidade que foi devastada. Quanto aos políticos, não tiveram a mesma sorte pois estavam reunidos saboreando ao que parece uma enorme pizza...


G da G: Mas o Senhor não tinha ideia do que isso poderia causar?

Veen Gah Dor: Nunca imaginei que dezenas de milhões de cidadãos daquele distante país aderissem com tanto entusiasmo a uma sugestão ingênua e despretenciosa como essa. Muitos até empregaram recursos não pulmonares para enviar o tal "assoprão" na direção indicada. Juro que eu não sabia... "


Leonilsson
Enviado por Leonilsson em 20/06/2013
Reeditado em 26/06/2013
Código do texto: T4351074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.