A ENTREVISTA DO PSIQUIATRA.



O PSIQUIATRA ENTREVISTANDO UMA MULHER
SÃ E OUTRA MULHER DEMENTE.



ASSIM DISSE O MÉDICO:

_ CADA UMA, EM SEU TEMPO, ME RESPONDERÁ      OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:

_ PARA VOCÊS, QUEM É VOCÊ? O QUE VOCÊ DIZEM DE SI MESMAS.

A SÃ:

_ BEM, EU SOU MARIA DO BRASIL, TENHO 47 ANOS, SOU CASADA, MÃE DE UM CASAL DE FILHOS, SOU DO LAR, SOU BEM RESOLVIDA, ESTOU COM PROBLEMAS, MAS PENSO EU QUE NADA JUSTIFICA TEREM ME MANDADO VIR AQUI PROCURAR PELO SENHOR.

A DEMENTE:

_ AH! EU NÃO VOU DIZER NÃO DOUTOR, NÃO SEI NÃO... OU MELHOR, EU SEI MAS, NÃO VOU FALAR NÃO. POR QUE TUDO QUE EU DIGO OU O QUE EU QUERO NÃO ME OUVEM OU NÃO ME DEIXAM FAZER. ENTÃO, PERGUNTE DE MIM PARA AS  OUTRAS PESSOAS.

O MÉDICO:

_ E O QUE É PARA VOCÊS A FELICIDADE?

A SÃ:

_ PENSO QUE É UM ESTADO D' ALMA, SÃO AQUELES MOMENTOS, EM QUE NÃO DAMOS ESPAÇO, NEM PARA OS PROBLEMAS E NEM PARA AS TRISTEZAS!

A DEMENTE:

_ AH! DEVE SER QUANDO EU PUDER FAZER TUDO O QUE EU QUERO...

O MÉDICO:

_ E A LIBERDADE, O QUE É?

A SÃ:

_ LIBERDADE É OUVIR, DIZER, FAZER, O QUE EU BEM ENTENDER, MAS DESDE QUE SEJAM RESPEITADAS AS CONDIÇÕES LEGAIS E OBSERVADOS O DIREITO E O DEVER QUE SEU E O QUE É DE OUTREM.

A DEMENTE:

_ É NÃO SER FORÇADA A NADA. É NÃO SER PRESA OU AMARRADA.

O MÉDICO: E O QUE É PRISÃO?

A SÃ:

_ É ENCONTRAR-SE IMPEDIDA DE IR E VIR... EU MUITAS VEZES ENCONTRO-ME PRESA DENTRO DE MIM MESMA, QUERO PODER SALTAR-ME, MAS NÃO POSSO. NÃO CONSIGO... SUFOCO E CHORO.

A DEMENTE:

_ É AGIR CONFORME A RAZÃO...


(A ENTREVISTA AINDA PROSSEGUIU... )

MADALENA DE JESUS