Movida a café

1. Quando você era criança, costumava tomar café? Em que horários do dia?

* Quando eu era criança, não costumava tomar café. Meus pais tomavam, mas eu não. A minha irmã e eu tomávamos Nescau na hora do café da manhã e na hora do lanche da tarde. :)

2. Com quem você tomava café em casa? Como era este momento? Que significado tinha pra você?

* Quando eu era criança, meus pais tomavam, mas eu não costumava tomar café.

3. Quem costumava preparar o café, quando você era criança? Como se preparava?

* Minha mãe costumava preparar o café preto na nossa casa quando eu era criança, e o meu avô costumava preparar o café com leite para ele e para os meus pais e para mim também na casa dele. A mãe usava filtros descartáveis, e o vô usava um filtro lavável. Nos dois casos, era o café "passado", da marca Melitta extraforte, que, segundo a mãe e o vô, era o melhor.

4. Ainda quando criança, quando você tomava café fora de casa, como eram estes momentos? Onde ia, com quem, como se preparava o café, do que você mais gostava?

* Passei a tomar café com leite depois de um episódio marcante... Eu tinha uns quatro anos quando, numa tarde, no apartamento do meu avô, ele e meu pai me ofereceram uma xícara de café com leite. Eu não queria tomar, estava vendo a nata do leite 'boiando' na xícara e aquilo me repugnava. Mas, para não desapontar o vô, tomei um gole. E gostei! Nossa, gostei muito! Abstraí a presença da nata e tomei toda aquela xícara! Eles disseram: que bom que tu gostaste! :-)

* Desde então, passei a tomar café com leite quando ia com meus pais e minha irmã ao apartamento do meu avô. Era um momento quase cerimonial eu diria. O vô preparava um café bem cheiroso (Melitta, extraforte, filtrado com coador lavável), e enquanto o café ia passando, ele arrumava a mesa, dispunha os pires, as xícaras, os bules e o açucareiro, todos bem bonitos da louça dele e da minha avó, e mais uns biscoitinhos, e servia o café, para mim primeiro, depois para a minha mãe e para o meu pai, e depois para ele próprio, e fazia um Nescau para a minha irmã. Eu gostava muito. :-)

5. Hoje, depois de adulto, como você toma café em casa? Como você prepara? Como prefere?

* Hoje preparo meu café com uma caneca de água por um minuto no microondas (ou leite desnatado, por um minuto e meio) e uma colherinha de Nescafé solúvel instantâneo extraforte. De manhã na hora do café da manhã e à noitinha ao chegar do trabalho. :-) Prefiro assim, baratinho, rapidinho para preparar, na quantidade certa que vai ser consumida, e bem bonzinho também. :-)

* Quando eu morava com os meus pais, tomava sempre o café preto filtrado extraforte que a mãe ou o pai preparavam. :-) Eu tomava na hora do café da manhã, no meio da manhã, depois do almoço, na hora do lanche da tarde, e mais um antes da janta. Eles também, passavam o dia tomando café. Acho que nós três consumíamos uns dois litros por dia!

6. Que significado tem o café em sua vida hoje?

* Energia. Concentração. Despertar.

* Sou uma leitora voraz e trabalho como analista de sistemas, portanto, sou uma pessoa "movida a café".

7. Quando você toma café fora de casa, onde costuma ir?

* No meu local de trabalho, é oferecido gratuitamente aos funcionários café filtrado extraforte. :-)

* Quando alguma amiga convida para conversar, geralmente vamos a uma cafeteria, qualquer uma.

8. O que significam pra você estes momentos de tomar um café fora de casa?

* No trabalho, significa manter-se desperta e concentrada para realizar meu trabalho (programação de computadores).

* Quando uma amiga convida para conversar, significa 'ocasião para fazer um social'. :-)

9. Qual a forma de preparar café hoje que você mais gosta ou prefere? Por que?

* Nescafé instantâneo (com água ou com leite), que é o que eu mesma preparo (ou meu namorado prepara), por ser mais rápido, prático, na medida certa. E também o café preto filtrado extraforte, que é o que eu mais gosto, porque é o que a mãe e o pai fazem em casa, e eu me acostumei com o sabor. Café com leite (desnatado) também é tri bom!

* Gosto também dos capuccino, mocaccino, frapê de café, café gelado e outras frescuras.

* Não gosto muito dos "espresso". Sei lá, são estranhos.

10. Por favor, informe seu ano de nascimento.

* 1980