Entrevista ao GRUPO ESPÍRITA DA CARIDADE concedida A Clay da Silva Souza, aluno do 8° período do Curso de Jornalismo da Fagoc_ Faculdade Ozanam Coelho_ Ubá MG

Pessoas entrevistadas

Nome completo: Maria Imaculada Singulani de Barros

Idade: 61 anos

Profissão: Aposentada como Agente administrativo

Nome completo: Sidney de Freitas Barroso

Idade: 35 anos

Profissão: Agente Comunitário de saúde/Endemias

A campanha tem algum nome específico? Não, mas poderíamos chamá-la de Campanha da União fraternal: Um amparo às vítimas das enchentes nas cidades vizinhas.

Como funciona a campanha? Fizemos uma chamada em cada reunião pública no Centro Espírita Ismael, solicitando o que sabíamos ser necessário, pedindo que as doações fossem entregues nos postos de coletas. Nosso companheiro, Marcelo, recolheu em alguns lugares sendo, um desses, a Associação de Amparo à maternidade.

Há alguma parceria? Sim. Temos uma parceria com os Espíritos amigos benfeitores e todos os irmãos colaboradores que auxiliaram neste projeto, doando o que estava ao alcance de todos.

Quem quiser doar, deve proceder de que forma? Pode procurar qualquer uma das casas espíritas filiadas à AME _ Aliança Municipal Espírita_ ou pode deixar na AAMCIN Associação de Amparo à Maternidade, Crianças e Idosos Necessitados, em Ubá, MG, localizada na Avenida José Rezende Brando, n° 461, Bairro Bom Pastor

Qual será o destino do material arrecadado (cidades atingidas)?

A cidade de Guidoval, a princípio, é prioridade.

Como está sendo feita a divulgação? Nas reuniões públicas e doutrinárias das casas espíritas e através do contato no dia a dia com as pessoas.

As pessoas que queiram ajudar podem participar de alguma forma, além de fazer a doação? Sim. Podem participar indo até às casas e famílias atingidas, fazendo uma oração, uma prece, dando um palavra de ânimo e encorajamento, vibrando positivamente para que nossos irmãos, que estão passando por essa difícil situação, superem esta tragédia e reconstruam suas vidas. Os representantes dos centros espíritas estarão em Guidoval no próximo dia 23 01 2012 para verificarem o que poderão fazer junto das famílias para uma ajuda mais pessoal. Estão todos convidados.

Quais donativos estão sendo aceitos? Roupas, (toalhas de banho, agasalhos, roupas de cama, calçados, etc.) alimentos, material de limpeza e de higiene pessoal, brinquedos, ração para cães e gatos, fraudas, eletrodomésticos, e posteriormente, móveis e utensílios.

E quais há maior necessidade de arrecadação (cidades como Guidoval estão em excesso de algumas arrecadações e falta de alimentos/roupas, específicos)? No momento estão precisando mais de material de limpeza, tais como rodo, vassoura, desinfetante, sabão em pó, sabão em barra, detergente, pano de chão, cloro, e material de higiene pessoal, tais como creme dental, escova de dente, fio dental, sabonete, shampoo e coisas do gênero.

Para você, qual é a satisfação em poder ajudar estas pessoas tão necessitadas, atingidas pelas enchentes? E a importância das pessoas agirem a favor do próximo em momentos delicados como o que estamos passando em nossa região? O bom seria se não houvesse situações assim, mas já que elas estão acontecendo e fazem parte de nosso cotidiano é necessário que nós, espíritas, católicos, evangélicos umbandistas, adeptos ou não de qualquer segmento religioso, formemos um exército da paz e façamos um exercício de cidadania, enxergando a dor e as dificuldades desses nossos irmãos, e façamos, assim, algo para aliviar esse martírio em suas vidas, pois o objetivo nosso aqui na Terra é trabalharmos para nós e para o próximo, seguindo o exemplo de Jesus que em todo momento procurou alimentar-nos não só de pão, mas de esperança e espiritualidade. É da Lei Divina e natural que o mais forte ajude ao mais fraco e que sejamos solidários hoje para atrairmos, pela lei de sintonia, esta solidariedade para nós. A alegria advém do dever cumprido, em nome do amor, que nos reúne neste planeta de luz que o Senhor da Vida nos outorgou para nossa evolução. Somos servos de Deus e tudo que temos na verdade é empréstimo do Pai para usarmos em prol do bem da coletividade humana.

Às vezes ficamos preocupados com coisas fúteis como vestir roupas de marca, curtir a vida, trocar de carro, trocar de móveis, beber, e não paramos para pensar um pouco em nossos irmãos que sofrem com essas calamidades.

Além das chuvas temos enxurradas de drogas lícitas e ilícitas devastando nossa sociedade. Temos a enchente da guerra no trânsito, matando diariamente. Temos a tempestade da discriminação racial, social, religiosa, cultural e profissional fazendo estragos de diversas ordens em nosso meio. Temos os ciclones da politicagem, onde até mesmo nessa época encontramos pessoas se aproveitando da situação para se promoverem politicamente para angariar votos.

Se fôssemos mais solidários e deixássemos de lado o fanatismo pelo futebol, novelas, artistas, e enxergássemos os envolvidos nestas catástrofes e muitas outras como irmãos, sem dúvida nosso mundo estaria melhor. Mas tudo isso passará. Esses momentos são passageiros. Tudo irá se refazer.

Doar é algo que preenche aquele vazio existencial que habita em nós e recebemos em troca boas vibrações. Quanto mais damos de nós mais receberemos e teremos nossa consciência em paz pelo dever cumprido. Para ressaltar a importância de sermos fraternos deixamos aqui uma frase do poeta e orador Fidelis Alves:

Disse-me um sábio do Além:

- "A luz divina da paz,

Não brilha no que se tem,

Mas sim no bem que se faz "".

Que Jesus nos abençoe!

Grupo Espírita da Caridade

Rua José Rezende Brando, número 461 bairro Bom pastor, Ubá - Minas Gerais

Reuniões: Segundas e sextas às 19h30