APRENDENDO COM A VIDA Entrevista à Glauciane Aparecida de Freitas Aniceto - Trabalho escolar em 2012

Entrevista com um ex trabalhador rural

Nome: Sidney de Freitas Barroso

Idade: 35 anos

Naturalidade: Guricema, Minas Gerais

Cidade onde reside: Ubá, Minas Gerais

Grau de Escolaridade: Ensino Médio

Profissão: Agente Comunitário de Saúde

Religião: Espírita

Por quanto tempo você trabalhou na Zona Rural?

Por 12 anos. Dos 15 aos 27 anos.

O que fez nesse período? Com que trabalhou?

Na plantação, cultivo e colheita de cereais, legumes e hortaliças como milho, feijão, arroz, tomate, beterraba, pimentão. Trabalhei também como servente de pedreiro, auxiliar de britador e serralheiro.

O que você tem a dizer sobre o trabalho no campo?

Com a explosão da tecnologia nos últimos anos, muitas vezes adoramos e admiramos o computador, a Internet, o DVD, o CD, o Blu-ray e esquecemos-nos de olhar e valorizar as coisas simples e primárias. O trabalho no campo é um desses fatores.

O arroz, o feijão, o leite, o legume e a verdura que chegam às nossas mesas passam por um processo de cultivo e de cuidados que muitas vezes ignoramos. E apesar de toda tecnologia, ainda existem pessoas que fazem o plantio, o cultivo e a colheita desses alimentos sem utilizar máquinas.

Por isso, dar valor ao trabalhador do campo através de uma política de incentivo à Agricultura, Agropecuária e Horticultura é reconhecer a amplitude desse trabalho.

Não temos que ficar dando valor a médicos, advogados, engenheiros, cantores e artistas, apenas. Se não tiver quem faz o plantio de alimentos o que vamos comer?

Incentivar o trabalho no campo através de uma remuneração justa, concedendo direitos à aposentadoria, à saúde, à educação e todos os direitos humanos ao trabalhador rural e sua família é compreender sua importância.

Devemos lembrar-nos de agradecer ao homem do campo pelo esforço e sacrifício que ele faz por nós. Esse agradecimento se faz de diversas formas.

__ Não desperdiçando comida, pois ela estará faltando na mesa de alguém, por causa disso.

__Não desperdiçando água porque pessoas estarão com sede por esse motivo.

__Eleger políticos sérios que olhem para o trabalhador rural, incentivando-os para que não precisem sair de suas terras paras as grandes cidades, e com esse aumento populacional nas metrópoles aumenta-se a violência e a criminalidade.

__Promover cursos, ensinando-os a não contaminar o solo e a preservá-lo, usando-o de forma racional, mesmo operando máquinas.

__Incentivá-los a usar EPI - Equipamentos de Proteção Individual- para amenizar riscos de acidentes de trabalho.

__Realizar palestras de motivação para que eles estejam sempre em boas condições físicas e espirituais para exercerem bem suas funções.

__Rezando ou orando por eles para que possam continuar fazendo esse trabalho tão nobre.

Somente quando compreendermos que cada um de nós é um elo de uma grande corrente chamada civilização e admitirmos a importância de cada um no contexto sócio econômico cultural, valorizando cada ser, física, monetária e espiritualmente é que conseguiremos uma sociedade justa e igualitária. Isso é cidadania.