POETAS NA TV CABRÁLIA - Comentam a Bienal do Livro da Bahia

Vitória da Conquista:

ENTREVISTA NO CAFÉ DA MANHÃ DA TV CABRÁLIA

No dia 27 de abril, os poetas Nilson Natal e Ricardo De Benedictis participaram do Café da Manhã naquela emissora (afiliada da Record em Vitória da Conquista/BA), às 8:30 sob a mediação do apresentador Deusdeth Dias, programa que acontece às sextas-feiras. De início o apresentador dirigiu-se a Benedictis, oferecendo alguns dados da Bienal do Livro da Bahia e pedindo informações atuais sobre sua atividade intelectual e editorial. Ricardo De Benedictis falou do evento, no prazer de estar lançando três livros de uma só vez na Bienal e da presença dos autores Erasmo Shallkytton, Helena Bandeira, Meg Klopper, Nilson Natal, e Tereza Neumann, bem como da sessão de posse da APOLO – Academia Poçoense de Letras da qual é presidente - que realizou sessão solene de posse no Salão Farol da Barra do Golden Park Hotel, no dia 21 de abril, quando os autores citados receberam diploma de membro efetivo do sodalício, incluindo-se ainda o videomaker Beto Magno. A partir daí, o poeta Nilson Natal falou da Bienal, da sua oportunidade em estar num livro ao lado de bons poetas, deixando claro o seu projeto de publicar um livro solo ainda este ano e levar seu trabalho para outros estados, bienais e feira de livros, pelo Brasil afora. Também elogiou a atuação de Benedictis que “tanto tem trabalhado em prol da cultura na região, lembrando os grandes festivais de inverno por ele criados e dirigidos que à época eram muito criticados, mas que poucas pessoas o ajudaram nesse grande projeto que revelou tantos valores locais , regionais e nacionais”, ao que o apresentador Deusdeth Dias, acrescentou que “também estava entre os críticos da época, mas se redimia naquele momento pela falta que os festivais estão fazendo para Vitória da Conquista”. Ao final, Nilson Natal declamou seu belo poema DA JANELA DA MINHA CASA, onde faz uma crônica da vida citadina, em versos bem compostos, deixando a todos comovidos, fechando assim, com chave de ouro, o Programa Café da Manhã, que tem o patrocínio do restaurante Culinária & Magia.

Durante o programa o apresentador Deusdeth Dias exibiu os livros que foram focados em close para os telespectadores.

Apenas para registrar, músicos como Genésio Tocantins, Jatobá, Nilson Chaves, a nivel nacional foram revelados no Festival de Inverno da Bahia, sem falar em quase todos os artistas locais e regionais. O Festival gravava em disco os 10 primeiros e chegou a gravar os 20 finalistas em CD memorável. Além do mais, Teatro, Artes Plásticas,

Literatura (oito livros publicados),Música, Dança, Folclore, traziam a Vitória da Conquista cerca de 2 mil artistas por ano, numa média de 100 artistas por dia, que recebiam hospedagem e alimentação nos dias que participavam dos espetáculos!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 02/05/2007
Reeditado em 09/05/2007
Código do texto: T472003
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.