Entrevista concedida à Ordem dos Poetas do Brasil.

O.P.B - ORDEM DOS POETAS DO BRASIL.

ORDEM ENTREVISTA: POETISA ELENITE ARAUJO,

UMA POESIA DE SOLIDEZ.

A POETISA ELENITE ARAÚJO É CHAMADA DE A POETISA DA CLARIDADE. É DONA SIM DE UMA POESIA BELÍSSIMA E REFLEXIVA. DONA DE VERSOS CLAROS, LIMPOS E TRANSPARENTES, SUA POESIA É TODA CONSTRUÍDA SEM APELOS OU RIGORES FALSOS, ONDE A PALAVRA TEM A LIMPIDEZ DAS ÁGUAS. ,A SOLIDEZ DOS TIJOLOS, POESIA ESTA, SEMPRE BENÉFICA E ELEVADA. AS VEZES A POETISA DESCE A TEMAS MAIS SOMBRIOS COM IGUAL DESTAQUE. COMO MUITOS POETAS DA ORDEM, SUA OBRA PODE SER ENCONTRADA NO SITE RECANTO DAS LETRAS E NA SUA PÁGINA DO fACEBOOK....ELENITE Araujo Poesia.

1- QUEM É A POETISA ELENITE ARAÚJO?

R- Elenite Araújo é alguém comum, que ama a poesia desde a infância. Tendo-a como um lume da vida, sempre.

2- A SUA POESIA POSSUI ELEMENTOS DE SOLIDEZ, A CASA, A FAMILIA, O TEMPO, A VIDA, AS MEMÓRIAS...COMO DEFINE A SUA POESIA?

R- Desde que descobri essa possibilidade, (recebendo-a como um presente de Deus) eu sempre escrevi, talvez como uma via de escape das dores... Poesia para mim é sobretudo sentimentos, vivências, vida.

3- QUAIS OS POETAS E POETISAS QUE A FIZERAM E A FAZEM AMAR CADA VEZ MAIS A POESIA?

R- São tantos! Na infância li algumas coisas de Machado de Assis em um velho livro do meu irmão... Daquela época não lembro muito de nomes acho que eu me ligava mais no conteúdo do que no poeta. Pena isso... Mas eu fui uma "escrevedora" solitária quase a vida toda. Só recentemente descobri que meu amor pela poesia não era uma anomalia, que existiam poetas vivos... O Recanto me deu novo ânimo! E nem preciso dizer, que Mauricio de Azevedo é um dos que me ajudam amar a poesia como ninguém, a qualidade da sua poesia, o desprendimento, generosidade e incentivo aos colegas, me ajudam imensuravelmente! Alguns outros nomes: Fernando Pessoa, Cora Coralina... E tantos outros poetas de valor da atualidade.

4- A POESIA BRASILEIRA EM RELAÇÃO A QUALIDADE LITERÁRIA PODE SER COLOCADA NO MESMO NÍVEL QUE QUALQUER POESIA UNIVERSAL?

R- Com certeza! Nosso país já é poesia viva. Fauna e flora, povo, território...E a poesia que está em tantos de nós, pessoas comuns como eu, deve ter muitos ainda que escrevem e depositam a poesia na gaveta como eu fazia.Eu nem sabia que escrevia poesia, até professores me dizerem que era poesia.E depois a culpa é dos amigos que me convenceram que no que escrevo há poesia... (risos)

5- VOCÊ É MUITO ATENTA ÀS QUESTÕES ALÉM POESIA...A ESCOLA É MESMO O CAMINHO PARA A RETOMADA DO PRESTÍGIO DA POESIA?

R- Para mim foi, mas infelizmente a juventude hoje está tão impregnada da 'modernidade' se desligando dos velhos valores, que complica. Acredito que o não gostar da língua portuguesa prejudique muito a poesia e a maioria dos jovens das escolas públicas, acham que português é bobagem... Mas a escola pode e deveria ser o caminho para a poesia elevar-se, sim.

6- Fale uma queixa e uma satisfação com a poesia atual?

R- Uma queixa foi me iludir achando que a poesia faria sempre do poeta um ser melhor, incapaz de algumas mesquinharias que vejo em alguns poucos.Explico: competição. Poluir a poesia com questões de política... Eu acredito que essas coisas deveriam ser colocadas em qualquer outro estilo, menos na poesia.Mas reconheço que talvez isso seja uma bobagem da minha parte.Porque cada ser humano é um universo em si mesmo.A satisfação? Eu digo que a poesia me mantém viva! Descobrir amigos da poesia nesse meio virtual, cultivar amizades genuínas, poesia maravilhosa de pessoas que felizmente estão aqui, como nosso "Fernando Pessoa Brasileiro', um certo Mauricio que ouso chamar de amigo e amo sua poesia desde a primeira que li! Quer alegria maior do que ter um poeta talentoso e humano como amigo?!

7- A SUA POESIA VEM NUM NÍVEL CRESCENTE DE MATURIDADE ARTÍSTICA, ACHA QUE JÁ ATINGIU O NÍVEL MÁXIMO?

R- Não! Eu me defino como alguém que precisa aprender tudo! O que escrevo tem muitos altos e baixos, poesia nada poética muitas vezes.Preciso melhorar 100% a cada dia e será sempre assim.

8- SE NÃO FOSSE POETISA QUE OUTRO SONHO ABRAÇARIA?

R- Meu sonho é aprender a pintar! Espero ainda realizar isso um dia.Acho que a pintura é a poesia concretizada pelo olhar.Admiro quem tem esse talento!

9- EXITE ALGUMA POLÍTICA CULTURAL PARA A POESIA, OU ELA ESTÁ TOTALMENTE ABANDONADA?

R- Da parte de quem deveria valorizar a cultura em geral, acho que há esse abandono. Poderia haver incentivo, mas na minha cidade mesmo não conheço nada nesse sentido, sei que estou omissa por motivos além da minha vontade, mas espero ainda tentar, tenho ideias que precisam ser postas em prática e talvez floresçam de alguma forma.

10 - COMO É SER PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DA ORDEM DOS POETAS DO BRASIL E COMO VÊ OS MOVIMENTOS ATUAIS PELA POESIA?

R- Algo pelo que sou grata, um presente que espero ainda fazer por merecer. Sou a favor, vejo todos os movimentos em prol da poesia como positivos e necessários.A Ordem dos Poetas do Brasil foi uma ideia brilhante! Ainda dará frutos que orgulharão o criador e os poetas que apoiarem.

11- QUE CONSELHOS DARIA PARA QUEM DESEJAR POETAR E TEM RECEIO?

R-Às vezes ouço alguém expressar isso e digo: escreva! a poesia só precisa de um coração que a ame! Se a amarmos, ela nos recompensará revelando-se, então escrevamos!

12- FALE DO SEU PRAZER EM PARTICIPAR DO BECO DOS POETAS E DA ALEGRIA QUE PRESTIGIAR OS SARAUS DE POESIA:

R- O Beco dos poetas foi uma bênção.Foi meu primeiro contato face a face com poetas, alguns de lá do site Recanto, um espaço que fez toda diferença em minha vida.Ando afastada dos saraus por motivos além da minha vontade.Mas desejo retornar, porque no Beco dos poetas fui recebida com tanto carinho que me sinto filha da casa. É uma família, cada poeta novo que chega é uma festa.Convido todos a conhecerem! Quem se interessar participar de um sarau é só falar comigo.Fica o convite!

13- FALE O QUE DESEJAR SOBRE A POESIA...

R- A poesia é a chama que mantém viva a minha vontade de viver. É dom de Deus dado a todos nós pelo qual sou grata sempre ao poeta maior, Jeová Deus. A poesia para mim são vocês poetas amigos, um motivo para nunca desistir, poesia é vida! Obrigada a cada poeta e poetisa que faz parte da minha poesia (vida). Muito obrigada à Ordem dos Poetas do Brasil, por me incentivar nessa caminhada! Um privilégio além do que mereço.Deixo meu carinho a cada poeta da Ordem.

OBRIGADO, POETISA ELENITE ARAÚJO.

Mauricio de Azevedo
Enviado por Elenite Araujo em 28/04/2014
Reeditado em 28/04/2014
Código do texto: T4785745
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.