ENTREVISTA COM MORA ALVES AUTORA DE "UM NOVO AMANHECER"

ENTREVISTA DE MORA ALVES


ER: Concede-me uma entrevista rápida?

MA: Tudo bem...

ER: Vamos começar?

MA: Claro!

ER: Quem é Mora Alves?

MA: Sou Maria Aparecida Araujo Moreira Alves, (Mora Alves) nascida na cidade de São Paulo no dia 20/08/1963, casada.
Embaixadora da Paz do CERCLE UNIVERSEL DES AMBASSADEURS DE LA PAIXSUISSE / FRANCE
Autora do livro Um Novo Amanhecer – Romance - publicado em Agosto de 2012 pela editora Livre Expressão.


ER: Como começou a escrever?

MA: Sempre gostei de escrever e de ler... Minha mãe gostava de escrever poesias... E eu admirava tudo que vinha dela, da forma que ela descrevia as emoções.
Sou uma pessoa que adoro o que faz no meu trabalho, minha casa, meus trabalhos de pintura e atualmente estou escrevendo meu segundo livro... ”Lembranças”...

ER: O segundo livro será em prosa também? E você é pintora não é? Qual a importância da arte para você?

MA: O segundo livro é um romance onde aborda os conflitos familiares, o amor e o ódio caminham lado a lado...
A pintura entrou na minha vida como mágica. Sou apenas uma eterna aprendiz. Assim como a leitura, a pintura nos faz viajar por caminhos diferentes.
Pintar e escrever propicia um encontro com o divino... É ficar em paz consigo mesmo.

ER: E poesia... Têm escrito muitas?

MA: Ah! A poesia... Escrever poesias é escrever o cotidiano... É escrever as emoções e sensações... Escrever poesias é escrever a vida, é falar das alegrias, das decepções, é falar do dia a dia de pessoas comuns, gente como a gente.

ER: Como foi a emoção sentida pela participação na Antologia dos Poetas Contemporâneos II, coordenada por Elenilson Nascimento?

MA: Fiquei muito feliz por ser selecionada, pois sabia que estava concorrendo com escritores excelentes!Para mim é uma grande honra fazer parte deste livro.


ER: Em quantas antologias você participou?

MA: Já participei de várias antologias...
Participação na Bienal de São Paulo em 2010 com o livro de Antologia: Poesias Contos e Crônicas pela editora All Print. Melhores da Poesia Brasileira – Organizadoras: Jane Rossi e Mônica Rosenberg Destaque da Poesia em 2011 volume I e 2012 volume II – organizado por : Raimundo Nonato Participação no livro: Coletânea Poética volume 3 da casa do poeta “Lampião de gás em São Paulo. – Organizador: Wilson Jasa. Participação no livro: Em Defesa da Natureza - Organizador: Wilson Jasa. Participação no livro: Coletânea Poética 2013 volume 4 da casa do poeta “Lampião de gás em São Paulo. - Organizador: Wilson Jasa. Participação no livro de Antologia: Alimento da Alma volume: VII – Organizadora Jane Rossi. Participação no livro: Projeto Poetas da Escola – Semente da Paz – Organizadora Jane Rossi. Diploma de Honra ao Mérito: Coluna Destaque – Raimundo Nonato Taubaté, São Paulo – 2011 Menção Honrosa pela participação no concurso Paulo Caruso com o conto – O Trocadinho. Participação na coluna do Jornal Cumbica News, com Histórias que o povo conta.

ER: Como foi o seu contato com Jane Rossi e o projeto Poetas na Escola?

MA: Conheci a Jane durante um evento em Taubaté... Destaque da Poesia, organizado por Raimundo Nonato.

ER: O que significa escrever para você, o que te levou a escrever “Um novo amanhecer”?

MA: Edvaldo uma coisa que me levou a escrever o livro “Um novo amanhecer”, foi o que antes disto já escrevia, nos contos no jornalzinho do bairro.
O projeto poetas na escola é o trabalho que merece todo nosso respeito... Afinal ele abre novos horizontes para muito s jovens... É um projeto que deveria abranger muito mais escolas... A Escritora Jane Rossi está de parabéns! Escrever é um hábito saudável de levar a vida... Como diz a nossa amiga Jane... Escrever é o alimento da alma!

ER: Você leu a minha resenha do seu “Um novo amanhecer”? O que achou?

MA: Edvaldo... Achei lindo seu comentário... E pode acreditar, estou chorando... Assim como me emociono, com as coisas simples da vida, sabe... Você falou profundamente tudo o que senti ao escrever este livro... Porque eu queria mesmo escrever todos esses sentimentos que afloram dentro da gente dia após dia... E sobre a alegria de estar vivo.
Obrigada mesmo de coração... Eu poderia ter colocado outro final para Cíntia... Mas algo me dizia que como fiz seria uma oportunidade das pessoas olharem mais para o próximo e sentir alguma empatia com o que muitas pessoas vivem todos os dias.
Por isso abri uma página... Seja um doador de medula óssea... Talvez muitos não entendam a campanha... Mas quem ler o livro com certeza vai entender.
E o meu livro tem vida própria e força, sabe que uma amiga minha, vizinha aqui leu o livro e nós duas choramos juntas, porque ela disse que a sobrinha está com leucemia.

ER: O que você diria para quem está começando a escrever?

MA: Para as pessoas que estão começando a escrever eu diria: Nunca desista dos seus sonhos, invista em cada um deles. Escreva com a alma, não se prenda regras, escreva com o coração.

ER: Quais são os seus espaços na net?

MA: Tenho uma página no facebook chamada Um Novo Amanhecer.

Possuo um blog: www.moraalves.blogspot.com.br
E o site
www.moraalves.com
E o meu contato é: moraalves@gmail.com

ER: Qual a importância que você vê na arte e na literatura na vida das pessoas? A arte tem para você alguma função social? Ou deveria ter?

MA: A literatura e a Arte abrem novos caminhos, através da leitura podemos conhecer outras culturas, novos horizontes.
A Arte tem o poder de nos tornar mais amorosas, e admiro demais projetos voltados para classes mais carentes, incentivado e descobrindo grandes talentos
A arte tem o poder de tornar as pessoas melhores como seres humanos.

ER: Gostaria para terminar de suas considerações finais desta pequena entrevista...

MA: Quero agradecer pela oportunidade e dizer que nada nesta vida acontece por acaso, por isso invista mais nos seus sonhos, acredite, um dia eles podem se tornar realidade!
Obrigada Edvaldo... Sou ainda uma aprendiz...

ER: Todos nós somos minha amiga, todos nós somos...