Todos nós temos sonhos a realizar, porém concretizá-los é o segundo passo a ser dado. O que nem sempre está ao nosso alcance, muitos de nossos sonhos se perdem, pois são muitos os obstáculos que encontramos pelo caminho. Mas com muita garra e determinação vencemos, superamos qualquer dificuldade, só não vale desistir.

E justamente garra e determinação são duas qualidades do entrevistado dessa postagem. Fernando Mendonça, 24 anos, nascido na Cidade de Rolim de Moura/RO, escolheu a saudosa Campo Grande para começar sua vida profissional.

YA - Sua paixão pela aviação é uma paixão desde a infância, você poderia nos contar como foi esse amor à primeira vista?!

FM – Essa paixão pelo voar surgiu quando eu ainda tinha meus cinco anos de idade, morava em uma chácara nos arredores de Rolim de Moura, onde nasci.
Quando ouvia o som dos motores das aeronaves que passavam sobre minha casa, eu corria incansavelmente até avistar a bela aeronave cortando a imensidão azul do céu e neste momento, lembro como se fosse hoje eu dizendo ao meu pai que estava por perto: - Pai, quando crescer quero ser piloto de avião, ele só olhava o avião passando, sorria e dizia; você vai ser meu filho. Desde então o sonho e a paixão foi crescendo dentro de mim, o de me tornar piloto de avião.

YA - O caminho para tornar-se piloto é árdua, requer muita dedicação do aprendiz. Quais foram os seus primeiros passos para entrar nessa estrada? E quais foram as dificuldades que você encontrou pelo caminho, até ingressar no curso de capacitação?

FM – Para iniciar o curso não existe muita limitação, basta ser maior de idade e ter o ensino médio concluído. A maior dificuldade que encontrei foi financeira, na época eu estava desempregado e precisava de tempo para iniciar o curso teórico e para estudar dedicadamente, o curso custou R$ 1.800,00 (Mil e oitocentos reais), meu pai me presenteou com o curso teórico e o prático tive que trabalhar em duas empresas para conseguir pagar os R$ 15.000,00 (Quinze mil reais) das trinta e seis horas de voo sob instrução necessária para concluir o curso de piloto privado, que é o primeiro passo na aviação.

YA - Para pilotar é imprescindível que o profissional esteja totalmente capacitado, o que exige conhecimentos específicos, como aerodinâmica, meteorologia, navegação aérea, dentre outras, o que deve ter sido muito prazeroso pra você capacitar-se com precisão nessas disciplinas. Durante o aprendizado, você encontrou alguma dificuldade?

FM – As dificuldades existem em qualquer área do ramo profissional, na aviação não é diferente, eu tive certa dificuldade em meteorologia voltada para aviação e teoria de voo que é voltada para os campos da física.
Foi muito gostoso conhecer detalhadamente os conceitos, as leis pelas quais possibilitam o avião de voar, principais fenômenos da atmosfera, navegação visual, regulamentação de tráfego aéreo e sobre as aeronaves e motores em si.

YA- Como você descreveria a carreira de piloto aqui no Brasil, quais as referências que você têm de outros países?

FM – Se tornar piloto no Brasil é algo caro e de péssima qualidade, uma profissão desvalorizada e sem reconhecimento. Os órgãos que deveriam nos auxiliar, do meu ponto de vista, só visam lucro. Tenho como referência, os EUA, onde a mesma formação é mais acessível e de muito boa qualidade, sendo referência para o mundo.
O Piloto/aluno nos EUA conclui seu curso com mais de trezentas horas de voo, completamente capacitado para o mercado de trabalho, muito diferente da realidade do Brasil, onde a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), pouco se importa com sua graduação, além de ter que pagar taxas abusivas ainda é preciso lidar com a falta de compromisso e descaso da mesma, tendo que aguardar mais de noventa dias para ter um processo analisado em certos casos. Outra falha do sistema é não considerar horas em aeronaves classificadas como experimentais para a carreira de piloto, que são isentas de taxas cobradas pela ANAC.

YA - Quanto ao curso de ciências aeronáuticas, você pretende graduar-se?

FM – Sim, pretendo me graduar. Na aviação civil comercial é muito importante ter um nível superior, independente da área de atuação. Tenho um interesse muito grande em Ciências Aeronáuticas, onde tenho a opção de trabalhar em inúmeros campos da aviação, não só como piloto. Este curso ainda é muito escasso no Brasil, pouquíssimas instituições de ensino superior oferecem o curso, e a mensalidade é fora do comum, quase chegando a igualar ao curso de medicina, e onde os programas do governo não cobrem até onde eu sei.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
 
Fernando Mendonça – Ser piloto de avião significa amar a carreira, se dedicar ao máximo e intensamente e ainda abrir mão de algumas comodidades do cotidiano, como por exemplo, ir a festas, namorar e etc. É muito gratificante trabalhar naquilo que nos realiza e nos faz bem, como em todas as profissões, obstáculos existem e devem ser usados como estímulo para que prossigamos adiante.

Se assim como eu você é apaixonado por voar, vá em frente, não desista, muitas serão as dificuldades, mas cabe a você querer seguir em frente. Verá após cada decolagem e pouso realizado que tudo valeu a pena e quando você olhar para o céu e ver um avião de linha aérea passando, tenha certeza que aqueles pilotos passaram pelas mesmas dificuldades que você e eles venceram, se chegaram onde estão, por que você também não pode chegar?

É preciso ter foco e ser persistente, que um dia você alcançará todos os seus objetivos, sejam eles quais forem. Tenha sempre a humildade de reconhecer os erros e querer sempre aprender.
Quero agora agradecer primeiramente a Deus por ter me capacitado a chegar até aqui, ao meu pai que contribuiu muito para a minha formação, me empurrando do ninho para que assim eu pudesse aprender a voar e aprender com os tombos tomados. A Fly Company escola de aviação civil onde me formei, os meus sinceros agradecimentos, aos que acreditaram e acreditam em meu potencial como piloto, meus amigos e familiares, quero dizer que contribuíram muitos para que eu chegasse até aqui, o caminho ainda é árduo e longo, mas com dedicação, fé e determinação, tenho certeza que alçarei voos ainda mais altos.
Quero finalizar com uma frase que me motiva muito e me fortalece nos momentos de fraqueza:

"Seja quem você for, qualquer posição que você tenha na vida - nível altíssimo ou mais baixo, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e, sempre, faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá".
Ayrton Senna


Yzzi Albuquerque - Meus agradecimentos ao entrevistado, amigo de longa data e mais uma vez sucesso pra nós.
 
Claíse Albuquerque
Enviado por Claíse Albuquerque em 31/08/2014
Código do texto: T4943950
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.