ENTREVISTA: DAIANE STEFFENS 
 
 
Os concursos de beleza eram comuns entre os gregos antigos. Num concurso trágico, tendo como candidatas Atena, Hera, a esposa de Zeus, e Afrodite, a deusa da beleza, além da mortal Helena, Páris, o jovem príncipe de Tróia, selou o destino de dois povos ao conceder a esta última, sua futura amada, o título que as deusas cobiçavam. Deste incidente, consoante o mito, origina-se a Guerra de Tróia, desde quando Afrodite, deusa também do amor erótico, a fim de se vingar do príncipe, infunde neste a paixão por Helena, que é rainha de Esparta.
 
Bem, estive conversando com uma mulher que, tal como Helena, poderia fazer sentir-se ameaçada a própria deusa do amor e da beleza, entre outras razões óbvias, por ter sobre Afrodite a imensa vantagem de ser ― humana. E extremamente humana, sensível e feminina, como pode perceber quem tem contato com ela há certo tempo, mesmo que apenas através da Rede.
 
Dando sequência ao projeto de entrevistar belas mulheres cujas características fornecem matéria-prima para a minha construção poética, trabalho a que, doravante, chamarei aqui ― Projeto Minha Musas, entrevistei, desta feita, a miss e modelo gaúcha Daiane Steffens, vencedora de inúmeros concursos de beleza, uma realmente mulher belíssima, com estampa e maneiras de princesa, fluência e imparcialidade intelectual de estudante de Comunicação e futura repórter. [Hoje, em 2013, Daiane já é jornalista formada e a Musa do Grêmio, clube de futebol porto-alegrense].
.................................................................................

         Daiane Steffens


1 - Você tem um amplo currículo de vitórias em concursos de beleza no Sul do País; fala sobre isso: quais são os títulos que acumula e quando começou a sua carreira no mundo da beleza e da moda?
 
Eu sempre gostei deste mundo de fotos e passarelas, então aos 11 anos participei do meu primeiro concurso, Soberana das Piscinas infantil, venci e depois disso gostei mais ainda desse “trabalho”. 
Um ano depois, em 1998, venci o Miss Estrela infanto-juvenil e a partir disso me dediquei mais ainda aos concursos com aulas de passarela, etiqueta, dicção e oratória. Possuo 14 títulos de beleza, cada um com sua importância, entre eles 1ª Princesa do Garota Verão de Estrela, Garota Som Metárius, 1ª Princesa do Garota Aldeia, Miss Estrela adulto 2007-08, Miss dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Princesa do Musa do Sol, Princesa do Musa do Gauchão 2009, Soberana das Piscinas do RS 2010 e 1ª Princesa da Expovale 2010.
 
2 - Há algum tempo, eu disse a você, através de uma rede social, que é a mais bonita das musas do futebol, embora não tenha sido a musa do Grêmio no brasileirão...
 
Infelizmente não pude representar meu Imortal Tricolor no Musa do Brasileirão 2010. Concurso de beleza envolve muita coisa, nós candidatas nos dedicamos e expressamos toda nossa vontade e merecimento em vencer, mas cabe aos jurados escolher quem para eles é a melhor. 
Ser a Musa do Grêmio é um sonho, se irei realizar não sei, isso só o tempo dirá, mas meu amor jamais irá mudar, ele só aumenta a cada dia independente de ser Musa ou não.
Fico feliz em ver a minha comunidade do Orkut crescendo a cada dia, nas redes sociais recebo muito apoio, elogios, críticas e sugestões e isso me deixa lisonjeada e faz com que eu tenha mais e mais vontade de continuar este sonho. 
Com certeza o teu elogio é um destes mais importantes, que fazem a mulher, no caso eu, sentir-se valorizada.
 
3 - Você tem um tipo bem germânico, mas não é muito alta. Qual a sua altura e que número calça?
 
Sou descendente de alemães e me orgulho disso, gosto desta miscigenação que existe aqui na minha região. Claro que gostaria de ser mais alta, mas a altura não me incomoda, tenho 1,67 e calço 36, um pé digamos que padrão. (risos)
 
4 - Do que você mais gosta no seu corpo e do que menos gosta?
 
Toda mulher acha defeitos, mas procuro pensar nas minhas qualidades e por isso sempre dou destaque aos meus olhos, como são verdes é o que mais aprecio em mim. O que menos gosto acho que são as pernas, dependendo do dia e do meu humor, elas me incomodam. (risos)
 
5 - O que pensa do amor nos dias de hoje; das uniões entre homossexuais, das adoções de crianças por pares do mesmo sexo, etc?
 
Os tempos estão cada vez mais modernos, não sou contra relações do mesmo sexo, nem casamentos e adoções desses casais, acho interessante, pois se estão felizes assim, é o que importa. Mas confesso que ainda acho um pouco estranho quando presencio esse tipo de mudança. 
 
6 - Acredita em Deus, tem uma religião definida?
 
Sou católica, antigamente frequentava mais a Igreja, hoje estou relapsa quanto a isso, mas acredito muito em Deus. Antes de dormir, ou até mesmo quando algo de muito bom acontece, peço a benção e agradeço a Ele pelo fato ocorrido. Lembro-me de Deus a todo instante, sei que o que acontece com a gente é porque Ele acha melhor e por algum motivo isso é importante no momento.
 
7 - Qual é o seu lazer favorito; o que gosta de fazer nos finais de semana, nas férias?
 
Gosto muito de ouvir música alta e conversar com as amigas. Nas férias, período em que não tenho faculdade, procuro visitar meus parentes, pessoas fundamentais na minha vida.
 
8 - O que você assiste na TV, além dos jogos do Grêmio?
 
Gosto muito de seriados e noticiários. Como sou estudante de jornalismo gosto também de ver programas esportivos, onde observo o modo como os apresentadores desenvolvem a notícia. Seriados e programas humorísticos também me agradam bastante.
 
9 - Você mostra fotos suas no Rio de Janeiro; o Sudeste do Brasil é bonito, encanta, apesar dos problemas?
 
Todo lugar possui problemas, o RJ é conhecido como a cidade maravilhosa, dos encantos mil e isso faz com que as pessoas queiram viajar para conhecer. Assim como o RS, a Bahia, cada local tenta mostrar sua força máxima nos pontos turísticos, mas quando nos deparamos estamos em um local onde também há seus problemas, porém nada que tire sua beleza.
 
10 - Sobre o separatismo sulista, aquelas pessoas que dizem que não são brasileiras, são sulistas; o que você pensa disso?
 
Cada pessoa tem seu modo de pensar e agir, não posso criticar. Concordo que o sul é diferente, uma cultura com princípios e pensamentos que diferem das outras regiões, mas sem os outros Estados, o RS não seria a mesma coisa.
 
11 - Confia na presidente Dilma Rousseff?
 
No início sempre se fica desconfiada e é mania de muita gente ficar com “pedras nas mãos” para “atirar” quando achar necessário. Devemos estar ao lado da Dilma, é uma mulher que mostrou ter fibra e um desejo de continuar melhorando nosso país. Não sei se a palavra certa é confiança, mas como boa mulher estou ao lado de quem almeja o melhor para todos nós. Agora é aguardar para ver.
 
12 - Um besteirol: se o gênio da lâmpada concedesse dois poderes a você: varrer algo da face da Terra e criar algo para si mesma ou para os outros; o que faria?
 
Com certeza escolheria varrer a desigualdade social, pois acredito que assim não teríamos tantos problemas com roubos, assaltos e coisas do gênero. E o que criaria para mim e para todos são projetos e locais para cuidar de crianças e idosos.
 
13 - Projetos para a vida profissional daqui pra frente: pretende seguir a carreira de modelo ou se dedicar aos estudos e a uma outra profissão?
 
A carreira de modelo pode-se dizer que tem prazo de validade, por isso me dedico a faculdade de jornalismo para seguir a profissão que tanto gosto e eventualmente faço trabalhos de modelo.
 
14 - Gostou do blogue e da entrevista?
 
Parabéns pelas poesias, são lindas e ótimas de ler. Trazem uma paz espiritual.
 
* * *
Igor Buys
Enviado por Igor Buys em 03/12/2014
Reeditado em 03/12/2014
Código do texto: T5057623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.