Entrevista concedida a UNICEF

NOME COMPLETO: Francineti Maria Rodrigues Carvalho

IDADE: 45

MUNICÍPIO: Abaetetuba

ESTADO: Pará 

FORMAÇÃO: Psicóloga

ONDE TRABALHA: Prefeitura Municipal de Abaetetuba ( prefeita)

( Sou funcionária pública psicóloga efetiva das Fundações Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas).

 

1) O que foi participar do selo?

 Uma experiência repleta de aprendizagem e satisfação. Aprendi que nenhuma política pública sozinha dá conta de combater fenômenos como a violência doméstica, o trabalho infantil e o abuso e a exploração de crianças e adolescentes. Apenas o trabalho integrado e articulado entre várias políticas e as diversas instâncias de poder ( poder público, sociedade cível e iniciativa privada) levará a mudança da realidade de exclusão que afeta especialmente mulheres, negros e crianças neste país. Aprendi que planejamento é essencial para o alcance de metas.

 

2) O que mudou em sua vida?

 Cresci como gestor público, como profissional e acima de tudo como pessoa. Reforcei a minha crença de que é possível transformar a vida de crianças e adolescentes através da educação, da cultura e da arte.

Como política desmistifiquei a crença de que priorizar crianças e adolescentes " não dá voto", pois em minha prática optei por implantar uma UCI neo natal e investir recursos próprios na saúde, na educação e na assistência social deixando o asfalto ( que embora importante, podia esperar) para depois. E mesmo assim fui o único gestor a ser reeleito na história de Abaetetuba, mostrando que o povo também deseja ver os seus filhos sendo tratados com prioridade.

 

 

3) O que mudou em seu município?

 Crianças e adolescentes passaram a ter vez e voz. Leis foram sancionadas reconhecendo que a criança é cidadã hoje  e não apenas amanha. Agora a semana do Bebê será realizada independente do prefeito que governe, pois  sancionamos a Lei que institui a Semana do Bebê. Nossas servidoras públicas tem direito à licença maternidade de seis meses para garantir aos seus filhos o aleitamento materno completo. Foi criado no município, através de lei, o cargo de interprete de LIBRAS. Nossos alunos deficientes passaram a ter direito à educação na escola regular, pois a implantação de projetos como o professor cuidador* e  LIBRAS em família** e o fortalecimento do BPC na escola, bem como  as capacitações de professores garantiram não apenas o acesso, mas a permanência com sucesso de nossos meninas e meninos deficientes na escola. Realizamos a conferência dos direitos das crianças e adolescentes com a participação efetiva das crianças e de nossos adolescentes. Vencemos metas de vacinação. Implantamos uma UCI neo Natal reduzindo a mortalidade infantil dentre bebês prematuros. Implantamos a primeira creche municipal, porém muito ainda temos a fazer, mas aprendemos o caminho. Planejamento e ações integradas são essenciais para reduzir indicadores negativos e ampliar os positivos e o selo nos fez ver isso na prática.

 O recebimento do selo UNICEF fortaleceu nossa auto estima e fez o Brasil ver Abaetetuba com outros olhos, pois deixamos de ser vistos como " a cidade onde uma adolescentes foi presa numa cela com homens", mas como a cidade que cuida melhor de suas crianças.

 

4) Qual o significado desse projeto?

 O projeto nos impõe o desafio de uma gestão em rede. Ao invés de uma estrutura marcada por secretarias que trabalham ações isoladas, aposta-se em planejamento e num sistema de gestão mais horizontal , com o envolvimento conjunto das diversas secretarias, integrando políticas prioritárias definidas em conjunto com a população. Fortalecimento da rede de atenção às crianças e adolescentes através da articulação de diversos atores ( poder público, família, sociedade, iniciativa privada, crianças e adolescentes) que se encontrmvinculadas entre si por objetivos comuns.

 

5) Quais a experiências vivenciadas e desafios vividos?

 A realização dos fóruns comunitários, a elaboração do diagnóstico municipal da criança e adolescente ( em parceria com o conselho de direitos), a realização da Semana do Bebê, a instituição e o alcance de metas nas políticas públicas envolvendo crianças e adolescentes. O recebimento do selo UNICEF que foi uma experiência única. Receber o selo me proporcionou reconhecimento público pelo trabalho realizado, alegria e muita esperança.

 

 

6) Conte mais sobre o projeto e seu impacto na sua vida. (texto livre)

Do ponto de vista da razão, acho que esta pergunta já foi respondida através das anteriores. Agora vou deixar falar meu coração através de um poema que escrevi ao pensar no projeto.

Projeto Selo UNICEF

Bonito foi articular e integrar,

Difícil foi mapear  fragilidades

Como doeu saber que faltam políticas na cidade

Venha secretaria,

Venha prefeita,

Venha vereador,

Venha você professor,

Venha você que é médico, ACS ou educador

Venha dona de casa,

Venha empresário

E policial

Vamos conversar 

Vamos discutir e planejar

Qual a melhor forma do trabalho infantil erradicar?

Venha Pastoral da Criança e do menor

Venha nos ensinar qual a melhor forma de nossas crianças cuidar

Venha se manifestar contra toda forma de violência que há...

Lugar de criança é na escola

Saúde, educação, cultura e lazer criança também merece ter.

O projeto do UNICEF nos fez crescer

Fez a gente crescer e fortalecer

Trabalho em rede é bom pra valer.

Superarmos diferenças na maneira de pensar

Enfrentamos adversidades

Aprendamos a avaliar e monitorar

Aliás acho que essa é uma das grandes dificuldades

É preciso de técnica, competência e capacidade

Mas é preciso também superar vaidade

Nada é impossível se de fato fizermos da criança prioridade

Ganha o selo, auto estima e aprendizagem

Ganha cidadania e melhor qualidade 

Ganha a criança, o adulto e todos que vivem na cidade.

Francineti Carvalho
Enviado por Francineti Carvalho em 07/02/2015
Reeditado em 07/02/2015
Código do texto: T5129461
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