Entrevista com Rodrigo Poeta feita pela professora Ingrid Ribeiro

Ingrid Ribeiro é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Doutoranda em Cognição e Linguagem (UENF).

Natural de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

1 - Há quanto tempo escreve poesias?

Desde 1993.

2 - Há algum livro seu publicado? Se sim, quantos e quais?

Tenho um livro de poesias publicado intitulado POESIARTE em 2012 pela LITERARTE. Tenho mais 10 no prelo.

3 - Há quanto tempo, aproximadamente, divulga seus textos na internet?

Desde 2005, através do blog que criei intitulado POESIARTE, por causa do projeto POESIARTE criado em 2002.

4 - Quais são, ou eram, os meios utilizados para essa publicação? (Facebook, Orkut, Blogs, etc.).

Primeiro o blog POESIARTE, depois Orkut, sites como Jornal de Poesia, Recanto das Letras e o Facebook.

5 - Quantos poemas você já divulgou na internet?

Boa parte dos textos que estão na internet de minha autoria, estão publicados em jornais impressos, antologias e no meu livro POESIARTE, outros estão em sites e no blog POESIARTE. Não sei ao certo o número de textos publicados, pois escrevo poesias, crônicas, resenhas, artigos e etc.

6 - Quantos poemas você divulgou – exclusivamente – na internet?

Não tenho um número preciso, pois não só escrevo poesias.

7 - Há diferença na criação entre um texto para ser divulgado em um livro e um para ser divulgado na internet? Se sim, quais são as principais diferenças?

Não. A internet só serve como meio de divulgação da obra, ou seja, do trabalho para promoção do autor.

8 - O leitor (internauta) influencia na criação de seu poema? Se sim, como?

Não. Para mim serve como intercâmbio entre membros acadêmicos, poetas de todo o Brasil e do exterior.

9- Você já alterou alguma palavra ou verso de uma obra em função de algum leitor ou de algum comentário na internet?

Não.

10 - Como ocorre seu processo de criação? Primeiro você escreve no papel e só depois digita ou escreve diretamente no computador?

O processo de criação é muito complexo, dependendo do tipo do texto a ser elaborado. Primeiro escrevo no papel.

11 - Você salva as versões de seu texto? Preocupa-se em preservar seus processos de criação ou só salva a versão final?

Salvo os textos em cadernos e também salvo os textos em pen drives.

Rodrigo Octavio Pereira de Andrade (Rodrigo Poeta)

Ex-Presidente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ.

Embaixador da Boa Vontade pela PEACE MISSION do Paquistão.

Escritor cabo-friense.

Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Técnica de Redação.

Palestrante.

Revisor.

Pesquisador.

Ativista cultural.

Rodrigo Poeta
Enviado por Rodrigo Poeta em 08/04/2015
Reeditado em 08/04/2015
Código do texto: T5199718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.