ADOLESCENTES DE 12 A 14 ANOS TIRAM DÚVIDAS

ENTREVISTA COM ADOLESCENTES (12 A 14 ANOS)-DIA 06/04/2015

Igreja Batista Shallom do Bairro Ideal – Ipatinga

Adolescentes da Igreja Batista Shallom do Bairro Ideal e da Igreja Batista Renascer do Bairro Parque das Águas

Perguntas feitas ao Professor Rafael Nogueira de Almeida (Professor de ciências, teólogo e psicanalista)

Adol: Porque na adolescência ficamos tão ansiosos? PRNA: Porque toda mudança e especialmente quando se trata de uma transformação tão radical como a que ocorre nessa fase, muita ansiedade é gerada por causa da espectativa do que virá a ser. Mas fique tranqüilo(a), vc ficará parecido com um de seus familiares.

Adol: Quando vamos a um aniversário que tem boate gospel é pecado dançar? PRNA: Dançar em si não é pecado, muitos personagens bíblicos dançaram para adorar a Deus, como, por exemplo, Davi e Miriã. A dança hoje é muito usada como uma modalidade de atividade física extremamente salutar para o corpo. O que deve se evitar é a sensualidade, ou seja, a dança como meio de chamar atenção para a sexualidade.

Adol: Porque quando somos adolescentes, somos bipolares? PRNA: O termo bipolar é um pouco inadequado. O adolescente tem variações de humor não definitivas em virtude das tranformações psico-neuro-físicas por que está passando. Ele precisa ter essa consciência, assim como os adultos que estão ao seu redor.

Adol: E porque dormimos tanto? PRNA: Na verdade vcs dormem tarde e precisam acordar tarde, por que os hormônios da vigília e do sono demoram mais nessa fase para entrarem em ação.

Adol: Quando a pessoa chega em estado de depressão, o que devo fazer para ela voltar a si? PRNA: Vc pode dar afeto e compreensão. Os estados depressivos estão ligados a perdas, especialmente às perdas infantis. É necessário o tratamento profissional, normalmente envolvendo um médico e um psicólogo.

Adol: Porque ficar é errado? PRNA: Porque não namorar mesmo que seja por pouco tempo? Porque não levar o garoto ou garota para sua casa e apresentá-lo aos pais para que ambos fiquem mais protegidos e abençoados? Ficar é muito perigoso quando há má intenção em um dos lados, além do que um garoto pode ficar com várias meninas numa mesma festa e vive-versa. Isso é promiscuidade, confusão, mistura desordenada, como diz o dicionário.

Adol: Se é preciso uma mulher para ter um filho, como antes de Jesus vir à terra, Deus teve um filho. PRNA: Estou entendendo que se trata de Adão, o filho de Deus. Adão foi feito da terra, como a Bíblia explica. Deus não somente criou Adão, mas também todos os animais sem que houvesse pai ou mãe para eles, por força da sua Onipotência, ou seja, Deus que é inifinito e eterno tem poder de fazer coisas e pessoas do nada, como ensina o apóstolo Paulo.

Adol: Deus criou o mundo, mas quem criou Deus? PRNA: Quero fazer uma pergunta também: A natureza criou a vida, mas quem criou a natureza? Veja que entramos em um mundo desconhecido e além das possibilidades humanas que, até hoje não conseguiu dar vida a nada. Deus é o criador incriado porque eterno. Isso é matéria de fé. No entanto, Deus se revela na criação, na sua palavra (especialmente nas mais de trezentas profecias realizadas em Jesus), no seu Filho Jesus e no Espírito Santo.

Adol: Porque não paro de crescer? PRNA: Fique tranqüilo(a). O menino cresce até aproximadamente 21 anos e a menina cresce até aproximadamente 18 anos.

Adol: Qual a diferença entre cristãos e judeus e em que eles acreditam. PRNA: Judeus sãos os filhos de Abraão, cujo grande profeta é Moisés. Eles acreditam no Antigo Testamento. Cristãos são aqueles que crêem em Cristo, inicialmente tirados de entre os judeus como o próprio Cristo. Os doze apóstolos eram judeus. Cristo formou sua igreja entre os judeus e mandou que o evangelho fosse pregado a todas as pessoas do mundo. Os cristãos crêem no Antigo e no Novo Testamento, dando prioridade ao Novo Testamento.

Adol: Quando eu começo a crescer? PRNA: Vc deve está preocupado com a sua altura. Não se preocupe, alguns adolescentes crescem rapidamente depois dos 14 anos.

Adol: Como resistir aos desejos carnais? PRNA: Corte os contatos com filmes, gravuras, desenhos pornográficos e procure ambientes e pessoas fortalecedores dos bons costumes e da fé em Deus. Isso vai te ajudar bastante. Mas, sobretudo vc precisa tomar uma decisão de não se entregar ao desejo e só vc pode tomar essa decisão. Ore, leia a Bíblia e envolva-se com boas ações e atividades.

Adol: É norma sentir vergonha e ser tímida com as pessoas? PRNA: Na sua idade sim. Vc não está bem consigo memo(a) por causa das tranformações em curso no seu corpo e mente. Tenha um pouco de paciência e autocompreensão que as coisas melhoram.

Adol: Quando meu pé vai parar de crescer? PRNA: O crescimento do pé acompanha o crescimento esqueleto. O normal é que uma pessoa alta tenha um pé maior. O pé é fundamental para o equilíbrio do corpo na posição “de pé”.

Adol: Porque algumas pessoas são homossexuais? PRNA: Conforme a psicanálise desajustes familiares facilitam a opção homossexual. Quando os pais são confusos quanto a sua própria sexualidade há uma tendência para a confusão da criança quanto à sua sexualidade. Normalmente, segundo a psicanálise, a combinação de uma mãe dominadora (masculinizada) com um pai submisso (feminilizado) pode gerar um ou mais filhos com tendências homossexuais.

Adol: Devemos rejeitar pessoas homossexuais? PRNA: Absolutamente não. Devemos amá-las como a qualquer outra pessoa, ou seja, desejar e trabalhar pelo seu bem. Orar por elas e evangelizá-las.

Adol: Brigo muito com meus pais e sempre me defendo. É errado? PRNA: O adolescente envolvido nos seus próprios dilemas, tendem a não ouvir os pais, ficam mais insensíveis à autoridade ao mesmo tempo em que sentem uma imensa culpa. Quando os pais são estressados a coisa piora. Respire fundo e conte até dez antes de respondê-los. Não os responda antes de ouvi-los. Pense que se todo mundo ficar irritado nada vai se resolver.

Adol: Qual é a idade certa para batizar-se? PRNA: É a idade em que vc creia de todo coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus e queira se submeter conscientemente e voluntariamente ao seu senhorio.

Adol: Eu queria saber porque a vida parece um história. PRNA: A história é a vida que já passou.

Adol:Eu queria saber se dançar hip hop é de Deus? PRNA: A forma das coisas não tem muita importância, mas, sim, o sentido que vc dá a elas. Se vc dança hip hop para adquirir saúde física e/ou usa esse estilo para evangelizar então a forma está sendo usada no sentido bom.

Adol:Eu tenho medo de me batizar e depois cometer pecado. PRNA: Quando as pessoas se batizam elas não se tornam anjos, continuam pecando. Nosso cuidado sempre deve ser de não pecarmos gravemente contra o Senhor para não magoá-lo profundamente e nos esforçarmos para agradá-lo da melhor forma.

Adol: Como foi escrita a primeira Bíblia. PRNA: Na verdade os livros foram sendo escritos cada um por sua vez. Os principais materiais usados no início eram o pergaminho e o papiro. O papiro era feito a partir de uma planta e o pergaminho de couro de animal. O Codex Sinaiticus é a Bíblia mais antiga de que se tem conhecimento (UOL.com.br). O codex é um livro bem rústico com folhas de pergaminho.

Adol: Porque muitas pessoas se sentem felizes humilhando os outros? PRNA: Normalmente pessoas assim foram criadas num ambiente hostil e de agressividade moral e acreditam que essa é a forma de tratamento que deve ser dispensada aos outros. Sofrem um distúrbio emocional, na maioria das vezes, sem se dar conta disso.

Adol: Porque na adolescência todos os sentimentos são mais intensos? PRNA: Por causa do desequilíbrio emocional provocado pela mudanças de toda ordem no corpo e na mente do adolescente.

Adol: Porque o adolescente quer aparecer e tem, ao mesmo tempo, medo de se mostrar? PRNA: Porque ele ainda não se desligou da criança que era mostrada e tudo mostrava aos pais e professores e eram elogiadas. Mas ainda não chegou a ser o jovem que se mostra com equilíbrio. O adolescente sente-se desproporcional e tem dimensões do corpo aumentadas ou diminuídas dia após dias (como no caso da cintura das meninas) e por isso é inseguro. Não pode mais fazer as gracinhas da criança e não sabe exatamente como deve se comportar em cada ocasião porque está aprendendo a ser um jovem.