Opinando e Transformando - Simião Mendes Júnior

Nome: Simião Mendes Júnior

Breve Currículo: Simião Mendes - goiano, poeta, letrista e vocalista da banda Vandalismo Poético. Publicou seu primeiro livro "Poeta Irregular" pela UFG em 2008. Atualmente trabalha na revisão de seu segundo livro que terá o título "Sobre as Acrópoles e as Caliandras", ainda sem data de publicação. É estudante do curso de Letras da Universidade Federal de Goiás e pesquisador da poesia goiana.

Reside: Goiânia - Goiás

Em sua opinião, o que é cultura?

Um poeta amigo meu chamado Edival Lourenço definiu a cultura como um órgão vital para a sociedade. Assim como se no nosso corpo, se algum órgão vital para nós morremos, a sociedade precisa da cultura para continuar (sobre)vivendo. Eu não vejo definição melhor.

Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Sou poeta e músico, vocalista e letrista da banda Vandalismo Poético. Tanto na poesia quanto nas composições, trabalho bastante a mensagem que vou transmitir para o receptor. Difusor cultural apenas nestes campos, apesar de que vez ou outra organizo algo, mas não chego a ser um agitador cultural como Walacy Neto e Kaio Bruno Dias, que além de ótimos poetas, organizam saraus e eventos.

A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

Com toda certeza afirmo que liberta. O que aprisiona é a ignorância.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

Antes sofríamos com falta de verbas e incentivos. Hoje percebo que não é tão problemático, os espaços culturais que estavam fechados, como o Martim Cererê, por exemplo, voltaram a funcionar. Acho que estamos em um período bacana para a cultura goiana. Falta divulgação para o grande público. Tem muita coisa bacana rolando em Goiânia, muitos espaços culturais maravilhosos, mas não são divulgados pela mídia e acabam restritos apenas para os mais antenados.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

As redes sociais funcionam muito bem para a divulgação cultural. Muitas pessoas têm aversão ao espaço digital, geralmente as mais tradicionalistas. Acho uma ferramenta super válida e importante para trazer para o público um pouco de cultural, diante tanto besteirol que se vê na internet.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Que continuem! Precisamos cada vez mais de cultura e que esta cultura atinja cada vez mais pessoas.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 16/09/2015
Reeditado em 16/09/2015
Código do texto: T5384172
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.