Opinando e Transformando - Cláudio Hermínio

Nome: Cláudio Hermínio

Breve Currículo: Mineiro de Belo Horizonte - MG, graduado em letras pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), com especialização em Língua Portuguesa. Tem escritos publicados em várias antologias e revistas no Brasil e exterior. Cláudio Hermínio é autor do livro de pesias “Por um Momento". É membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni, da Academia de Letras do Brasil Seccional Suíça, da Academia de Artes de Cabo Frio (Artpop) e da Academia Luminescência Brasileira. Poeta e professor desenvolveu o gosto pela literatura ao ler o livro “Poesias de Álvaro de Campos" de Fernando Pessoa.

Reside: Belo Horizonte - MG

Em sua opinião, o que é cultura?

É tudo aquilo que resulta da criação humana. A cultura abrange vários leques de ideias, seja nos costumes, leis, crenças morais e conhecimentos adquiridos.

Você se considera um difusor cultural?

Sim. Tenho consciência do meu papel dentro da sociedade e faço o possível para difundir aquilo que aprendi, seja social ou cultural.

Qual é o seu papel neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?

Instigar todos a minha volta a importância de se ter vários olhares sobre a realidade, abrindo uma perspectiva de transformação social e cultural.

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira? A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

Acho um processo natural de transformação cultural, desde que seja de forma branda e não imposta. O processo de aculturação surge com o contato de duas ou mais matrizes culturais diferentes, ou seja, grupos de culturas diferentes, muitos deles sofrem mudanças ou um deles. A cultura leva-nos a ser detentores da criticidade e a ter uma visão do mundo, mas ao ficarmos com os olhos atentos ao mundo, muitas vezes nos leva ao sofrimento.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural? Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial.

Destaco a importância do contato o fator principal no processo de difusão cultural, o que leva o conhecimento referente aos elementos que compõe a cultura do outro.Se não existe o contato não passa a ter muito relevância.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena". Fernando Pessoa

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 04/11/2015
Código do texto: T5437763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.