Opinando e Transformando: Aline Romariz

Nome: Aline Romariz

Breve Biografia: Uma pessoa comum que acredita na arte como agente transformador.

Em sua opinião, o que é cultura?

Cultura é conhecimento. São hábitos, crenças, tradições, manifestações artísticas e intelectuais de uma sociedade. São tipos de normas que diferenciam um grupo de outro.

Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Eu me considero alguém que trabalha em prol do aprimoramento educacional e cultural em um país carente de pessoas, que por não terem como principal objetivo a educação, não conseguem ser formadores de opinião, por não terem embasamento para tanto. O meu trabalho a frente do Portal do Poeta Brasileiro e de sua Academia, difere de muitos outros, por isso fomos referendados pela UNESCO, por que nosso alvo não é o monetário, e sim o trabalho transformador através da arte. Em nossos Congressos, não ficamos trancados distribuindo prêmios e medalhas à revelia, discutimos projetos, participamos de palestras e vamos às ruas mostrar ao povo um trabalho feito com seriedade e muita sensibilidade.

Aliás, quero aqui colocar nossa página do IX Congresso de Poetas Brasileiro que acontecerá em Petrópolis de 07 a 09 de outubro de 2016 lembrando que a participação é gratuita.

https://www.facebook.com/IX-Encontro-De-Poetas-Brasileiros-Petr%C3%B3polis-330916710630718/

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Precária. Nós que percorremos o Brasil somos convictos de que o brasileiro não conhece o Brasil. Só para terem uma ideia temos no Brasil mais de 200 ritmos musicais e a mídia divulga o pior que temos, por que nem para ela (mídia) e nem para os políticos é interessante ter um povo com opinião própria e só tem a capacidade de ter opinião quem lê, quem estuda, quem desbrava esse país imenso culturalmente.

A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

A cultura liberta, o conhecimento é o caminho fértil para o saber.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

Já respondi, mas repetirei. O Brasil não investe em educação e a mídia difunde o que temos de pior, culturalmente falando.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

O espaço digital quando é usado de forma séria e honesta é um caminho de propagação cultural muito útil. Infelizmente se tornou terra de ninguém e propagador de violência, preconceito e uma grande 'arma' para difusão do turismo literário, de títulos com o único intuito: o de ganhar dinheiro.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Minha mensagem é de que tenham responsabilidade e que tratem o escritor, principalmente, o anônimo com verdade e respeito. As patentes chegam a ser ridículas, em um país em que vivemos um caos, termos príncipes, embaixadores, condes que não fazem nada em prol de uma população carente de educação, pão e arte.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 31/08/2016
Código do texto: T5745540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.