Uma perspectiva pessoal

Entrevistado: Heribaldo de Assis

Pensador,Escritor,Filósofo,Poeta,Compositor,Redator-publicitário, Roteirista e Licenciado em Letras pela UESC.

1) Gosta de ler? Quais são as suas leituras preferidas?

Eu aprendi a ler e a escrever com 4 anos de idade e com 19 passei no vestibular em uma Universidade pública sem estudar – o fato de eu ter lido tanto desde a mais tenra idade capacitou-me a passar num vestibular sem estudar – e no meu tempo as provas do vestibular eram muito difíceis – na prova de Língua Portuguesa, por exemplo, foi necessário interpretar poemas do meu poeta preferido: o grande Cruz e Souza. Mas hoje em dia os vestibulares são bem fáceis. Até hoje nunca conheci ninguém que tenha passado num vestibular (em Universidade pública) sem estudar. Esse meu relato demonstra o quão é importante ler: e eu gosto de ler poemas, romances, artigos, conto, crônicas – costumo brincar dizendo que leio até jornal caído no chão.

2) E o cinema? Que tipo de filme mais gosta? Qual o filme que mais lhe agradou e já assistiu muitas vezes?

Meus dois filmes favoritos, coincidentemente, são de Steven Spielberg: E.T. – O extraterrestre e a Cor Púrpura (com a minha atriz americana favorita Woopi Goldberg). Inclusive, sou roteirista e um dos meus sonhos é que, ao menos, um dos meus roteiros seja transformado em filme por Steve Spielberg.

3) Do ponto de vista político como se considera? Qual seria, a seu ver, a maior ameaça à democracia?

Sou Socialista, Anarquista e Proutista (de Prout – Teoria Econômica desenvolvida por P.R.Sakar – - nome civil do grande Mestre indiano Srii Srii AnandaMurti) .Ao meu ver a maior ameaça a Democracia é a falta de consciência de um povo que permite que tiranos tomem o poder. Nenhuma Ditadura pode ser tolerada – nem de Direita e nem de Esquerda. Somente pessoas tolas, desinformadas e alienadas fazem apologia à Ditadura e ao nefasto Regime Militar que censurou, torturou e até violentou e matou jovens estudantes indefesas. Parte do grande atraso econômico e cultural do Brasil deve-se a criminosa Ditadura Militar – que deixou uma enorme dívida externa e retirou das escolas disciplinas escolares como Filosofia, Música e Sociologia – porque os generais queriam que o povo ficasse alienado e a Arte, a Filosofia e Sociologia ensinam o povo a pensar e a evoluir...

4) Aceitaria sacrificar parte da sua liberdade política em troca de maior segurança?

Como assim liberdade política? Não existe Liberdade política no Brasil: o povo serve apenas para pagar contas, impostos e votar nos donos do poder – que se perpetuam e se perpetuam através dos mesmos sobrenomes e sinistros conchavos. Se todo povo fosse anarquista (assim que nem eu sou) os políticos corruptos seriam tirados do poder à unha: o povo invadiria as câmeras de vereadores, a câmera de deputados, o Senado e retiraria de lá os corruptos que iriam diretamente para a cadeia – acho até uma piada que corrupto tenha direito a um advogado.

5) Armar a população iria melhorar ou piorar a situação?

Armar a população é bom apenas para a hedionda indústria de armas – que lucra com o aumento da violência – nem sei como um dono de uma indústria de armas consegue dormir tranquilo sabendo que as armas que ele produz matam pessoas inocentes. Criei uma frase, um pensamento que diz: Pessoas inteligentes não pegam em armas, pessoas inteligentes pegam em livros...

6) E a pena de morte? Favorável ou contrário?

Eu acho que deveria haver uma espécie de congelamento - os criminosos perigosos seriam congelados, ficariam em animação suspensa e assim não iriam oferecer riscos à sociedade.

7) Com a morte termina tudo?

É claro que não: existe vida após a Morte, Reencarnação e Vida inteligente em outros planetas. Eu sou espiritualista e estudo religiões desde os 6 anos (não existe padre ou pastor que possa discutir religião comigo). Existem verdades fundamentais e a vida após a morte é uma delas. Infelizmente existem pseudo-religiões na Terra que ensinam o contrário: dizem que não existe vida após a morte, que não existe reencarnação e que estamos sós no Universo. Essas falsas concepções são oriundas de pessoas tolas que ainda não evoluíram. Acreditar que não existe vida após a morte é acreditar na matéria – é ser um mero e tolo materialista. Mas a vida não advém da matéria – a matéria é que advém da vida (pensamento meu). Então aconselho a pessoas que estão nessas pseudo-religiões materialistas que se afastem delas e procurem religiões espiritualistas e espíritas – pois estas procuram ensinar, de fato, a Verdade,

8) Deus existe? Em caso de resposta afirmativa, como imagina que ele é?

Creio que a questão não é se Deus existe (porque Deus existe) – a grande questão é se Deus é competente ou não. E , infelizmente, Deus não teve competência para fazer este mundo e a humanidade darem certo. Deus, inclusive, cometeu o erro de ter jogado Lúcifer na Terra – mas um bom pai não deveria jogar o mal na casa de seus filhos. Deus comete uma série de erros: permite o mal na Terra, permite que monstros se tornem pais e mães e permite que uns erros paguem pelos erros dos outros. Deus não têm protegido sequer a Natureza, os animais e as crianças – pois Deus, infelizmente, permite que crianças inocentes sejam assassinadas pelos monstros que ele mesmo colocou e coloca na Terra. Contra fatos não existem argumentos: Deus é incompetente, omisso e negligente.

9) O Cristianismo é superior às demais religiões?

O Cristianismo era compatível com a mentalidade daquela época – Cristo não poderia ensinar mais porque as pessoas daquela época não tinham o devido preparo intelectual para compreenderem toda a Verdade – as pessoas daquela época não conheciam o avião, o computador e nem sabiam da existência de vida inteligente em outros planetas – para elas os discos voadores eram “carruagens de fogo” e os extraterrestres eram anjos. Infelizmente, o Cristianismo foi afetado pela ganância humana: homens que utilizam o nome de Cristo para se enriquecerem... E Cristo não deveria permitir que os vendilhões do Templo transformem o santo nome dele em mercadoria. As religiões evangélicas estão se tornando uma praga e tornando as pessoas mais ignorantes do que elas já são – não é a toa que, segundo uma pesquisa, o menor nível de escolaridade dentre as religiões encontra-se nas religiões evangélicas – ou seja, a maioria dos evangélicos não tem o ensino fundamental – quanto mais curso superior. Por isso é que os evangélicos são facilmente manipulados pelos pastores.

10) Por qual motivo publica seus textos no Recanto das Letras?

Minha única vaidade é ser lido – adoro ser lido. E quem me lê se alimenta de sabedoria, informação e conhecimento...

11) Você tem medo de algo em especial, como altura?

Tenho acrofobia – que na verdade não é medo de altura, mas atração por altura (por isso quem tem acrofobia deve evitar lugares altos ); tenho hemofobia – não gosto de ver sangue (hemo=sangue +fobia). Mas acho que meu maior medo é o medo de fracassar. Quero ser vitorioso pois compartilharei minha vitória com muitos que não puderam vencer – estes que estão nas calçadas sem pão, sem teto, sem livros, sem oportunidades...

12) Como você iria reagir se uma equipe médica lhe dissesse que lhe resta apenas uma semana de vida?

Meu Guru é mais !Minha vida é útil aos propósitos divinos, celestiais e espirituais – não troco a oportunidade de continuar trabalhando neste mundo nem por todas as glórias do Céu.