Wallace de Carvalho Ramires

Opinando e transformando

Nome: Wallace de Carvalho Ramires

Breve Currículo: Bailarino, Professor, Coreógrafo, Coordenador artístico da Associação Espaço de Inclusão Sociocultural Recicle e Dance. Conselheiro suplente de políticas culturais no segmento dança representando a sociedade civil da Cidade de Duque de Caxias. Dançando desde 1997, artista bailarino registrado no Sindicato dos profissionais da dança desde 2004. Graduado em Fisioterapia pela UNIGRANRIO e especialização em Traumato Ortopedia pela GAMA FILHO. Tendo experiência em Ballet Clássico, Jazz e Dança Moderna, assim como prática vocal e instrumento em conceituadas escolas de dança e música no estado do Rio de Janeiro, como, Escola de músicas Vila Lobos, Escola Estadual de danças Maria Olenewa. Considerável experiência em companhias, shows de produções nacionais e internacionais, assim como em teatro musical.

Em sua opinião, o que é cultura?

Cultura é toda forma identificativa do complexo de informações que institui uma arte, uma crença, costumes e hábitos adquiridos pelo ser humano à compor uma sociedade.

Você se considera um difusor cultural?

Da arte em que me proponho, como bailarino e também na função que exerço como professor dessa arte, me considero um difusor cultural por cooperar com a disseminação de informações artísticas afim de formar bailarinos não somente com parte técnica mais com toda parte histórica em seu contexto preparando-os tanto para palcos como para o dia a dia nessa profissão.

Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Como mencionei na questão anterior, um professor tem como papel, além de educar neste caso artisticamente, preparar o indivíduo com informações suficiente para o desenvolvimento pessoal, agregando informações e vivências na didática, cooperando para o enriquecimento desta formação. Acreditando que a arte em suas diversas ramificações, sendo o reflexo da cultura e da história tem o poder de transformação através da propagação de valores e saudáveis hábitos, pode fazer com que cada pessoa absorva e transmita, como um canal, o objetivo maior que é a mudança pessoal e o do meio onde vive.

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Muito se deve a mistura, a miscigenação dos povos e a abertura que o Brasil possui como uma terra "acolhedora" e receptiva, além da mídia virtual, que hoje tem um papel de janela para o mundo... E como hábito do velho ditado: nada se cria, tudo se copia, torna-se muito comum e até indireta, essa absorção de ideias e valores de outros lugares.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

O maior problema é a falta de importância da suas próprias raízes fazendo com que haja uma negligência com a história em paralelo a falta de investimento e credibilidade na cultura. O erro de achar sempre que o fruto do vizinho é melhor que o nosso.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural.

Sendo a mídia virtual uma janela para exposição mundial, hoje se faz uma grande potência no que diz respeito a intercâmbio cultural e disseminadora de ideias, ciente de que tudo deve ser analisado e ponderado é um meio de averiguação de tendências e criações. Além de uma ferramenta útil para tornar público todo e qualquer experimento em qualquer dos cenários.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Apesar de toda dificuldade, que tenhamos perseverança e determinação. Faz parte de um dos aspectos mais íntimos do ser humano - a cultura. É através da cultura que carregamos a grande porção de tradição e história de um povo. Então esta aí a grande responsabilidade que temos como precursores disso.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 24/10/2018
Código do texto: T6484805
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.