ENTREVISTANDO O PATRIOTA "ZÉ PRETO"

Prólogo

Este texto é uma jocosa entrevista ficcional com um personagem inexistente no mundo real chamado “Zé Preto”. É claro que, quase sempre, uma ficção se baseia na realidade e vice-versa.

Muitos seres humanos são feios por fora e horríveis por dentro. No meu entendimento e respeito eles não são feios. São diferentes! São gente iguais a gente e merecem nossa consideração, cortesia e atenção.

Feio é o preconceito das pessoas cegas para as qualidades positivas como disciplina, lealdade, caráter, honestidade e patriotismo. O senhor “Zé Preto” cujo nome real jamais saberemos, sempre foi, é e sempre será um autêntico patriota.

A ENTREVISTA

– Qual o seu nome ou alcunha? Em que o senhor trabalha? – Perguntou o repórter, estagiário almofadinha, visivelmente nervoso. Pelo nervosismo havia uma causa: A aparência do entrevistado era assustadora.

O corpo assimétrico, a pele negra e curtida, as unhas das mãos, embora limpas, eram anormalmente compridas. As madeixas prateadas dos cabelos sobravam pelas abas do chapéu de couro cru sombreando os olhos cinzentos e pequenos. A barba malfeita no rosto escanifrado dava ao homem muito alto um aspecto assustador, enigmático e sombrio.

– Sou conhecido pelo apelido” Zé Preto” e meu nome verdadeiro é irrelevante. Sou Micro Empreendedor Individual – MEI. Também trabalho com agronegócio e agricultura familiar. Como o senhor deve saber o agronegócio depende de operações racionalizadas e integração vertical para gerar renda.

As agriculturas familiares dependem de lucros simples e perdas com muito menos integração. Ah! Também sou consultor jurídico e autodidata em linguagem de Programação de Alto Nível. Aprecio sobremaneira as linguagens PHP e HTML. Encanta-me sobretudo a Ciência da Informação.

– Preliminarmente quero lhe agradecer pela concessão desta entrevista. Pelo que sei o senhor é avesso a entrevistas. O que lhe fez mudar de ideia e me dar esta honra?

– É que estou de saco cheio das notícias falsas, dessas reportagens idiotas feitas por estagiários imberbes (O entrevistado "Zé Preto" não sabia que o repórter era um estagiário. – Nota do Autor.). Estão sacaneando um jovem empresário que emprega muitos brasileiros em suas empresas. Refiro-me ao senhor Fábio Luís Lula da Silva.

– O senhor está se referindo ao “Lulinha”? Filho do ex-presidente Lula?

– Não! O “Lulinha” é o filho caçula do ex-presidente Lula. Aliás, esse é outro engano que cometem! Esse outro filho, ao qual você se refere, atende pelo nome de Luís Cláudio.

O Fábio Luís que, erradamente estão chamando de “Lulinha”, é realmente um homem de bem, honesto, trabalhador e muito competente. Tanto é que seguindo o exemplo e orientação do pai, agora ex-presidente, conseguiu multiplicar com maestria seus parcos recursos amealhados com muito empenho. – (Senti um sarcasmo ostensivo nas palavras do entrevistado. – Nota do Autor.).

– Ah! Recentemente li um texto que me mandaram sob o tema “PALAVRAS DE UM PAI ZELOSO” que, supostamente, teria sido escrito pelo senhor. Nesse texto o senhor usa o apelido “Lulinha” para o investigado Fábio Luís.

– Também recebi esse texto e nego veementemente ter escrito tal bobagem, embora concorde com algumas verdades nessa sandice inventada por não sei quem. Na “web” há muitas reportagens boas, mas existe muito lixo e mentiras, intrigas políticas e bobagens outras escritas, mas mescladas com verdades incontestáveis.

– Qual a motivação dessa malquerença? – Perguntou o estagiário mais à vontade.

– Politização extremada só prejudica a sociedade. Há muitos interesses individuais por trás dessas publicações maldosas, azedas e incendiárias.

– Mas então o senhor entende que o filho do ex-presidente Lula, o Fábio Luís, é inocente e competente mesmo?

– Olha... A nós não cabe fazer ilações e conjecturas, procurar cabelo em ovo. Existem órgãos responsáveis para investigar, processar, condenar se for o caso, prender e expropriar. Infelizmente em nosso país primeiro se prende e se desmoraliza para depois investigar e condenar. Isso não está certo!

– Mas o senhor não acha estranho alguém ficar milionário em tão pouco tempo sem ganhar na loteria?

– Como já lhe disse há órgãos competentes para investigar isso. A Receita Federal, por exemplo, sabe de tudo sobre mim e, certamente, a seu respeito. Por que não saberia sobre os demais ricos, políticos e empresários brasileiros? Das duas uma. Ou há conivência com as supostas falcatruas ou os crimes estão sendo perpetrados com inteligência e maestria.

– O senhor entende que em nosso país se pratica o famigerado abuso de autoridade?

– Claro. Em todo o planeta há quem abuse de uma real ou imaginária autoridade concedida por mérito ou benevolência (indicação política). Quanto mais atrasado for o país mais se praticam arbitrariedades.

Em nosso Brasil há muitos casos de policiais que no desempenho de suas funções excedem o uso da violência. Assim é recorrente escutar que um detento foi desnecessariamente algemado (Vide SUMULA VINCULANTE nº 11, do STF, de 2008) e/ou espancado pela polícia durante sua detenção ou prisão.

Também há casos de abuso de autoridade por parte de outras forças de segurança quando se prende uma pessoa sem a devida ordem de um juiz ou então de forma arbitrária sem mediar uma causa concreta. Aliás, quase sempre a arbitrariedade tem seu nascedouro na ORDEM PARA PRENDER apenas para investigar. De forma recorrente essa ordem para prender se baseia no artigo 312, do Código de Processo Penal - CPP.

Ora, na minha visão, talvez holística, "se houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria"... Por que não oferecer logo a denúncia? Desse modo se evitaria uma desnecessária prisão cautelar para logo em seguida, por força de um "Habeas Corpus", o custodiado ser solto.

E quando o suposto criminoso é solto... O juiz de segunda instância (Tribunal Superior) que acatou o "Habeas Corpus" passa a ser aclamado por alguns segmentos da sociedade (principalmente pelos familiares do custodiado) como herói e o juiz excessivamente emocionado, talvez aloprado, que mandou prender, se transforma em anti-herói.

Confesso que, caso eu fosse esse juiz "anti-herói", não me sentiria confortável vendo uma determinação ou ordem de prisão minha sendo desfeita por um colega (outro juiz) como se eu houvesse utilizado um juízo discricionário, inadequado ou em desconformidade com as leis. Mas cada cabeça uma sentença e cada decisão um erro ou acerto para servir de matéria prima para os humoristas e os programas do nível do Zorra Total.

Sabemos que anti-heróis são personagens não inerentemente incompetentes ou maus que, às vezes, praticam atos moralmente questionáveis. Tenho a absoluta certeza de que não desejamos em nosso meio social autoridades (nomeados ou concursados) juízes anti-heróis!

Do jeito que estão banalizando o PRENDER PARA INVESTIGAR qualquer cidadão de bem poderá ser anônima e caluniosamente denunciado para ser algemado e preso. Ocorrendo o vilipêndio sob intensa pirotecnia e aplausos, tudo alardeado pela mídia, nessas inconstâncias, a nódoa da desmoralização será perene.

– Ainda com relação ao texto “PALAVRAS DE UM PAI ZELOSO” que o senhor nega ter escrito. Com quais períodos o senhor concordou? Por quê?

– Concordei, com ressalva, com o seguinte período: “Na Crusoé, em maio de 2018, edição de número zero, aquela que marcou o lançamento da revista digital, os repórteres revelaram como era a doce vida dos filhos de Luiz — com especial atenção a Lulinha, o “fenômeno”.

Faço a ressalva com o apelido “Lulinha” que não tem nada a ver com o Fábio Luís Lula da Silva que é o filho mais velho do ex-presidente da República do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e de sua segunda esposa, Marisa Letícia Rocco Casa.

Claro que o Lulinha" se trata de um erro material, mas o certo é o certo e o errado é o errado. “Lulinha” é o filho caçula do Lula. Ele se chama Luís Cláudio Lula da Silva. Pode até ser que esse e outros filhos e apadrinhados do ex-presidente Lula também hajam enriquecido de forma ilícita, mas não temos nada com isso. Há órgãos competentes para esse tipo de investigação.

Percebi também, no texto supra, uma forte jocosidade quando o escrevinhador, usando indevidamente o meu honrado apelido, escreveu: “Não vejo nada de errado nas palavras de um pai honestíssimo, de caráter ilibado, sem passagem e tampouco sem condenações em processos criminais.”.

Ora, o ex-presidente Lula foi condenado em duas instâncias e responde a outros processos penais. Portanto, o “honestíssimo de caráter ilibado” a mim pareceu uma piada de mau gosto e muita maldade com o infeliz ancião mal assessorado e já tão desmoralizado.

– Por falar em mal assessorado... No entendimento do senhor qual foi o erro do ex-presidente Lula durante os seus (dele) dois mandatos?

– O Lula viveu em parceria com “cobras criadas”, todos da pior cepa política do país, verdadeiras aves de rapina, o que lhe contaminou com os mesmos vícios. O que poderia fazer um semianalfabeto entre os abutres escolados? Outro grande erro foi ele enriquecer a olhos vistos junto com todos da família de forma muito rápida.

Mesmo que a Receita Federal não atentasse para esse detalhe os adversários políticos estavam de olhos bem abertos e alguns segmentos da sociedade também. Lula falava, ria, bebia e brincava demais. Jactava-se de mentir abertamente quando regougava, pelo mundo afora, contando hilárias histórias enganando alguns por algum tempo.

Indicar a despreparada Dilma Rousseff para a Presidência da República do Brasil e as danosas amizades, sem contar com a vida próxima e promíscua com alguns governadores da estirpe do criminoso Sergio Cabral foi o “tiro no pé” do homem que dizia ser a “alma mais honesta do Brasil”.

SOBRE AS RELAÇÕES HOMOAFETIVAS

– Sabemos que hoje em dia tem sido muito comum as discussões sobre homens se casarem com homens e mulheres com mulheres. Qual a sua opinião sobre as relações homoafetivas?

– Podem me considerar atrasado, homofóbico, grosseiro, mas nunca hipócrita! Com relação ao termo família a nossa Constituição Federal, de 1988, é cristalina apesar do Acórdão do STF sobre o polêmico caso.

No meu entendimento o conceito tradicional de família é o de duas pessoas adultas (um homem e uma mulher) e os filhos advindos desta união (biológicos), ou adotados.

Respeito mais não aceito como sendo normais os “casamentos entre iguais”. Ora, você não pode fazer funcionar uma fechadura com outra fechadura. Chave e fechadura fazem o mecanismo de segurança funcionar perfeitamente. Isso não ocorre entre duas chaves ou duas fechaduras.

Neste ano, vários famosos abriram a intimidade para falar das preferências sexuais. Fernanda Gentil, Monique Evans, Bruna Linzmeyer, Camila Pitanga e muitas outras bela mulheres, outras nem tanto pelos trejeitos caricatos ensaiados. Há homens também que se declararam homossexuais: Leonardo Vieira, Netinho (Cantor), Marco Nanini, José de Abreu e dezenas de outros assumidos e não assumidos.

Recentemente, Vitória Strada confirmou namoro com Marcella Rica. Ora, haverá no planeta Terra mulher mais feminina do que a mocinha atriz da novela “Espelho da Vida”? Certamente nessa relação lésbica ela é a fêmea e a Marcella Rica o “macho”.

Portanto, independente das aparências e declarações dos envolvidos, dos que afirmam compreenderem essa preferência, devemos respeitar essas escolhas. Creio que, talvez o médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise explicasse essas preferências. – (O entrevistado se referia a Sigmund Freud. Nota do Autor.).

Nessa área sou ignorante, mas entendo que haverá sempre dois gêneros numa relação homoafetiva: O macho e a fêmea! Não devemos criticar, mas respeitar sempre. Lembro que nesse mundo há gostos e desgostos para todos os gostos. – (Gargalhada tonitruante como se alguém houvesse contado uma piada engraçada. – Nota do Autor.).

Veja o exemplo da senhora Thammy Brito de Miranda Silva mais conhecida no meio artístico como Thammy Miranda. Ela é uma modelo bonita. Iniciou sua carreira como cantora desafinada e dançarina desengonçada (Referindo-se a filha da Gretchen. – Nota do Autor.).

A Thammy tem todos os órgãos internos e reprodutores de uma mulher, mas por ter um pensamento de homem cortou os cabelos e usa roupas igual a nós machos. Thammy fez tratamento hormonal com testosterona (A testosterona é o principal hormônio sexual masculino e um esteroide. – Nota do Autor.) para ter barba e dizem até que fez curso para aprender a andar e se sentar igual a nós homens.

Essa é a prova de que numa relação homoafetiva alguém tem que se comportar de forma masculina. É assim que eu vejo... Esse é o meu respeitoso entendimento sobre as relações homoafetivas. Aliás, desde que o mundo é mundo sempre existiu e existirá essa promiscuidade e pouca ou nenhuma vergonha banalizada.

– Mudando de assunto... O senhor se considera rico?

– Não. Em absoluto. Todavia, creio ganhar mais do que mereço, embora receba menos do que preciso.

– Há quem diga que, por trás do sucesso do filho do Lula, senhor Fábio Luís, estaria o interesse das empresas parceiras em se aproximar do pai durante os dois mandatos do petista. O senhor concorda com isso?

– Não posso julgar atitudes ainda não comprovadas. Isso seria assinar o atestado de leviandade. Não sou leviano!

– O senhor conhece a pessoa que está usando o seu apelido “Zé Preto”?

– Não! Para mim esse senhor é um histriônico que se apropriou de meu estilo de escrita para aparecer sem ter nenhum mérito. Há histórias e pessoas semelhantes por esse planeta afora, mas ninguém é igual a mim. Minha voz, meus hábitos, minha aparência – nesse momento fez um ar de riso que mais pareceu uma careta –, minhas atitudes diante de uma situação de perigo ou intenso júbilo. Tudo faz de mim uma pessoa única.

CONCLUSÃO

– O senhor quer acrescentar algo mais para abrilhantar essa entrevista?

– Sim. Infelizmente, nos mandatos dos petistas foi priorizado o setor comércio/serviço, abandonado o setor indústria e exacerbado a gastança sem lastro financeiro, o Lula semianalfabeto, mal assessorado e sem formação de estadista aceitou a orientação dos subgrupos que não pensavam no Brasil do futuro. A cupidez estava acima de tudo! Insisto em dizer:

Agentes da PF e auditores da Receita Federal precisam apurar com detalhes os rumores sobre o enriquecimento, sem uma causa plausível, de quem quer que seja e não apenas dos familiares e amigos do ex-presidente Lula. Uma possível delação premiada do condenado Sergio Cabral será muito bem-vinda para esclarecer atos e fatos ainda na penumbra para evitar os escritos e comentários maldosos sobre possíveis inocentes.

O princípio da legalidade em direito penal, fundado no princípio constitucional segundo o qual “não há crime sem lei anterior que o defina, nem há pena sem prévia cominação legal”, precisa ser levado a sério para que sejam respeitadas as autoridades sem nenhum temor.

Essa palhaçada e pirotecnia de PRENDER PARA INVESTIGAR entendo, salvo outro respeitável juízo, apenas causa insegurança jurídica e desrespeito aos que brincam de autoridades e operadores do direito.

______________

NOTAS REFERENCIADAS

– Constituição Federal Brasileira, de 05/10/1988;

– SUMULA VINCULANTE nº 11, do STF, de 2008;

– Art. 312 do Código Processo Penal - Decreto Lei 3689/41;

– Textos livres para consulta, da Imprensa Brasileira;

– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.