Olá, meus amigos! No domingo de carnaval de 2020, na capital alencarina, entrevistamos Wander Franco, baiano cearense, auditor fiscal de tributos municipais, palestrante motivacional. Ex-aluno, com quem muito aprendi e aprendo, amigo querido. É palestrante motivacional por todo o Brasil. Consegue ajudar muita gente a desenvolver a revolução humana necessária para atingir os grandes objetivos e alta performance. Confira a entrevista na íntegra!!!

1) Professora Ana Paula. Wanderley, por favor, fale inicialmente da sua condição limitadora. Acho que as pessoas têm curiosidade de conhecer um pouco de sua história e o impacto na sua base educacional. Veio de escola pública?

WANDER FRANCO. Perdi os braços aos 4 anos de idade. Fui vítima de choque elétrico. Como era muito pequeno, acostumei-me desde cedo a utilizar os outros sentidos vitais e membros. Levo a vida de modo independente como as demais pessoas. Quanto à segunda pergunta: não venho de escola pública. Estudei em escola particular. O meu ensino superior é que ocorreu em universidade pública, no caso, a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

2) Professora Ana Paula. Sabemos que o bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa. Esses atos podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. Em bom “cearensês” é a velha “arenga”. Certa feita, você me falou que, quando criança/adolescente, nunca sofreu isso. O que tem a dizer sobre o assunto a “preço de hoje”?

WANDER FRANCO. Realmente, o bullying é um problema que não pode ser desconsiderado. Causa traumas de toda ordem à vítima e transtornos emocionais que, a depender do caso, podem até levar ao suicídio. A sociedade precisa dialogar a respeito.

3) Professora Ana Paula. Agora, aborde sua formação acadêmica.

WANDER FRANCO. Sou graduado em Administração pela UECE e especialista em Direito Tributário e Gestão Pública.

4) Professora Ana Paula. Como foi sua trajetória de “concurseiro”. “Apanhou” muito antes de lograr aprovação no cargo de auditor fiscal de tributos municipais?

WANDER FRANCO. Por certo! A história de todo “concurseiro” gravita sobre superação, não é mesmo?! Atualmente, sou Auditor Fiscal do município de Natal/RN, cargo conquistado com imenso esforço e disciplina. Enfrento os desafios de vida com estudo e determinação. Isso é fundamental!

5) Professora Ana Paula. Sabendo que deficiência, à luz da Convenção de Nova Iorque - de que o Brasil é signatário – significa limitação de longo prazo e que ninguém porta deficiência (pois se refere a uma condição humana), como você percebe o tratamento que o país oferta às pessoas com deficiência.

WANDER FRANCO. Há muito a ser feito, especialmente, em relação às chamadas barreiras atitudinais. A pessoa com deficiência goza do direito de escolher a profissão que desejar. A limitação de longo prazo não pode ser fator de exclusão social, de preconceito e de subavaliação da pessoa. De fato, o Brasil avançou na internalização da norma referida por você, Ana Paula. Adiciono que a Lei Brasileira de Inclusão também é notável avanço. Não obstante, é preciso educar e fiscalizar. Só a educação transforma.

6) Professora Ana Paula. Com certeza. Para quem está na luta em busca de um cargo público, pelas legítimas e democráticas vias do concurso público, que palavras de incentivo tem a compartilhar?

WANDER FRANCO. Fé, determinação, disciplina, organização. Incorporar esses valores à vida diária é fundamental para superar qualquer desafio, seja ele pessoal, familiar ou profissional, não é verdade?!

7) Professora Ana Paula. Com certeza! Vamos fazer um “bate e volta”. Direi uma palavra e fale o que vem imediatamente ao seu cérebro, tá?!

a) Professora Ana Paula. Fé?
WANDER FRANCO. Princípio vital.

b) Professora Ana Paula. Religião?
WANDER FRANCO. Transcendência individual.

c) Professora Ana Paula. Motivação?
WANDER FRANCO. Processo pessoal. Cada indivíduo tem de buscar dentro de si.

d) Professora Ana Paula. Determinação?
WANDER FRANCO. Motor e combustível.

e) Professora Ana Paula. Filme recomendado?
WANDER FRANCO. À Procura da Felicidade, com Will Smith.

8) Professora Ana Paula. Esse filme, de fato, é ímpar! Baseado em história real. Wanderley, deixe umas palavras de incentivo para o “concurseiro” que se encontra na iminência de desistir depois de muito tentar ser aprovado no concurso almejado!

WANDER FRANCO. O concurseiro campeão é aquele que sabe levantar - quantas vezes forem necessárias - após cair. Nocaute, não significa cair, mas permanecer no chão. É preciso ter forças para levantar-se e prosseguir.

Professora Ana Paula. Gratidão, meu amigo! Encerro a entrevista com uma prosa poética de minha autoria, baseada em fato real, publicada no livro PRINCÍPIO DO FIM:

A CARROÇA

Certa feita, um casal de catadores de lixo transitava em uma carroça.
Aparentemente, era tudo que possuíam: o burro, a carroça e os objetos abandonados - por eles - ocupados.
Caminho da roça?
Cada dia vivido: desafio. Existiriam bens abandonados a serem ocupados? Quão atarefados!
Vida, aposta, carroça. Imprevisibilidade. A esperança é tudo que se tem. Viver, de quando em vez, é estar naquela carroça… Em uma vida que destroça...


Contatos de Wander Franco:

http://wanderfranco.com.br/
@wanderfranco
(84) 99999-7730 (84) 99999-7730

 
Paz e bem, fraterno abraço. Até a próxima!!!
 
Professora Ana Paula e Wander Franco
Enviado por Professora Ana Paula em 19/04/2020
Código do texto: T6921863
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.