Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Talles Alves Barreto - Cultura, Educação e Esporte em destaque

Opinando e Transformando

"Talles Alves Barreto nasceu em Itapuranga, Goiás, filho do juiz Antônio Barreto ( In Memoriam) e Adélia Alves Barreto. Advogado desde 1994, pós-graduado em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Casado, com a Desembargadora Federal do Trabalho, Iara Rios, pai de 3 filhos. Mudou-se para Goiânia ainda muito jovem, no ano de 1979, para acompanhar o pai que assumia a 3ª Vara Criminal da Capital.
Iniciou a vida política nos movimentos estudantis no final da década de 80, foi presidente do PFL Jovem; Procurador jurídico do Gabinete Civil; Presidente do Fundo Especial de Revitalização do Estádio Serra Dourada e, posteriormente assumiu a presidência da Agência Goiana de Esporte e Lazer, ficando à frente da pasta até o ano de 2010.
Na Presidência da AGEL, levou o esporte ao interior de Goiás, fortaleceu associações e ligas esportivas locais. Dentre os projetos desenvolvidos e implantados na sua exitosa gestão a frente da AGEL estão o Projeto 2º tempo: Crianças e adolescentes após o horário de aula, incentivadas a praticar esporte, com um objetivo social e de integração. Programa Pró-Atleta: Atletas de alto rendimento, através de um incentivo governamental, trazendo resultados significativos nas competições nacionais e internacionais. Programa Pintando a Liberdade: A reinserção social do reeducando onde os detentos do sistema Semiaberto, confeccionavam materiais esportivos, que eram utilizados nos projetos sociais
Fase que impulsionou para em 2010 começar a luta para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás, recebendo valorosos 23.372 votos. Em seu segundo mandato, obteve um crescimento na sua votação relativa à primeira eleição, desta vez eleito com 36.639 votos.
Talles é reconhecido como um dos deputados mais atuantes da casa, ocupou o cargo de presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da casa. No período em que Talles esteve à frente da comissão, foram 1.378 projetos votados, já na comissão mista foram realizadas 108 reuniões com a votação de 359 projetos.  Já apresentou mais de 190 projetos de lei , na área da Saúde, Educação, direito dos Idosos, dentre outros; Reconhecido pela sua atuação municipalista, destinou milhões de reais em emendas parlamentares para os municípios que representa, utilizados na compra de ambulâncias, vans e outras demandas.
Em 2017, Talles Barreto assumiu o cargo de Secretário Extraordinário de Supervisão das Execuções do Programa Goiás na Frente. O programa celebrou importantes convênios com 221 municípios goianos.
O deputado estadual está em seu terceiro mandato, reeleito com 35.456 votos e na 19ª Legislatura estará atuando na liderança do PSDB na Assembleia Legislativa de Goiás. Após seu retorno à Assembleia Legislativa de Goiás, Talles instaurou a CPI das Universidades que visa apurar a irregularidades em instituições de ensino superior e assumiu a presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Talles Barreto é defensor de uma Assembleia independente e foi uma importante voz no debate da PEC do Orçamento Impositivo, que garante aos deputados autonomia para destinar emendas aos municípios que representam." (https://tallesbarreto.com.br/site/index.php/biografia/)


Em sua opinião, o que é cultura de paz?
Para nós a Cultura de paz está ligada a solução de conflitos através do diálogo, respeito e empatia. Se colocar no lugar do outro reconhecendo os seus valores e firmando os limites éticos.

Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?
Educação é a chave. Garantir o acesso à educação e que nossas escolas e famílias possam repassar seus valores aos seus filhos, criar cidadãos críticos, resolutivos e acima de tudo humanos.
 
Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?
No Brasil com a promulgação da Constituição Federal, resguardando a igualdade em nossa sociedade e os direitos humanos, temos por lei o direito de defesa. Acredito que as novas gerações tenham mais consciência dessa cultura do que as gerações de 50 atrás, porém ainda temos muito a evoluir, frente a países que transformaram seus índices de criminalidade, principalmente por meio da educação.

A cultura, a educação liberta ou aprisiona os indivíduos?
Acredito que seja libertador pois são espaços de debate, criação e melhoramento.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.
O poder de difusão das informações por meio do espaço digital é muito grande, mas ao mesmo tempo que nos desperta também nos dá acesso a todo tipo de opinião. É importante que haja discernimento do que recebemos e repassamos. Esse ensinamento precisa ser passado às novas gerações, pois precisam reconhecer o seu papel como geradores e formadores de opinião neste mundo cada vez mais conectado.
 
Qual mensagem você deixa para a humanidade?
Um dos valores que acredito na política é o de poder fazer algo pela nossa sociedade. Acredito que mesmo em pequena escala todo cidadão tem o poder de mudança, começando pela sua rua, bairro e cidade. Como agente político quero colaborar com essa mudança, ser porta-voz da população e transformar o meio em que vivemos.
Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 05/09/2020
Código do texto: T7055329
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Dhiogo J Caetano
Uruana - Goiás - Brasil
2543 textos (30974 leituras)
678 áudios (14054 audições)
4 e-livros (39 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 27/09/20 21:22)
Dhiogo J Caetano