Entrevista com a autora Goreti Dias

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Goreti Dias- A poesia é uma arte, a arte de descrever ou criar o belo, da forma mais bela. O poeta é o artista que consegue criar essa obra de arte.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Goreti Dias- Apenas na escola primária. Filha de agricultores, o meu contacto com os livros iniciou-se na escola.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Goreti Dias- Escrevo essencialmente poesia. Por vezes, sinto-me tentada a escrever prosa e faço-o com prazer também. Tenho livros infantis publicados, contos…

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Goreti Dias- O isolamento proporciona-me maior concentração, escrevo de forma mais eficiente. Se tiver que escrever no meio do ruído, escrevo. Mas não com a mesma rapidez e prazer.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Goreti Dias- Mário Cesariny e Herberto Helder

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Goreti Dias- Já frequentei um por curiosidade. Desiludiu-me completamente. Não passou de um conjunto de exercícios sem préstimo. A criatividade não se ensina. Ou se tem, ou não se tem. Ensinam-se técnicas, isso sim. Mas não foi o caso.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Goreti Dias- Prefiro os livros físicos, sem dúvida alguma.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Goreti Dias- Vou criando, embora já tenha, de início, uma ideia do que pretendo e dos recursos que pretendo usar, bem como do alcance que o poema virá a ter. Nada é por acaso. Tudo é muito trabalhado.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Goreti Dias- Como referi atrás, Mário Cesariny e Herberto Helder para a poesia. Na prosa, Lobo Antunes e Robin Cook estão entre os meus eleitos. Continuo a amar os clássicos: Júlio Dinis, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós…

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Goreti Dias- Tenho diversas obras publicadas, conforme descrevi atrás. Em mãos, tenho um livro de poesia a publicar brevemente. Já está o contrato assinado com a editora. Em fase de conclusão, outro de poesia, à espera de uns retoques e um de contos por terminar. Entretanto, vou participando em antologias e coletâneas com muito prazer. Aliás, penso ser uma excelente forma de divulgar a escrita. Como administradora do site EscritArtes.com tive ocasião de organizar algumas em parceria com uma editora. Durante dez anos, colocámos no mercado, pelo menos, uma coletânea, além de outras publicações com diversos autores. Gostaria de reativar esse projeto, mas, por agora, não tem sido possível.