Entrevista com a autora Maria Nascimento Martins

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Maria Nascimento Martins- Para mim, a poesia é a mais sublime arte com as palavras, a materilização, em um papel, das nossas ideias e emoções. Para mim, um poeta é aquele que, inspirado por Deus, reflete em belas palavras a forma com que vê a vida.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Maria Nascimento Martins- Desde pequena, meus pais liam livros para mim. Entre esses livros, estavam livros de poesia. Depois, quando comecei a ler, eles me incentivaram a gostar de escrever e recitar poesia. Assim passei a ter um carinho especial por esse gênero literário.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Maria Nascimento Martins- Eu tenho grande interesse por vários gêneros literários, não apenas a poesia. Gosto muito ler e escrever histórias fictícias, sejam elas romances, suspenses, entre outros. Gosto muito também de crônicas.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Maria Nascimento Martins- Eu prefiro escrever sozinha, em um canto mais isolado, muito concentrada. Porém, quando tenho inspiração, é apenas o que basta. Para um escritor inspirado, qualquer papel pode ser sua obra-prima. Mesmo que eu prefira escrever sozinha, com certeza a minha maior inspiração é o que presencio, ouço falar sobre ou o que leio em poesias e outros tipos de escrita ou vejo na televisão.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Maria Nascimento Martins- Eu escreveria uma poesia homenageando Carlos Drummond de Andrade. Admiro sua delicadeza e riqueza de palavras. Para mim, é um dos maiores poetas brasileiros. Suas palavras me tocam de uma forma inexplicável.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Maria Nascimento Martins- Sim, tenho muita vontade de frequentar um curso desse estilo.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Maria Nascimento Martins- Eu gosto dos dois tipos de livros, mas prefiro o físico. Desde de pequena tive maior contato com livros físicos, então tenho tendência a gostar mais desse tipo de livro.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Maria Nascimento Martins- Normalmente não sei como o poema vai terminar. Conforme vou escrevendo, vou tendo novas ideias para estrofes e, consequentemente, formas para concluí-lo.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Maria Nascimento Martins- Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, entre outros.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Maria Nascimento Martins- Eu tenho dois poemas escolhidos e publicados em um livro da minha escola por meio do projeto Tecendo Textos, nas edições de 2017 e 2019. Eu tenho vontade de um dia publicar as peças de teatro infantis que eu escrevi e encenei com a ajuda da minha família e amigos.