ENTREVISTA COM A ESCRITORA ROBERTA SOUZA

 

Aos 30 anos ela descobre outra mulher dentro dela – A DOIDA
 

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
 

Roberta de Souza é moradora de Maricá, natural de Niterói, cidade que ama de paixão! Trabalha no mercado editorial há quase 20 anos como Ghost Write, Copy e avaliadora de obras literárias. Jornalista responsável pela Gaia Assessoria de Comunicação. É idealizadora do site balzaqueando.com. Roberta também é membro 002 da AILB (Academia Internacional de Literatura Brasileira). E faz parte do coletivo de escritores de Maricá chamado “Povo do Livro”.
 
“A coleção é toda baseada em histórias reais, mesmo os personagens fictícios e as narrativas mais fantásticas, foram baseados em histórias vividas por mim ou por alguém que conheço ou que entrevistei.”
 
Boa Leitura!
 
Escritora Roberta de Souza, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a inspirou a escrever “Meninas de 30”?
Roberta de Souza - O Meninas de 30 nasceu em um momento muito especial e conturbado em minha vida. Casada há quase 5 anos, chegando aos 30, percebi todas as necessidades que eu estava deixando para trás... Encarei os erros e as falhas do meu casamento e resolvi mudar. Neste processo acabei me separando. E, por mais que eu não quisesse mais aquele casamento, toda ruptura é dolorosa. Então resolvi colocar meus medos e anseios no papel. Assim nasceu a ideia do livro. E, pesquisando sobre o assunto (entre as mulheres de 30/40) percebi que eu não estava sozinha neste cenário... Isso me deu mais força para continuar o projeto e publicar o livro.
 
Apresente-nos a obra
Roberta de Souza - Meninas de 30 Vol 1 - A Louca vida (nem tão diferente) de mulheres Balzaquianas do Século XXI.
Marina, uma jovem balzaquiana, divide com os leitores suas ânsias, seus medos e duas loucas experiências.
Ao completar trinta anos, ela descobre outra mulher dentro dela – a Doida. Esta doida coloca Marina em situações cômicas e inusitadas.
Além disso, ela resolve mudar toda sua vida e recomeçar. Tarefa nada fácil.
Amores, amizades, dúvidas, encontros e desencontros marcam o compasso da história.  Qualquer semelhança não é mera coincidência…
 
Em que momento sentiu a necessidade de escrever “Meninas de 30” volume 2?
Roberta de Souza - Logo após o lançamento do primeiro volume os leitores me procuravam perguntando sobre a continuação. Então resolvi escrever sobre os homens das Meninas de 30. Pesquisei muito sobre o assunto e montei o projeto, entretanto, por conta dos momentos adversos da vida e projetos profissionais, acabei me afastando da ideia de publicar o volume 2 da Coleção Meninas de 30. Só agora, mais de 5 anos depois, criei coragem e tomei fôlego para republicar o livro 1 junto com o livro 2.
 
“Meninas de 30” está dividido em quantos livros? Comente sobre a divisão.
Roberta de Souza - A ideia é fazer uma trilogia. O Volume 1 fala das mulheres balzaquianas do Século XXI. Seus medos, anseios, sonhos...
O Volume 2 fala sobre os homens destas mulheres, seus relacionamentos e suas escolhas...
A ideia do Volume 3 é apresentar essas mulheres mais maduras, direcionadas e com suas vidas mais consolidadas, pelo menos algumas destas mulheres... Nossa personagem principal será mãe de duas menininhas lindas e se verá as voltas com as loucuras da maternidade.
 
O que diferencia o volume 1 do volume 2?
Roberta de Souza - O Meninas de 30 Vol 2 chega com a mesma pegada, que é a marca registrada da Coleção Meninas de Trinta: histórias que misturam vida real e ficção, uma pitadinha de humor, muita reflexão e amor.
Marina, nossa querida Nina, ainda é uma jovem balzaquiana, um pouquinho mais velha, porém com muitos dilemas e desafios, normais para mulheres que vivem relacionamentos com homens lobos...
Alguns anos se passaram e Nina é forçada a reconhecer a sua verdade, seu relacionamento com o Eros está completamente perdido! Então, mais uma vez, ela precisará se reinventar e recomeçar...
 
Quais temáticas estão sendo abordadas na obra? Apresente-nos alguns tópicos do sumário.
Roberta de Souza - A Coleção Meninas de 30 apresenta sempre temas pertinentes e relativos a Mulheres de 30/40 anos. A ideia é falar de forma leve e divertida sobre temas sérios e profundos como relacionamento, profissão, maternidade, saúde, morte, traição, refazimento e ressignificação. Em todas as suas formas, nuances e matizes.
 
Quais os principais desafios para escrita do livro?
Roberta de Souza - A coleção é toda baseada em histórias reais, mesmo os personagens fictícios e as narrativas mais fantásticas, foram baseados em histórias vividas por mim ou por alguém que conheço ou que entrevistei. Então meus maiores desafios foram falar sobre as doenças (como o câncer) e sobre as histórias mais “pesadas” e tristes.
 
Onde podemos comprar os seus livros?
Roberta de Souza - Todos os meus livros podem ser comprados comigo, através de minhas mídias
Instagram: @escritora_roberta.de.souza
Facebook: https://www.facebook.com/escritorarobertadesouza
A Coleção Meninas de 30 pode ser comprada também pelo site da Editora Proverbo: www.proverboeditora.com.br
 
O que a escrita representa para você? Comente como vem se desenvolvendo a escrita em sua carreira  literária?
Roberta de Souza - Nasci em uma família bem literária. Meus pais sempre gostaram muito de ler. Meu pai era um poeta das antigas. Amava os Pensadores e sempre discutia comigo as leituras que fazíamos. No início da minha juventude tive o prazer de trabalhar na editora mais antiga de Niterói, a Edições Muiraquitã. Por lá fiquei por quase 15 anos. Tudo o que aprendi sobre o mercado literário, produção etc., devo a eles. E lá também comecei minha vida literária, participando de antologias e publicando minhas primeiras obras.
Gosto de pensar que minha escrita tem por marca a fluidez e a leveza de entendimento e raciocínio. A ideia é estar sempre bem perto de quem me lê. Como se o leitor estivesse conversando comigo, ao invés de lendo minhas obras. Assim é com todos os livros que escrevi. Mesmo com temas tão diferentes: As comédias românticas, os livros de poemas e pensamentos, e por aí vai.
 
Quais os seus próximos projetos literários?
Roberta de Souza - Estou me preparando para finalizar a Coleção Meninas de 30 e, ao mesmo tempo, buscando criar meu segundo livro de poemas.
Não é tarefa muito fácil, por conta dos meus bebês (tenho um menino de 2 anos e um de 1 aninho), mas vou buscando o tempo vago para colocar as escritas em dia...
 
Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Roberta de Souza. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Roberta de Souza - Vou deixar aqui para nossos leitores uma de minhas mensagens favoritas. Ela foi escolhida até para finalizar meu livro de poemas, o “Cavador do Infinito”. Espero que gostem.
 
 
De mim para você!
Desejo que o que é seu seja suficiente para amar, dividir, somar, criar, crescer.
Que você seja forte para lutar, buscar e vencer.
Desejo que a saúde te receba de braços abertos e, mesmo que caias, ela te abrande a queda e que te ajude a levantar.
 Desejo que seus sonhos se tornem projetos e que seus projetos se tornem realidade.
Que seu caminhar seja leve, que a dor seja breve e que o sorriso visite seu rosto todos os dias deste ano que inicia. 

Desejo mais abraços, amigos, filhos, viagens, plantas, bichos e tudo que faça sua alma feliz. 
E que você nunca esqueça que existe uma enorme força aí dentro de ti.

E, se você esquecer, desejo que um anjo caminhe ao seu lado na Terra para te lembrar disso. 
Desejo, do fundo do coração, que nunca desistas, mesmo que a dor seja imensa, mesmo que não haja luz.

Lembre que tudo passa, e que o Tempo, senhor de todas as coisas, a tudo resolve, abranda e transforma.
 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.
Contato: smccomunicacao@hotmail.com

 
 

 

 

Revista Literária da Lusofonia
Enviado por Revista Literária da Lusofonia em 30/04/2021
Reeditado em 06/03/2023
Código do texto: T7245078
Classificação de conteúdo: seguro