Dalton:48 - A Graça e a ciência

- Dalton...

- Sim.

- A ciência irá substituir as religiões no futuro?

- Dificilmente.

- Por quê?!

- A ciência lida com as explicações da vida, já as religiões lidam com as angústias e ansiedades do viver humano.

- Mas a ciência não poderá explicar as razões das angústias e ansiedades humanas?

- Poderá até explicar, mas não confortará. Isso as religiões fazem há muito mais tempo.

- Mas a ciência já desenvolveu diversos medicamentos que tratam de distúrbios e ansiedades mentais no ser humano!

- Sim, já mesmo. Mas não é de graça. Custa caro os tratamentos dos "sofrimentos da alma" pela medicina.

- Então de graça mesmo só a "Graça de Deus"?

- Nem tanto! Já monetarizaram o que era para ser de "Graça por Deus". Tonou-se rentabilidades religiosas também. No entanto, é bem mais barato que a medicina.

- Mas tem eficácia?

- A "Graça de Deus" não cabe em estatística.

- Por quê?

- Porque a "Graça" e algo que só depende da vontade de Deus e de mais ninguém!

- Por isso, ela não pode ser racionalizada?

- Exatamente. Estatística só funciona quando há regularidades dos acontecimentos. A "Graça de Deus" não tem regularidade. Ficamos à mercê, se vai acontecer ou não, a "Graça de Deus".

- Estão esta singularidade da "cura milagrosa", da "Graça recebida" e individualizada, é que dá vida longa as religiões?

- Sim. Além disso, a ciência não salva ninguém da morte. Não transfere a vida para um outro lugar. Não tem como concorrer com promessas que não são verificáveis racionalmente.

- Entendi.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 13/07/2021
Código do texto: T7298677
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.