Opinando e Transformando - Márwio Câmara

Márwio Câmara nasceu no Rio de Janeiro, em 1989. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, licenciado em Letras e pós-graduado em Estudos Linguísticos e Literários. Assina entrevistas com escritores brasileiros para o Jornal Rascunho. Leciona Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual. Autor do romance Escobar, editado pela Moinhos.

Sobre o romance "Escobar": Após a trágica morte de um amigo, Escobar, o narrador que dá nome ao primeiro romance do jornalista Márwio Câmara, resolve escrever alguns fatos que marcaram seus últimos meses. O livro trata sobre as complexidades do amor e do desejo humano em linguagem que versa entre a poesia, o diário e o roteiro cinematográfico, fazendo de Câmara uma das novas apostas da literatura brasileira.

https://editoramoinhos.com.br/autor/marwio-camara/

Em sua opinião, o que é cultura de paz?

Pensar de uma forma que nós, enquanto sociedade, precisamos evoluir através do diálogo e do respeito ao próximo. Uma pena que estamos longe ainda desse projeto.

Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?

Creio que através da comunicação e da própria consciência que todos nós só, evoluímos com humildade, respeito e sensibilidade. Acredito muito no papel transformador da educação e da arte. Como leitor e escritor, penso que a literatura nos muda de alguma forma, porque mimetiza a sociedade e o indivíduo, com todas as suas idiossincrasias, etc. Creio numa cultura de paz quando há uma política que trabalhe verdadeiramente em prol de seu povo, sem exaltar o ódio, o negacionismo e as "fake news". Não se faz uma boa política sem um projeto que potencialize o seu povo.

Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?

Pensando em toda a historicidade do Brasil, começando com a incursão dos portugueses no século 16, a desculturalização e o genocídio dos povos indígenas, o tráfico negreiro e a posterior carência de políticas públicas a essa gente, eu não sei exatamente se já existiu alguma cultura de paz nesse país.

A cultura, a educação liberta ou aprisiona os indivíduos?

A Educação sempre será a única alternativa para tirar o povo do obscurantismo da caverna. Não existe uma nação evoluída sem que não se privilegie a Educação, sem que ela seja tratada como a base de um país.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.

Acho que a globalização trouxe mudanças significativas para a sociedade como um todo. O espaço digital corrobora com a democratização da informação e do espaço público, porém temos colhido os maus frutos também de tudo isso, a exemplo dos discursos de ódio, do cyberbullyng e da cultura do cancelamento.

Qual mensagem você deixa para a humanidade?

Respeitar o próximo como a ti mesmo. Respeitar não tem nada a ver com aceitar, deveria ser apenas o princípio básico de uma consciência que, de fato, reflete e vive dentro de um coletivo.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 03/09/2021
Código do texto: T7334718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.