Curso de Formação em Unidades Colaborativas (Prof. WV)

Estresse

S'eu superar

S'eu separar

Eu espero

Superar essa parada

W. V. Fochetto Junior

"Conhecer alguma coisa não significa copiá-la, significa agir sobre ela."

Joe Kincheloe, "A formação do professor como compromisso político" (1997:70)

– O que diabos o Senhor quer com esse troço de "Curso de Formação em Unidades Colaborativas", Professor WV?

– Promover uma transformação da educação. Construir uma Educação de Verdade. Que torne os alunos conscientes de que devem aprender, do que devem aprender, por que devem aprender e que podem ensinar o que aprenderam. Mais do que meramente a) desfazer a possibilidade de repensar os grupos de alunos para trabalhos escolares e b) padronizar os trabalhos de pesquisa escolar em conformidade com as normas da ABNT, eu desejo operar uma espécie (efetiva) de Reforma que precede a Transformação de uma educação limitadora, conteudista, em uma Educação Livre, Humanizadora, que promove o Pensamento Crítico. Que questiona o Statu Quo, não como simples exercício de contestação, da anarquia pela anarquia, mas pelo exercício do pensamento livre, embora orientado a uma enorme diversidade de assuntos/temas. Em que a Leitura, a Interpretação e a Compreensão passem a servir como geradores de diálogos infinitamente possíveis.

Referência

KINCHELOE, Joe. As políticas da diversidade: é apenas Rock'n'Roll. In: ______. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Trad. Nize Maria Campos Pellanda. Porto Alegre: Artmed, 1997. p. 70.