Conversa sobre ansiedade

A ansiedade é uma emoção natural como o medo, raiva. O papel dela é me preparar para lidar com o perigo. A ansiedade como adaptação - mecanismo de defesa - ancestral - povo primitivo.

A ansiedade patológica atrapalha a minha vida, o meu funcionamento.

Medo (emoção primária e que ajuda na sobrevivência - perigo) e preocupação - Ansiedade (luta ou foge).

Nosso organismo se modifica para entrar no sistema de luta e fuga - eu me transformo em Hulk. - Sistema simpática - sistema automático.

Todos nós temos ansiedade para nos livrar e preparar para lidar com o perigo. -

4 formas de luta:

luta ou foge - sistema simpático - respiração ofegante

Diafragma - abdomem - congela ou colapsa - corre, luta, congela ou colapsa (desmaia) - forma de lidar com o perigo.

Ansiedade natural - o organismo entendeu que precisávamos de uma emoção adaptativa para sobreviver - período das cavernas - genética.

Ter medo e preocupada o tempo inteiro - Ansiedade alta - produz sintomas - várias substâncias - cortisol - responsável pelo stress - Transformar em patologia, ausência de sono, desconforto, cansaço, falta de concentração, de memória.

Após 6 meses de constância, se não tiver tratamento - algo patológico - doentio - crônico.

A pessoa que é impulsiva não é necessariamente ansiosa, é impulsiva. O medo não paralisa, apenas se for patológico.

A ansiedade me prepara para lidar com o perigo.

TAG: preso a falta de controle, não consegue viver o presente, pensamentos catastróficos que geram vários sintomas - perigo o tempo todo. Preocupado com a preocupação. Não consigo trabalhar, estudar. Falta de concentração, sem prazer nas coisas, irritabilidade, diarréia, naúsea, constipação.

Síndrome do pânico - medo das sensações que a ansiedade provoca. - Falta de ar, desmaio - Medo dos sintomas.

Nível de ansiedade muito grande - surto psicótico - ver o que não existe, pensar que alguém está perseguindo, sem ser verdade, algo da cabeça da pessoa, confusão mental.

O que pode ajudar a melhorar da ansiedade aguda: terapia, caminhada, atividade física (elimiar cortisol exagerado), respiração, meditação, música relaxante (canto dos pássaros, som de água).

Não consegue desligar - 24 horas preocupada - ansiedade aguda.

Fala da Psicóloga Renata Lacy de Leão, dia 23 de agosto de 2022.