Ansiedade, ENTREVISTA

Quem é você?

Sou o professor João Bosco. Já leciono há 61 anos, tenho 61 anos de idade. Casado e pai de um filho. Natural de Alfenas, mas criado em São João del-Rei, MG. Fiz mestrado na UFSJ em Críticas das Culturas. Professore de português, inglês etc.

Qual é a sua mensagem hoje para nós?

Quero falar sobre a ansiedade, esse fenômeno psicossocial que a todos nos vem a afligir vez por outra.

Depois de 15 anos, percebi que meus conflitos de ansiedade estavam acontecendo pela minha dificuldade emocional de aceitar e conviver com o real.

Eram várias situações de ansiedade e embates com o mundo real e o simbólico, este no qual fui educado. Havia duas bolhas em mim: quem sou e o que queria que os outros fossem e procedessem. Ou seja, conviver com os outros e suas diferenças mínimas e contratempos constituía para mim sofreguidão.

Lamento até hoje certos desentendimentos ocorridos com troca de desafetos com amigos, colegas, alunos por causa de minha intolerância, irritabilidade. Era o dionísio ou o colosso que me dominava e já não parecia eu mesmo a me conduzir no conflito. Peço que leiam o mito de Dionísio. Os titãs e Zeus e outros mitos que podem nos possibilitar o antever do nosso interior (in)consciente.

Foram anos de terapias, ajudas, leituras, pedi help!

E aconteceram momentos dificílimos e outros de socorro do Céu.

Sou católico, pedia a Deus, a Virgem Maria e ao meu anjo da guarda a cura da ansiedade.

E como você faz hoje para conviver com sua ansiedade?

Ainda convivo com a ansiedade. Procuro sempre a terapia, ajuda de psicólogos, boas e úteis leituras, troco ideias com amigos, pedi ajuda profissional oportuna.

É a 5ª vez a recorrer à ajuda de psicólogo. E venho a ganhar mais serenidade com isso.

Mas, o que recomenda a quem tem ansiedades?

Faça sua oração, terapia, leituras, ajuda de profissionais da escuta especializada, se precisar psiquiátrica.

Pode nos contar algum episódio de sua ansiedade e o que fez para mudar?

Houve crises nervosas que aconteceram e nada pude mudar depois.

Contudo, em alguns casos, pude pedir desculpas e perdão, refazer a amizade e orar pelas pessoas.

A grande dificuldade fica em nós: a culpabilidade e remorsos. Mas, isso é, de certo modo, paliativo e retroativo, pois, nas crises, não nos lembramos do que já aconteceu e como evitar de novo. Então, o melhor é tocar a vida para frente. Como católico, procuro conselhos sábios de amigos, faço minha confissão, procuro perdoar sempre a mim e aos outros, superar o remorso e a culpabilidade, orar sempre a pedir a serenidade.

Veja na internet: oração da serenidade.

Oração da Serenidade

DEUS,

Deus, conceda-me a serenidade

para aceitar as coisas que não posso mudar,

a coragem para mudar as coisas que posso

e a sabedoria para discernir uma da outra.

Vivendo um dia de cada vez,

apreciando um momento de cada vez,

recebendo as dificuldades como um caminho para a paz

e, como Jesus, aceitando as circunstâncias do mundo

como realmente são, e não como gostaria que fossem.

Confiando que o Senhor tudo fará

se eu me entregar à Sua vontade;

pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida

e supremamente feliz ao seu lado na eternidade.

Amém.

_____________________

Oração da serenidade

Eu seguro minha mão à sua mão

E uno o meu coração ao seu,

Para que juntos possamos fazer

Aquilo que sozinho eu não consigo

Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária

Para aceitar as coisas que eu não posso modificar,

Coragem para modificar as que eu posso e

Sabedoria para distinguir uma das outras.

Amém.

https://sobriedadeata.wordpress.com/oracoes-2/oracao-da-serenidade/

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 15/12/2022
Código do texto: T7672547
Classificação de conteúdo: seguro