Dalton: 54 - Sobre a história

- Dalton..., qual é o seu interesse pela história?

- Eu me interesso pela história da morte da verdade.

- Hã!!! Como assim?!

- Todas as civilizações do passado eram orgulhosas dos seus valores morais, sejam eles, políticos, econômicos e sociais; bem como das convicções de suas crenças religiosas, enfim, de suas culturas que se sustentam por regimes de verdades em uma determinada época histórica.

- Então toda civilização se sustenta por um conjunto de verdades que se institucionalizam no cotidiano organizando uma determinada população, de um determinado território e em um determinado tempo?

- Isso mesmo. Quando esses regimes de verdades perdem seu valor ou deixam de existir, essas civilizações também morrem. As pirâmides do Egito Antigo, por exemplo, são os monumentos da verdade religiosa de uma civilização que já morreu. Vestígios de uma verdade que já existiu.

- Então as verdades também morrem?

- Sim. As verdades do social, do econômico, da política e da religião de uma civilização perecem, ou seja, morrem. O passado de uma civilização é um cemitério de verdades mortas esquecidas pelo tempo.

- Entendi.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 13/05/2023
Reeditado em 14/05/2023
Código do texto: T7787393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.