Dalton: 57 - Dogmatismo

- Dalton..., o que é o dogmatismo?

- São correntes filosóficas que enunciam uma determinada verdade absoluta que, portanto, não pode ser questionada ou relativizada.

- Uma forma religiosa de pensar?

- Sim e não.

- Como assim?!

- Os enunciados religiosos são argumentos de fé que são inerentes a cada religião. Acreditar numa certa religião exige que você se submeta às suas verdades absolutas para que possa participar ou pertencer à ela. Algumas filosofias exigem uma submissão, dos seus adeptos, as verdades absolutas enunciadas por elas também. Daí alguma semelhança delas com a religião.

- E qual é a diferença destas correntes filosóficas em relação as religiões então?

- O argumento de fé é o que caracteriza a verdade absoluta de qualquer religião. No entanto, as correntes filosóficas de verdades absolutas se apoiam em argumentos racionais, sistemas lógicos, para submeterem seus seguidores. Daí suas diferenças de exercerem o dogmatismo.

- Então o dogmatismo, seja ele um argumento de fé ou racional, não admite contestação às suas verdades absolutas?

- Isso mesmo.

- Não é autoritário essa forma de pensamento.

- Na filosofia certamente.

- E nas religiões?

- Já nasceram autoritárias.

- Entendi.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 25/06/2023
Código do texto: T7821820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.