Alipe Entrevistas

Alipe Entrevistas

1 - Qual é o seu nome e como você se descreveria como pessoa?

De nome Luísa Manuela Rafael de Carvalho, nasci a 25 de Abril de 1972, na Cidade do Porto, em Portugal.

Licenciei-me em Ciências Farmacêuticas, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto,onde fiz uma especialização pós graduada em Análises Clínicas

Actualmente exerço a minha vida profissional no âmbito das análises clínicas no Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar São João.

Sou orgulhosamente Mulher, moldada pelos desafios, com vitórias e derrotas, que a vida me trouxe, por isso a minha definição me remete para um passado que o tempo já levou, mas que se faz presente naturalmente no caminho.

Definir uma personalidade é emparedar o que é dinâmico, muda sem se dar conta ou por vontade própria em cada revolução interna que nos assola e nos faz crescer emocionalmente .

Eu pertenço aos que gostam da Vida, amam viver na intensidade da paz,numa alegria silenciosa e sempre que Ela me contraria, eu cá estou para me fazer valer

Dentro da bagagem tenho sempre umas asas de liberdade, e uma visão alargada do Mundo para que o receba numa harmoniosa e feliz comunhão

Na prática a vida me fez e eu fiz a vida, tão somente isto...

Na verdade, já fui, e até ainda sou simplesmente assim....

Simplesmente assim

Tenho risadas largas que desarmam e são contagiosas

Vozes caladas de músicas que me embalam silenciosas

A profundidade do mar bonito nos olhos afáveis

O abismo infinito dos mistérios lentos e indecifráveis

Tenho a liberdade numa mão quente que voa

Na outra a bondade em semente que sempre perdoa

A força de quem tem fé e docemente acredita

A coragem que me move lentamente e que o sonho suscita

Tenho a criatividade colorida num baloiço de criança

A suavidade delicada em passos de emotividade e esperança

Uma irreverência estranhamente equilibrada

Sou surpreendente na verdade assim do nada

Tenho sensibilidade e a resiliência das flores do campo

Uma ingenuidade nos amores em sentido amplo

Sou mulher com uma inteligência sensual

Mas atenção que com o coração a intuição é fatal

Luísa Rafael

Direitos de autor reservados

Porto, Portugal

2- Quais as suas metas e os seus objetivos de vida a curto e ou longo prazo?

O meu objectivo de vida tem a simplicidade de a viver em pleno, num trajecto de bondade, harmonia e felicidade.

Simplesmente viver nos cânones morais que a minha consciência impõe.

3 -Dizem que todo poeta é um sonhador. Você concorda?Quais são seus sonhos?

Plenamente de acordo. Poeta vive num patamar acima da vida terrena.

Respira o éter que o eleva para longe e lhe abre as portas dos sonhos e devaneios que o sustentam e lhe fazem feliz.

Eu sou uma sonhadora romântica, quer no amor, quer na vida em geral.

Uma certa forma de inocência que preservo religiosamente, porque me faz acreditar nas impossibilidades e me dá uma felicidade esperançosa.

4 - Qual seu estilo preferido para escrever? Se inspirou em algum poeta do passado ?

Todos somos naturalmente influenciados pelo que vivemos, depois fazemos uso e adaptamos de forma mais ou menos impactante na nossa vida.

Na escrita também herdamos uma genética literária do que os nossos olhos leram e sentiram.

É indissociável esta relação que nos marca inevitávelmente nos textos que escrevemos.

Poetas como Florbela Espanca no seu lirismo intensamente romântico, Sophia de Mello Breyner na sua suavidade poética e profunda ligação à natureza e Maria Teresa Horta na sua irreverência e sensualidade velada são talvez quem mais eu gosto e sinto na minha poesia quando a leio.

Normalmente escrevo em soneto e verso livre.

No primeiro caso tenho a liberdade de esquecer a métrica, sem perder a rima, de forma a não me perder numa contagem de sílabas que me condiciona a pureza da essência poética fluente.

5 - Como você vê a poesia ?

A Poesia existe em cada pequeno pormenor de vida, numa cor, numa sensação, num momento, numa emoção...

Ela vive em permanência ao nosso lado, toca-nos ao de leve, como um vento que passa.

Se tivermos sensibilidade para esse toque, o sentirmos profundamente para além dos sentidos, mesmo que nunca os passemos à escrita, então somos Poetas.

6 - Pertence a alguma Confraria ?Qual a sua visão sobre a Academia Virtual?

Sim, pertenço à ALIPE e à

A. V. L. P. L.

As Academias Virtuais agregam escritores e poetas que se identificam entre eles na sua forma de ver o Mundo para além da visão. Isto cria uma empatia Literária que os une, e que pela sua diversidade de formas de escrever e de pensar contribui para o crescimento de cada um.

7- Cite algo da Cidade onde mora e o que mais gosta de fazer no seu horário de lazer?

Vivo em Vila Nova de Gaia, na margem Sul do Rio Douro, junto à Foz.

Uma cidade com vista panorâmica para o Porto, para o Rio que as liga, e para o mar que o acolhe.

Gaia tem belíssimas praias ao longo de 15 Km de Costa, bem como outras fluviais.

Muitos parques de natureza, e museus.

Impossível não referir as melhores caves do Vinho do Porto, ex-libris da região.

Escrever é uma forma prazerosa de me encontrar nos poucos momentos lúdicos que tenho e que quebra a minha rotina profissional.

8- O que gosta de ler, qual o seu escritor predileto ?

Sou aberta a tudo que me dá leveza, e desperta interesse desde que se perceba a qualidade do trabalho. Os escritores que perduraram na cronologia do tempo e na história da literatura são sempre bem-vindos à minha estante dos momentos de leitura.

Para além dos já referidos, é impossível não mencionar a capacidade invulgar de Luís de Camões nas sua majestosa e intemporal obra literária, bem como a genialidade de Fernando Pessoa com os seus heterónimos onde se desdobra de forma incrível.

9 - Conte-nos sobre seus projetos futuros...

Às tantas tenho metas impossíveis, sonhos que a realidade nunca tocará, escadarias com degraus em excesso...

Mas preciso destas improbabilidades para tocar nos meus limites

Gostava de ter algum impacto no Mundo Literário, não apenas publicar a minha essência Poética e deixa-la esquecida nas prateleiras poeirentas das livrarias.

Não por mera vaidade, mas para poder oferecer as minhas palavras a quem delas se alimenta para preencher vazios, a quem se aninha nos seus afectos, a quem vive e se identifica no enredo, a quem grita ao Mundo com a voz que empresto...

A visibilidade de mim, não me interessa, somente fazer dos meus poemas, a minha satisfação pessoal aliada à de quem nelas se enreda feliz

10 - Teria mais alguma coisa que gostaria de nos dizer que não lhe foi perguntado ?

Agradeço a gentileza do convite e a oportunidade de me dar a conhecer melhor ao Mundo Poético virtual.

DEFINA:

Família ...

A minha casa emocional

Sua história...

Uma estrada de luz divina protectora e esperança

Felicidade...

Um momento único que agarro para prolongar

Literatura...

A evasão que me faz companhia no lazer

Saudade...

Uma lágrima ou um sorriso de memórias felizes que vive dentro da alma

Luísa Rafael
Enviado por Luísa Rafael em 24/07/2023
Código do texto: T7844748
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.