ENTREVISTA COM RICARDO MAMÉDIO (FIREFLY LIRICS)

Juliana: Olá, queridos amigos! Estou aqui hoje com uma pessoa muito especial, alguém que não só é um talentoso técnico em informática, mas também um escritor incrível nas horas vagas. Estou falando do meu grande amigo e incentivador, Ricardo Mamédio!

Ricardo, é um prazer tê-lo aqui conosco hoje.

Ricardo: Olá, Juliana! O prazer é todo meu. Estou muito feliz por estar aqui compartilhando um pouco da minha história contigo e com todos que nos acompanham.

Juliana: Ricardo, você tem uma trajetória incrível! Nasceu em Anápolis-GO, certo?

Ricardo: Sim, exatamente! Anápolis é minha cidade natal, onde cresci e vivi muitas experiências que me moldaram como pessoa.

Juliana: E ao longo da vida, você conquistou diversos prêmios, não é mesmo? Pode nos contar um pouco mais sobre isso?

Ricardo: Sim, fui premiado algumas vezes pela Sociedade de Cultura Latina do Brasil e também pela Sociedade de Cultura Latina de Goiás. Além disso, participei de diversos concursos e fui reconhecido em alguns deles. São momentos que guardo com muito carinho.

Juliana: E além de tudo isso, você foi uma liderança jovem por duas décadas, certo?

Ricardo: Verdade, fui coordenador do Grupo de Jovens JUCRI, que significa Jovens Unidos em Cristo e fui coordenador do Grupo de Jovens Civilização do Amor, ambos na paróquia de São Judas Tadeu em Anápolis. Ser uma liderança jovem foi uma parte fundamental da minha vida. Durante esses anos, pude aprender e crescer muito, além de ajudar e inspirar outras pessoas.

Juliana: E não para por aí! Você também é músico e já fez parte de grupos como o "Decisão" e liderou o "Ministério de Música Archangellus". Como é para você essa conexão com a música?

Ricardo: Ah, Juliana, a música é uma parte essencial da minha vida. Desde muito jovem, descobri minha paixão por ela e foi através dela que pude expressar meus sentimentos e emoções de uma maneira única.

Juliana: Hoje em dia, você também participa do ECC, o Encontro de Casais com Cristo, junto com sua esposa Janaina. Como é essa experiência para vocês?

Ricardo: Participar do ECC tem sido uma bênção em nossa vida. É um momento de renovação, de fortalecimento do nosso relacionamento e da nossa fé. Temos aprendido muito e nos aproximado ainda mais como casal.

Juliana: Ricardo, você enfrentou muitos desafios ao longo de sua vida, mas também recebeu reconhecimento por sua escrita e suas contribuições para a comunidade. Como você lida com críticas negativas em seus textos?

Ricardo Mamédio: Lidar com críticas faz parte do processo de crescimento e amadurecimento, e estou sempre aberto a aprender e evoluir como escritor e como pessoa. Com o apoio e o amor daqueles ao meu redor, sei que posso superar qualquer desafio que a vida me apresentar.

Juliana: E não posso deixar de mencionar que você é o meu maior incentivador a entrar nesse universo das letras. Como surgiu esse interesse em escrever cartas abertas com lições para a vida?

Ricardo: Ah, Juliana, fico muito feliz em poder incentivar e apoiar você nessa jornada. Escrever cartas abertas sempre foi uma maneira de compartilhar minhas reflexões, meus conselhos e minha visão de mundo com as pessoas. É uma forma de deixar um pouco de mim em cada palavra e, quem sabe, inspirar alguém pelo caminho.

Juliana: Como você descobriu sua paixão pela escrita?

Ricardo Mamédio: A escrita sempre foi uma paixão para mim. Desde jovem, encontrei na escrita uma forma de expressar minhas emoções, minhas ideias e minhas reflexões sobre a vida. No entanto, por um tempo, afastei-me da escrita pública devido ao meu desejo de evitar os holofotes, não gosto muito. Mas recentemente, senti um chamado para voltar a compartilhar minhas palavras, principalmente com os jovens, especialmente através do Recanto das Letras e do meu canal no YouTube “Universo das Letras”, onde divulgo minhas cartas abertas com lições para a vida.

Juliana: Ricardo, uma curiosidade que muitos de nossos espectadores podem ter é sobre o seu pseudônimo "Firefly Lyrics". Poderia nos contar um pouco sobre como surgiu esse nome?

Ricardo Mamédio: O pseudônimo "Firefly Lyrics" tem uma história interessante por trás. Ele surgiu a partir de um apelido carinhoso dado por uma grande amiga. Ela me chamava de "Vagalume" por causa do meu amor pela música e pela escrita, e também por minha personalidade, que ela comparava ao brilho delicado de um vagalume na escuridão da noite. Esse apelido acabou se tornando uma parte importante da minha identidade e inspirou o nome "Firefly Lyrics". "Firefly" em inglês significa "vagalume", e "Lyrics" faz referência às letras de músicas, que são uma das minhas grandes paixões. Assim, o nome "Firefly Lyrics" reflete minha conexão com a música, a escrita e a luz que tento compartilhar com o mundo através das minhas palavras.

Juliana: Ricardo, você tem passado por momentos difíceis recentemente, especialmente com a sua saúde. Pode nos contar um pouco sobre isso?

Ricardo Mamédio: Com certeza. Nos últimos anos, enfrentei alguns desafios de saúde, incluindo as sequelas da batalha contra a Covid-19, doença que quase me levou, o desenvolvimento de diabetes e hipertensão, e mais recentemente, problemas graves nos olhos, que me deixaram sem enxergar por 30 dias e que estou na luta por um ano e meio. Esses desafios têm sido difíceis, mas estou determinado a superá-los.

Juliana: Como tem sido lidar com esses desafios?

Ricardo Mamédio: Tem sido uma jornada de altos e baixos, Juliana. Há dias em que a dor e a incerteza são avassaladoras, mas tenho encontrado força na minha fé, na minha família e nos meus amigos, como você.

Juliana: Você mencionou sua fé, sua família e seus amigos como fontes de força. Como esses aspectos têm influenciado sua jornada de superação?

Ricardo Mamédio: Minha fé tem sido minha âncora. Ela me dá esperança e me lembra que não estou sozinho, que há um propósito maior em cada desafio que enfrento. Minha família, especialmente minha esposa Janaina, tem sido meu pilar de apoio, cuidando de mim e me incentivando a seguir em frente. E meus amigos, como você, têm sido como anjos, me oferecendo palavras de encorajamento, amor e apoio incondicional.

Juliana: E como podemos ajudar você nessa jornada?

Ricardo Mamédio: Atualmente, estou enfrentando desafios financeiros devido aos meus tratamentos de saúde. Estou promovendo uma rifa no valor de R$ 5 para ajudar a custear esses tratamentos. Qualquer apoio, seja através da compra de um bilhete da rifa, seja através de palavras de encorajamento e orações, é extremamente valorizado e significativo para mim.

Juliana: Você mencionou sua rifa para custear os tratamentos de saúde. Como as pessoas podem participar dessa rifa e contribuir com sua causa?

Ricardo Mamédio: É muito simples, Juliana. As pessoas interessadas em participar da rifa podem entrar em contato comigo diretamente através do meu Whatsapp (62) 99291-2708. Estou disponível para fornecer mais informações sobre como adquirir os bilhetes da rifa e como fazer sua contribuição. Cada participação faz uma grande diferença para mim, e estou profundamente grato por todo o apoio que tenho recebido até agora.

Juliana: Isso é maravilhoso. Tenho certeza de que muitas pessoas serão tocadas pela sua história e estarão ansiosas para contribuir de alguma forma. Além da rifa, existe alguma outra maneira pela qual as pessoas podem oferecer ajuda?

Ricardo Mamédio: Com certeza. Além da rifa e orações, as pessoas também podem oferecer seu apoio através de doações diretas ou mesmo compartilhando minha história e minha campanha de arrecadação com suas redes de amigos e familiares. Cada gesto de solidariedade é valioso e apreciado, e tenho muita gratidão por cada pessoa que se junta a mim nessa jornada de superação.

Juliana: Ricardo, antes de finalizarmos nossa entrevista, gostaria de pedir um conselho seu para os próximos autores, como eu, que estão começando suas jornadas na escrita. O que você diria para aqueles que estão buscando encontrar sua voz e compartilhar suas histórias com o mundo?

Ricardo Mamédio: Meu conselho é simples: nunca deixe de acreditar na sua voz única e na sua capacidade de fazer a diferença com suas histórias. A escrita é uma jornada de autodescoberta, e é através dela que você encontrará sua verdadeira voz e poderá impactar a vida dos outros de maneiras profundas e significativas. Portanto, escreva com paixão, autenticidade e coragem, mesmo quando enfrentar desafios ou críticas pelo caminho. Lembre-se sempre de que suas palavras têm poder e que você tem o potencial de inspirar, motivar e transformar o mundo ao seu redor. Nunca subestime o valor de sua voz e de suas histórias. Elas são únicas e preciosas, e merecem ser compartilhadas.

Juliana: Que conselho inspirador, Ricardo! Obrigada por compartilhar sua sabedoria conosco.

Ricardo Mamédio: É uma honra, estar aqui, poder compartilhar um pouquinho da minha história com você e com todos os seus seguidores.

Juliana: Quero expressar minha sincera gratidão a Ricardo Mamédio por compartilhar conosco sua história inspiradora, seus insights valiosos e sua energia contagiante. Ricardo, sua determinação, resiliência e generosidade são verdadeiramente inspiradoras, e estou honrada por ter tido a oportunidade de conversar com você hoje.

Aos nossos espectadores, quero agradecer por acompanharem esta entrevista e por seu apoio contínuo. Lembre-se de que juntos podemos fazer a diferença na vida de alguém que tanto nos inspira. Se você se sentir tocado pela história de Ricardo e desejar oferecer seu apoio, não hesite em participar da rifa que ele está promovendo para custear seus tratamentos de saúde. Cada contribuição, por menor que seja, faz uma grande diferença.

Você pode encontrar suas inspiradoras cartas abertas e outras obras emocionantes na página do Ricardo no "Recanto das Letras". Basta buscar pelo nome "Firefly Lyrics" e mergulhar em um mundo de reflexões, conselhos e histórias que certamente tocarão seu coração.

Vamos nos unir como uma comunidade, compartilhando amor, solidariedade e esperança. Juntos, podemos iluminar o caminho uns dos outros e criar um futuro mais brilhante para todos. Mais uma vez, muito obrigada a todos e até a próxima!

-----------

INFORMAÇÕES PARA AJUDAR O RICARDO

Whatsapp e PIX: (62) 99291-2708

E-mail: ricardomroliveira@gmail.com

Perfil: recantodasletras.com.br/autores/ricardomroliveira

Rifa 1: https://form.jotform.com/210226840528653

Rifa 2: https://rifa321.com/rifa/archangellus2024-1

Juliana Hiperchap e Juliana Hiperchap Ricardo Mamédio
Enviado por Juliana Hiperchap em 15/02/2024
Reeditado em 15/02/2024
Código do texto: T7999378
Classificação de conteúdo: seguro