Entrevista feita com o poeta Flávio Otávio Ferreira de Bela Vista-MG.

1-Como você começou a gostar de poesia?

Escrevo desde a adolescência e desde então gosto do estilo literário. Comecei a apreciar poesia ao conhecer “Drummond”.

2-Quem incentivou você?

Tenho como grandes incentivadores os meus irmãos e ainda a maior parte de meus amigos.

3-Que tipo de poesia você mais gosta e prefere fazer?

Gosto do estilo de Drummond seu jeito de homem do interior enfrentando as multidões com temáticas bem bucólicas e que ao mesmo tempo refletem sobre o homem e o estar no mundo. Não me comparo a ele, mas prefiro escrever desta forma.

4-Qual o seu estilo de fazer poesia, ou seja, qual o modo em que você faz a poesia?

Escrevo sobre meu cotidiano, reflito sobre a vida, a morte, o estar no mundo.

5-O que representa ser poeta para você?

Para dizer a verdade, não me vejo poeta. Simplesmente escrevo o que me remete meu pensamento. Apesar de não me ver assim, e refletir muito sobre o fato de ser ou não ser poeta, vejo que o fato de eu escrever tem me dado visão melhor do mundo e das pessoas. Acredito que o que é valido nisso tudo é a troca que a poesia nos proporciona tanto como leitor e/ou como escritor. Sempre nos dá a sensação de realização, de completude.

6-O que representa a poesia para você?

Como disse anteriormente, a poesia nos dá a sensação de completude, apesar de por muitas vezes, arrancar pedaços de nosso intimo e revelar ao mundo de leitores.

7-Quais os grandes ícones da poesia brasileira e mundial, que agrada mais você?

Existem tantos, mas vale destacar: Drummond, Vinicius de Moraes, Castro Alves, João Cabral(...); Maiakovisk, , Baudelaire, Rimbaud...

8-Você já participou de recitais de poesia? Se participou cite alguns de grande importância?

Nunca participei de recitais.

9-Qual a sua visão sobre a cultura principalmente no campo da literatura?

Vejo muita coisa boa por aí, bons trabalhos que poderiam ter mais espaço, mas infelizmente não têm reconhecimento. Infelizmente o mercado literário está muito ligado ao que é comercial o que é vendável, ou seja, poesia não se encaixa nesse mercado. O que leva a muitos poetas a publicarem de forma independente, vendendo seus exemplares para amigos, para conhecidos e até mesmo para pessoas que conhecem pela internet.

10-Você já publicou algum livro? Se já, cite o nome dele e o ano em que foi publicado?

Sim. Publiquei o livro “Cata ventos – o destino de uma poesia” pelo selo KroartEditores da Litteris Editora do Rio de Janeiro em 2005.

11-Você já fez algum projeto ou participou de algum em referência a poesia?

Não fiz nenhum projeto a não ser os livros. Participo de alguns blogs literários, revistas virtuais. Participei das bienais de São Paulo e Rio de Janeiro, em 2004 e 2005, respectivamente, mas nada direcionado somente à poesia.

12-Qual a poesia sua em que você mais possui afeição?

Tenho afeição a várias poesias. Exemplo as que estão em meu primeiro livro como: “Insanidade, despudor e desatinos”. “Profecia”. E, ainda, “Insônia”, “Um homem Fragmentado”, ambas do próximo livro.

*Entrevista feita por Rodrigo Octavio Pereira de Andrade. (Rodrigo Poeta)

Rodrigo Poeta
Enviado por Rodrigo Poeta em 07/01/2008
Reeditado em 03/01/2009
Código do texto: T806212
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.