Agência americana entrevista poeta e escritor brasileiro

Amigos, confiram abaixo uma entrevista que eu dei para a Agência americana Hotnyc, uma das mais conceituadas de Nova York. Abraços a todos e aguardo os comentários.

“TRANSROCA O NAVIO PROIBIDO”

“Transroca: o navio proibido” é o novo livro de Rodrigo Capella, foi lançado recentemente pela Editora Zouk. A publicação, prefaciada pelo conceituado cineasta Ricardo Zimmer, é voltada para o público jovem e tem como protagonista o detetive Kall, já conhecido pelos leitores por atuar em "Enigmas e passaportes", primeiro livro de Capella, publicado em 1997. Inspirado em Agatha Christie, Conan Doyle e outros, Rodrigo Capella constrói uma história cheia de mistério, intrigas e diversos suspeitos, mantendo o clima até a revelação final. Este ano, além de "Transroca: o navio proibido", Rodrigo Capella lançou "Como mimar seu cão", um manual para transformar animais de estimação em grandes companheiros, ambos pela Zouk. Por Delaine Rodrigues

Rodrigo Capella nasceu no dia 11 de fevereiro de 1981, na grande São Paulo. Teve planos de ser biólogo, militar e outras profissões. No entanto, após lançar seu primeiro livro em 1997, titulado Enigmas & Passaportes, alguns jornalistas escreveram matérias sobre sua obra e assim despertou nele o desejo de ser um jornalista também. Ele foi aos Estados Unidos fazer intercambio e quando voltou para o Brasil veio com a idéia fixa de fazer jornalismo. Matriculou-se na Universidade Metodista de São Paulo, formou-se em 2004 e atualmente faz pós-graduação em Jornalismo Institucional na PUC de São Paulo.

HOTNYC – Quando e onde você começou a escrever a obra?

Rodrigo – Em 1997, com apenas 16 anos, eu lancei o livro “Enigmas e Passaportes”, a história de um detetive engraçado que precisava desvendar um crime. No final do livro, o detetive se apaixona por uma mulher. Depois de algum tempo, já em 2002, eu comecei a refletir: “o detetive precisava ter um relacionamento com essa mulher”. Decidi então fazer a continuação desse romance policial. No meu novo livro, intitulado “Transroca, o navio proibido”, o detetive se casa e depois viaja em lua de mel, rumo a Parja, uma cidade fictícia. No meio da viagem, acontece o assassinato e Kall é convidado para desvendar o que realmente aconteceu.

HOTNYC – Como surgiu a idéia de você escrever: Transroca, o navio proibido?

Rodrigo – Surgiu do nada (risos). Eu estava assistindo ao segundo episódio de Guerra nas Estrelas, quando pensei: “será que eu posso fazer uma trilogia do detetive Kall?”. Imediatamente respondi: “claro que não, não vai dar certo”. Resolvi me contrariar e fui adiante. Resultado: falta apenas um livro para completar a trilogia.

HOTNYC – Qual foi o objetivo de escrever essa obra?

Rodrigo – O principal deles é mostrar que o detetive tem histórias familiares, que ele tem um cotidiano. Nos meus livros, eu procuro retratar um pouco isso, mostrar o lado humano do detetive. Esse é o grande diferencial de “Transroca, o navio proibido”.

HOTNYC – Qual é o padrão do livro?

Rodrigo – Eu descrevo o livro como um romance policial de comédia. “Transroca, o navio proibido” é um romance, tem detetive e gera risos no leitor. Opa! Acho que é isso. Talvez eu esteja viajando, talvez não, vai saber né?

HOTNYC – Como foi a trajetória do lançamento do livro?

Rodrigo – Foi uma trajetória relâmpago (risos). Estou brincando. Demorou bastante. Eu quase desisti, mas tive apoio de meus amigos e de minha mãe. Eles sempre me incentivaram a escrever cada vez mais.

HOTNYC – Este trabalho está sendo recompensado?

Rodrigo – Opa! Sim, está sendo ótimo. O lançamento foi uma festa muito bonita e os leitores têm me enviado e-mails com perguntas. Existe coisa melhor do que isso? O escritor precisa escrever coisas para agradar ao seu público e eu acho que estou conseguindo isso. Mas, há muito pela frente. Eu ainda sou um escritor aprendiz.

HOTNYC – Houve dificuldades para a criação deste trabalho? Quais?

Rodrigo – As dificuldades existem e sempre vão existir. Aqui no Brasil, o povo não está acostumado a ler livros. Para se ter uma idéia, o autor mais lido do Brasil não mora aqui, e sim na França. Pode isso? Livro no Brasil é um negócio complicado. A criação enfrenta vários obstáculos, que são superados dia-a-dia. Vamos em frente. A luta está apenas começando!

HOTNYC – Você tem um público específico que deseja atingir?

Rodrigo – A obra foi escrita para todo tipo de público, desde os adolescentes até aos senhores. Não há uma idade definida para se ler Transroca. Ele tem uma linguagem leve e divertida. Dessa forma, pode ser lido e interpretado por todos!

HOTNYC – Em que época da história transcorre a obra?

Rodrigo – “Transroca, o navio proibido” se passa em um momento indefinido. Usei esse recurso para causar mais suspense e para fazer o leito refletir: “afinal, em que época se passa o livro?”.

HOTNYC – Quais são os personagens de Transroca?

Rodrigo – O detetive Kall, a esposa Amanda, o amigo Marques, os passageiros do navio e o assassino. Ah! Esse eu não posso dizer o nome, tudo bem? (risos)

HOTNYC – Curiosidade:

Rodrigo – O livro é prefaciado pelo consagrado cineasta Ricardo Zimmer, diretor de “Catarina” e “O Exército de Um Homem Só”. Recentemente, conversei com o Ricardo e ele mostrou interesse em adaptar o livro para o cinema. O Ricardo é um ótimo roteirista e tenho a certeza de que ele montará uma bela história.

HOTNYC – Sinopse da obra:

Rodrigo – A trama se passa a bordo de um navio que faz um cruzeiro por um lugar fictício, Perúsia Grande, e tem como destino a cidade de Parja. A bordo estão Kall, o detetive, e sua mulher Amanda, em viagem de lua-de-mel. Durante a viagem, um assassinato deixa os passageiros estarrecidos e coloca o detetive em ação. Um renomado biólogo foi morto e Kall revela o criminoso. Inspirado em Agatha Christie, Conan Doyle e outros, Rodrigo Capella constrói uma história cheia de mistério, intrigas e diversos suspeitos, mantendo o clima até a revelação final.

HOTNYC – O livro já está à venda? Onde?

Rodrigo – O livro “Transroca, o navio proibido” está a venda nas melhores livrarias do pais. Pela internet, ele pode ser comprado no site Submarino, pelo seguinte endereço: Clique aqui

BIOGRAFIA:

Rodrigo Capella é escritor, jornalista e poeta. Autor de vários livros, entre eles “Como Mimar Seu Cão”, “Enigmas e Passaportes” e “Transroca, o navio proibido”. Dúvidas e sugestões: contato@rodrigocapella.com.br

Rodrigo Capella
Enviado por Rodrigo Capella em 05/12/2005
Código do texto: T81284