Minha Trajetória Acadêmica

DESCREVA SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA

Desde o primeiro grau, sou sempre a melhor aluna da turma, e coleciono primeiros lugares em concursos e seleções, incluindo vestibular, seleção para mestrado, seleção para escola técnica, pois me dedico a meus objetivos com seriedade.

Tenho muita facilidade para aprender e para me relacionar com as pessoas, me expresso bem tanto oralmente quanto por meio escrito, sou realmente muito organizada, e me considero bastante original, por minha postura e idéias criativas e inusitadas. :-)

Sou respeitada por todos que me conhecem, por minha competência e por minha humildade e disposição para ajudar. Tenho a feliz convicção de que aprender, pesquisar, produzir e disseminar conhecimentos, de modo que possa ajudar as pessoas, é o que vale a pena fazer na vida.

Leciono matemática de maneira autônoma há mais de dez anos, e escolhi o curso de Ciência da Computação pela possibilidade de criar mecanismos que obedeçam a um objetivo e funcionem de maneira lógica, de acordo com o pedido de quem os programa e opera.

Aprofundei meus estudos na área de Teoria da Computação como pesquisadora de iniciação científica bolsista do CNPq, e produzi trabalhos na área de ensino de teoria da programação concorrente e ensino de teoria da computação.

Desenvolvi mais tarde interesse por Lógicas, especificação formal e semântica de programas, mecanismos que garantem a correção dos programas, para que “façam exatamente aquilo que se quer que seja feito por eles” (“deve ser formal para ser bem feito”).

Durante o mestrado, que cursei como bolsista CAPES, produzi alguns relatórios de pesquisa que esclareceram um pouco, em língua portuguesa, os caminhos até as lógicas para os pesquisadores iniciantes.

Em termos de pesquisa científica, me interesso pela filosofia do conhecimento, e considero o rigor científico ponto essencial. Assim, estudei as lógicas do conhecimento e sua filosofia.

Tive a oportunidade de lecionar as disciplinas de Lógica para Computação, Linguagens Formais, e Teoria dos Grafos para o bacharelado em Ciência da Computação na UFRGS como professora substituta.

Acredito que a educação pode mesmo mudar o mundo, então a atividade docente representou uma experiência que me traz verdadeira realização profissional, e eu poderia prossegui-la por toda a minha vida economicamente ativa.

O aprofundamento na área teórica apresentou a oportunidade de procurar ver o “outro lado” da especificação formal: o do objetivo do usuário. Como a maioria dos sistemas de informação é usada por organizações, e elas definem seus objetivos para agir junto à sociedade, me interessei pela Administração.

Para me iniciar nos conhecimentos dessa área, freqüentei o modesto curso técnico em Gestão. Como gosto dessa vida de pesquisa e produção científica, incentivei e desenvolvi, voluntariamente, com alguns colegas, artigos de investigação teórica na área de gestão estratégica.

Para prosseguir os estudos e a pesquisa na área da administração, busquei conhecimentos sobre a dinâmica do funcionamento das áreas de pesquisa do PPGA. Assim, procurei, também voluntariamente, freqüentar as aulas da disciplina Atelier de Pesquisa em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão, que apresentam um panorama do estado-da-arte das pesquisas nessa área.

Trabalho atualmente em uma empresa que precisa de grandes sistemas de informação integrados para sua gestão, e pretende implementar, a médio prazo, o alinhamento estratégico entre os objetivos do negócio e os sistemas, processos, tecnologias que utiliza. Enxergando algum futuro nesse projeto da empresa, tenho procurado cursos e boas leituras na área de modelagem de processos e alinhamento estratégico da tecnologia aos objetivos e rumos do negócio.

A área de pesquisa que contempla esse alinhamento estratégico é a que hoje me parece mais desafiante e, conseqüentemente, mais interessante, pois procura meios de garantir precisamente, demonstrando resultados objetivos, a correção semântica dos sistemas sob o ponto de vista do objetivo do usuário.

RESUMO DA PRODUÇÃO RELEVANTE

Como pesquisadora de iniciação científica durante a graduação em Ciência da Computação na UFRGS, participei de em projetos CNPq de ensino de programação concorrente (Teoria da computação concorrente formalizada por lógica categorial) e Teoria da Computação (Laboratório de ensino de teoria da computação e simulador de equivalência de programas), publicados nos Salões de Iniciação Científica da UFRGS, um dos quais recebeu o prêmio Destaque e gerou relatório de pesquisa (Formalizando computação concorrente por meio de lógica categorial).

Com a mesma intenção de estudar formas de garantir a correção de programas, passei a estudar Lógicas e produzi o projeto de diplomação (Lógicas modais: fundamentos e aplicações), e depois, durante o curso de mestrado, produzi trabalhos individuais (Sistemas de dedução para lógicas modais proposicionais) (Um Estudo Preliminar sobre Lógicas Modais Rotuladas e Representação do Conhecimento), que serviram de fundamento para o desenvolvimento da dissertação de mestrado (Definição Inicial de um Sistema de Provas Rotulado para Lógicas do Conhecimento), um trabalho original e provado correto e completo, que foi elogiado pelos poucos pesquisadores brasileiros versados no tema, com as palavras “este trabalho já é uma tese”!

Entendendo que sistemas de computação devem servir a um propósito ditado por um usuário, geralmente uma empresa, e procurando conhecer “o lado do usuário” para garantir a correção dos sistemas sob o seu ponto de vista, me interessei pela Administração, e freqüentei o curso Técnico em Gestão da UFRGS.

Produzi com colegas o trabalho de conclusão do curso (Plano de negócio Cult Place) e desenvolvi com colegas conceitos de estratégia competitiva de “mimosidade” (já pensando também no alinhamento estratégico de sistemas e processos da empresa como um todo) (Mimosidade como estratégia competitiva) (Revitalizando negócios por meio do conceito de mimosidade), que foi apresentado em alguns congressos da educação profissional (Mostra de trabalhos técnico-científicos da Escola Técnica da UFRGS, Jornada da produção científica da educação profissional e tecnológica da região sul) e aceito para publicação na algumas revistas da Educação Profissional (Revista Eletrônica da Escola Técnica da UFRGS) (Cadernos Temáticos da Secretaria da Educação Profissional do Ministério da Educação e Cultura).

DESCREVA ALGUMA SITUAÇÃO DA SUA VIDA ACADÊMICA OU PROFISSIONAL EM QUE VOCÊ TENHA DESEMPENHADO RELEVANTE RESPONSABILIDADE E DESCREVA O QUE APRENDEU DA MESMA.

Aos nove anos, ao realizar uma extensa pesquisa voluntária sobre os males causados à saúde pelo tabagismo, propus e consegui que meu pai abandonasse o vício, o que trouxe muitos benefícios para a vida de toda a minha família.

Ao lecionar matemática em aulas particulares para meus próprios colegas de aula, e para outros alunos de ensino fundamental e médio, percebi relevante responsabilidade na formação do raciocínio de pessoas avessas aos cálculos. A ajuda que lhes prestei representou, muitas vezes, o fim de uma opressão pelo medo e pelo desconhecimento, e o início de uma relação amistosa e de admiração com as quantidades exatas e suas relações, o que melhorou consideravelmente a vida de muitos alunos.

Ao produzir material didático e um laboratório de ensino de conteúdos áridos como teoria da computação concorrente, percebi relevante responsabilidade na formação do raciocínio dos futuros profissionais da computação. Meu trabalho teve o mérito de aproximar os alunos da compreensão de tais conteúdos.

Ao lecionar Lógica para Computação, Teoria dos Grafos, e Linguagens Formais para os futuros cientistas da computação do país, percebi relevante responsabilidade na formação profissional desses cérebros. Todo o aspecto formal, matemático, lógico da Ciência da Computação tem o objetivo de garantir a correção dos programas. Se não fosse assim, foguetes poderiam explodir, contas bancárias poderiam sumir, aparelhos que mantêm vidas poderiam parar, além de todos os possíveis erros em sistemas mais comuns que tenham sido programados sem a preocupação da exatidão e da correção.

Ao programar os cálculos financeiros que controlam o sistema financeiro da instituição bancária em que trabalho, percebi relevante responsabilidade no controle dos saldos de financiamento e de patrimônio tanto do banco em que trabalho, como, principalmente, das dívidas das pessoas que os contratam.

Ao liderar um grupo de colegas do curso técnico em Gestão para o desenvolvimento de investigações teóricas na área de gestão estratégica, percebi relevante responsabilidade ao sensibilizá-los tanto para a importância da gestão estratégica em empresas, como para a importância da pesquisa científica para a produção, discussão e disseminação de conhecimentos que podem ajudar a melhorar aspectos, ainda que pontuais, da vida das pessoas.

10 outubro 2007