Por que quero o Doutorado

(Questões da Seleção para o Doutorado em Administração)

QUAL O SEU PROJETO DE VIDA?

Conhecer e melhorar o mundo com o ensino e a pesquisa.

Tenho a feliz convicção de que aprender, pesquisar, produzir e disseminar conhecimentos, de modo a ajudar as pessoas com o poder que tem o conhecimento, é o que vale a pena fazer na vida.

O QUE O LEVOU A ACHAR QUE O CURSO SERIA ÚTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEU PROJETO DE VIDA?

Ao longo do curso, terei oportunidade de pesquisar e debater, junto a profissionais professores e pesquisadores respeitados, questões centrais para o desenvolvimento e verificação de métodos cientificamente adequados para a produção de sistemas gerenciais estratégicos que realmente auxiliem a gestão das empresas. No setor bancário, onde atuo, as noções de governança devem ser levadas a sério, inclusive por força de norma.

Terei também oportunidade de divulgar o debate e os resultados das investigações para diversos grupos de pesquisa ao redor do mundo. Depois de concluído o curso, obterei um título que me permitirá trabalhar profissionalmente, com melhor qualificação do que a que já tenho hoje, na área de pesquisa e ensino sobre sistemas de gestão estratégica, pois gostaria de me tornar pesquisadora e professora nessa área.

POR QUE ESCOLHEU ESTA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO?

Escolhi a área de Sistemas de Informação e Apoio à Decisão, porque os sistemas de informação constituem poderosas ferramentas de apoio à gestão estratégica das empresas.

Essa é minha área de formação básica (graduação), de pesquisa (mestrado), ensino (UFRGS) e de atuação profissional (BRDE).

O curso oferece a oportunidade de me capacitar a contribuir para a melhoria da produção científica e do desenvolvimento do ensino superior nessa área fundamental para a boa gestão de empresas.

Ao pesquisar e explorar as possibilidades dos sistemas de apoio à decisão, poderei desenvolver e analisar os efeitos de sua adequação para melhoria dos processos no contexto específico das organizações em que atuo e de outras do ramo.

Os sistemas de computação e de informação funcionam de modo lógico e seguramente previsível, como aprendi nos cursos de bacharelado e mestrado em Ciência da Computação. Nessas oportunidades, estudei os fundamentos da implementação de programas, e tive interesse de estudar, de maneira mais aprofundada, lógicas, especificação formal e semântica de programas.

A abordagem da Administração traz para mim “o outro lado” em que as áreas de pesquisa se mostram altamente promissoras em termos de tentativas de se garantir a correção dos programas e sistemas sob o ponto de vista do usuário.

Para que os sistemas de informação e apoio à decisão realmente sirvam para os propósitos a que são elaborados, é necessário que se alinhem com as estratégias da empresa e forneçam as informações que apoiam as decisões gerenciais de modo correto, completo, seguro e “a tempo”.

Dentro da Administração, a área de gestão estratégica me interessa, e dentro dos sistemas de informação que dão suporte à gestão, a área de modelagem de processos aponta o caminho para que o desenvolvimento de sistemas atenda a contento seus usuários e a organização a que eles servem.

Em termos de pesquisa científica, o rigor científico é para mim ponto essencial. Em termos estratégicos, a gestão do conhecimento é um tema que se sobressai por sua importância, e pela dificuldade de implementação de sistemas garantidos, o que representa uma área de pesquisa que é do meu interesse.

Já estudei as lógicas do conhecimento, e penso que a pesquisa que vise à análise da implementação de sistemas de gestão do conhecimento pode e deve evoluir no sentido de resultados objetivos.

ESCREVA SOBRE OUTRAS PROFISSÕES/ÁREAS DE ESTUDO QUE TAMBÉM TENHAM OU TÊM DESPERTADO SEU INTERESSE.

Desenvolvimento de sistemas para gestão do conhecimento. É uma área de estudo muito interessante e extremamente desafiante, visto que as pesquisas atuais mostram que as empresas estão tendo progressos apenas modestos nessa área, pois envolve inúmeros fatores difíceis de serem gerenciados, como o uso eficaz das diversas técnicas de levantamento de requisitos para sistemas integradas as diversas técnicas de modelagem de conhecimento.

Vejo como uma extensão ou decorrência da gestão de sistemas de informações para gestão estratégica, para realizar pesquisas paralelas e complementares às que pretendo fazer sobre o alinhamento estratégico de processos, sistemas e tecnologias.

COMO VOCÊ PRETENDE APLICAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO CURSO?

Acredito que tenho plenas potencialidades para abraçar a carreira de pesquisadora e de docente na área de Administração.

De maneira imediata, poderei assessorar a gestão da mudança na direção do alinhamento estratégico de processos, sistemas e tecnologias aos objetivos do negócio da empresa em que trabalho e de outras do mesmo ramo, orientando com os resultados de pesquisas os profissionais envolvidos no processo de mudança.

Em termos estratégicos, e de planos de longo prazo, penso que a pesquisa que vise à análise da implementação de sistemas de gestão do conhecimento precisa evoluir na academia no sentido de obter resultados aplicáveis para a melhoria da gestão das empresas que se interessam pela inovação e pela correção de seus sistemas.

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O ADMINISTRADOR BRASILEIRO?

Despreparado, e sempre “correndo atrás”.

Há um excesso de faculdades de administração no país, e os dados do ENADE indicam que nem todas as instituições têm como egressos profissionais adequadamente formados. Há poucos administradores qualificados, formados na UFRGS por exemplo, mas mesmo entre esses há os que prestam concursos públicos e ficam limitados a ajudar o serviço público a ser mais eficiente e eficaz. Por outro lado, entre os empreendedores, há administradores que levam empresas ao encerramento precoce por sua falta de formação adequada.

Nas grandes empresas, vêem-se em notícias de jornal administradores ambiciosos e envolvidos em jogos de poder e corrupção para conseguirem orquestrar grandes lances administrativos como fusões e aquisições, planos de marketing agressivos e redirecionamentos estratégicos para as empresas que comandam. Por outro lado, há grande procura por qualificação em cursos de pós-graduação em Administração por parte de profissionais tanto da Administração como da Contabilidade como da Informática, bancada pelos profissionais ou às vezes por suas empresas, o que reflete a necessidade de melhor formação, ou formação contínua e atualização constante nessa área que freqüentemente apresenta importantes novidades.

A Academia contribui com suas investigações sobre temas atuais e relevantes, bastando manifestar-se o interesse das empresas na produção de conhecimento novo. :-)

10 outubro 2007