"Alexandre Garcia comenta sobre o caso Isabella"

Jornalismo justo e sério, até na Globo tem:

Transcrição do comentário de Alexandre Garcia (04/04/2008)

A autoria dos crimes (Vitória e São Paulo) ainda não é conhecida, mais o fato é que é uma barbárie, uma crueldade a morte de crianças.

Em são Paulo o que se nota é uma cautela muito grande da polícia, que até justificar a prisão temporária do casal não usa a palavra “prisão” mais o eufemismo “custódia”. A cautela se justifica porque foi em São Paulo, há 12 anos, que aconteceu um episódio marcante de condenação previa por parte da polícia e depois pelos meios de informação: o da Escola Base, em que os proprietários da escola foram apontados “sem sombra de dúvidas”, como autores de abuso sexual de alunos, mais tarde , comprovou-se a inocência dos acusados, mas aquilo acabou com a vida deles, e amargam a condenação ate hoje.

As cartas escritas pelos dois – pelo casal – podem ser reveladoras: pelas idéias ali expressas, pela grafia, pela comparação entre as duas, desde que examinadas por especialistas na psique humana, enfim cabe a polícia apurar a autoria do crime, a promotoria denunciar e a justiça, julgar. A nossa missão – a missão do jornalismo (não sensacionalismo) – é informar o trabalho das instituições, é mostrar fatos cruéis e covardes como esse. Fatos que chocam a sociedade para que eles não se repitam, e infelizmente se repetem. É de nossa sociedade que surgem criminosos que arrastam menino pelas ruas até a morte, que queimam criança presa em porta-mala, que agridem bebês que penduram meninas pelos pulsos e as torturam, que jogam meninas pela janela. Cabe perguntar o que gera este tipo de monstruosidade.