Coleta Seletiva

Apos a implantação da coleta seletiva de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) em Gurupi no ano de 2006, transcorreram varias etapas para a ampliação, ajustes e busca de parcerias.

A prefeitura junto a AGD (Agência Gurupiense de Desenvolvimento), tem desenvolvido um trabalho de coleta dos materiais onde são entregues aos separadores de RSU no aterro sanitário. No galpão de triagem em todo o material coletado tem-se percebido que, a cada ano que se passa mais pessoas, empresas, órgãos públicos e etc. têm participado da coleta seletiva, pois o volume de RSU separados estão aumentando, com isso o aterro sanitário tem uma vida útil maior e o planeta agradece.

As empresas privadas estão engajadas no projeto e com isso a prefeitura oferece apoio às empresas, com visitas para melhor esclarecimento e agendamento para a coleta de resíduos sólidos.

Todos os órgãos públicos de esfera municipal, estadual e federal estão participando da coleta seletiva, cada um com a sua contribuição . O poder público municipal agradece pela participação de todos, pois os nossos objetivos estão apenas começando, temos muitos obstáculos a enfrentar e ficamos abertos a sugestões, para melhor andamento do processo.

Neste ano de 2008, oferecemos mais de cinqüenta palestras de esclarecimento do programa da coleta seletiva, sete mil panfletos foram entregues, dez blitz educativas e informativas e visitas monitoradas no aterro sanitário. Pra a realização dessas atividades a prefeitura junto a AGD com o apoio da CMMA (Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente) e Secretaria de Saúde e demais parceiros contribuíram para a realização das mesmas.

Não podemos falar em lixo sem preocupar com o meio ambiente e vida social, com isso, as antigas valas do aterro sanitário estão sendo plantadas na tentativa de recuperar a área degradada, oferecendo maior estabilidade ao solo evitando erosão.

Quanto as pessoas que trabalham no aterro sanitário, a prefeitura entregou dia 19-11-2008, os materiais de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para todos os trabalhadores do aterro sanitário, para melhor proteção dessas pessoas podendo trabalhar com maior segurança.

Devemos sempre lembrar que a coleta Seletiva de Gurupi depende de cada um de nós, separar o lixo seco (papel, plástico , vidro e metal) do lixo úmido (cascas de frutas e verduras folhas de quintal) não e difícil, estes RSU (lixo úmido) serão coletados todos os dias e o lixo seco uma vez por semana.

Agradecemos a todos os cidadãos gurupienses por participar da coleta seletiva exercendo sua cidadania.

Att.

Marilene Ramos

Coordenadora da Coleta seletiva em Gurupi - TO.

Fone: (63)9986-6678

Email: maridiasgpi@hotmail.com

Email: maridiasgpi@uft.edu.br

Leia textos de Marilene Ramos no Recanto das Letras