Histórico da Coleta Seletiva em Gurupi e Inclusão de Catadores

A Coleta Seletiva de Gurupi foi lançada em 28 de Junho de 2006, na qual distribuímos porta a porta 10.000 dez mil panfletos explicativos, com acompanhamento de bonecos fantoches de 3m de altura e o caminhão identificado “Coleta Seletiva”, esse trabalho teve duração de um mês.

No mês de agosto, começamos a ministrar palestras nas escolas federais, estaduais, municipais, particulares,empresas, igrejas, até mesmo em assentamentos e cidades vizinhas.

No ano de 2007, elaboramos blitz educativa e informativa nas ruas e na porta dos maiores mercados por haver um fluxo maior de pessoas, distribuímos panfletos explicativos e orientamos os comerciantes a fazer a troca das sacolas plásticas comum por biodegradáveis, e aos consumidores, orientamos a trazerem de casa sua própria sacola de náilon, tecido ou outo material que não fosse descartável, para que diminuíssem o consumismo de sacolas plásticas, e observassem na hora de adquirir o produto, seu tempo de decomposição no solo. Realizamos também oficinas de reciclagem em vários locais , desfiles com as peças artesanais e exposição das mesmas.

Em 2008 realizamos o 1° simpósio de Coleta Seletiva para apresentar o programa da Coleta Seletiva a população e aos órgãos federais, estaduais e municipais, com objetivo de busca de parceria, distribuímos também vários cartazes na cidade um mês antes divulgando o evento. Convidamos também alguns catadores a participar, sendo que um deles teria a palavra para falar aos presentes da importância da coleta Seletiva pra eles, os catadores não compareceram. A partir daí varias escolas e faculdades começaram a nos procurar e desenvolver trabalho nesta área.

Em 2009 o programa foi levado a câmera municipal e transformado em lei de n°1.842 de 17 de dezembro de 2009 durante o processo e logo após os catadores foram convidados a comparecer na câmera para tratar de assunto de vosso interesse, só compareceram dois.

O trabalho continuou com agendamento nas empresas e outros locais para orientar e levar a rota do caminhão da coleta Seletiva.

Em 2010 recebemos o Instituto dos direitos humanos e Meio Ambiente para ministrar o curso de seis módulos para os catadores e separadores de matérias recicláveis. Essa parceria foi e esta sendo muito importante, pois esse trabalho a partir do momento em que se trabalha banindo o individualismo, pensando em uma economia solidaria, o trabalho fica menos concentrado, mais amplo, com isso percebemos uma participação maior dos catadores nos eventos, creio que já esta sendo resultado do curso influenciando na auto estima dos mesmos; lançamos uma nova campanha em maio de 2010 e a participação dos catadores foi satisfatória, contamos com 70% deles.

Em julho de 2010 realizamos um curso de reciclagem para catadores e aberto a comunidade, onde elaboramos varias peças artesanais onde também estiveram presente.

Para a realização desse curso e de todas as campanhas lançadas nos tivemos a parceria do segmento publico em todas as esferas e do segmento privado nas suas diversidades.

Obrigado a todos por exercerem a sua cidadania.

Marilene Ramos
Enviado por Marilene Ramos em 07/08/2010
Código do texto: T2423507
Classificação de conteúdo: seguro