Conto Nublar #047: GPS PRA CEGO DIRIGIR

Conto Nublar#047: GPS PRA CEGO DIRIGIR

Local: PRAGMATIKÁ STAURÓS NISÍ (Ilha da Cruz Verdadeira)

'IR SHEL SHOSHANIM (Cidade das Flores)

Continente: NÉOS KÓSMOS (Novo Mundo)

Língua: Lusanglish

Data: Primavera de 2025.

Este tem sido um ano bem promissor de safra recorde.

A invernada de verão, fato incomum, com chuvas bem dosadas, desde final de novembro passado até hoje, 25 de maio, têm caído generosamente sobre o árido Backlands (o equivalente aos Sertões) tanto quanto em toda vasta orla do Edgeshoreland (Litoral). Em Floresta Global chuva é constante e estiagem seria uma novidade que nunca ali teve qualquer registro. No entanto, se não houver um freio no ganante filofiduciário (amor ao capital monetário) haverá desertificação tal qual em Backlands.

Tinha tudo para reduzir consideravelmente os preços dos alimentos, não fora a ganância dos produtores que amontoaram toneladas e mais toneladas de de blackrice (arroz preto), arroz, trigo e feijão e atearam fogo em tudo isso, somente para manter os preços elevados rendendo-lhes alto capital. E tudo isso com a anuência passiva do OCREPC (Órgão Central de Regulação de Estoque e Preços ao Consumidor).

Como eu amo o meu País e como doe-me vê-lo tão desavergonhadamente espoliado! E como almejo que tenha bons governantes!

Infelizmente, desde o FLPDFS (Frente "Lárius Apium" dos Fichas Sujas) instaurou a ditadura na pacata e paradisíaca Ilha de Pragmatiká Stayrós.

Até tentaram um plebiscito com a intenção de mudar o seu topônimo para Eretz Berzel, Terra do Ferro, como mui bem sugeriram os fenícios devido ao abundante veio de minério de ferro, mas prevaleceu a vontade popular, pelo menos, aparentemente.

A Dinastia dos "Felepedefês" há décadas de insucessos, resolveram por em ação, lenta e gradualmente os ensinos de "Charles Maximum" no clássico O PODER PECUNIÁRIO, de "Stelius Notarius", O CORTEJO DE CRUZ VERMELHA e de "Neil Thiutsen" FILISOFIA AGNÓSTICA. Também se inspiraram no livro de "Mark Eting Diabophilus" ODE À MENTIRA, uma paródia do livro de "Nicolay Maquiável" O PRÍNCIPE, uma verdadeira ode ao poder execrável da mentira.

Ostentam no centro do Pendão Nacional de fundo escarlata, uma cruz de ponta cabeça, de braços cruzados a simbolizar suas posições anti-cristãs, símbolo muito semelhante ao utilizado mas décadas de 60 aos 70 pelos hippies.

Passaram seis décadas trabalhando secretamente em várias frentes de doutrinamento até que chegaram onde hoje estão, com o poder em suas mãos e lideram uma ditadura branca (de fato, mas não de direito).

Os políticos pró-governo, esmagadora maioria de 88%, na calada da madrugada, aprovaram uma alteração da Carta Magna, dando cargo vitalício aos parlamentares e dinasticamente de pai ou mãe para filhos, um verdadeiro festival de descarado nepotismo.

Nessa visão futurista, apesar de horrendo mal social posso vislumbrar muitas conquistas no campo da biocibernética ou biônica. .

Uma delas é um automóvel equipado com facilidades apropriadas para os portadores de baixa ou nula visão.

Equipado com um GPS especial, esse veículo terá câmbio automático, reconhecimento de comando a voz, radares laterais, dianteiro e traseiro integrados ao sistema de segurança anti-colisão e um volante dedicado com botões de comando com inscrições em Braille.

Esse deficiente visual poderá usar lentes de contato de células sensoras fotovoltaicas com demodulador interfacial a transmitir ondas cerebrais na freqüência da visão humana que estimulará o nervo ótico com preços variados para os modelos RGB, CMYK, B&W (preto e branco) ou ainda "DT", (Daltônico). Os preço são de, acordo o modelo, sofre uma grande e absurda variação:

Modelos B&W:

VGA - US$ 79,99;

SVGA - US$ 159,99;

Se com filtro de imagem estabilizada (SIF), aumenta em US$ 100,00.

Semi-coloridas, nas cores da preferência do nulivista (essa idéia de cor preferencial foi a coisa mais ridícula que já escrevi). RGB sem "R" (vermelho), sem "G" (vede) ou sem "B" (azul):

XGB; RXB; RGX US$ 239,99 (com SIF, acréscimo de US$ 128,99).

Coloridas:

PAL-M - US$ 850,00

NTSC - US$ 950,00

HDD - US$ 3.500,00

FULL HDD - US$ 9.358,96

Estas lentes coloridas já vêm com STI embutido.

Não precisa ferver o "entre-orelhas" para descobrir qual dessas lentes o "SUSto" (Sistema Ultrapassado de Saúde aos Tolos Otários) autorizaria o paciente usar. Dependendo de sua opção estável, ficaria nos dois extremos. Infelizmente o Zé Povinho, pai de 5 ou mais filhos teria direito a uma simples B&W, afinal, pra quem é cego, meia tênue réstia de luz já lucro. E só receberia depois de entrar na justiça e esperar longos anos. E, olhe lá!!!!

Já a outra minoria privilegiada, os APGS (Apadrinhados Pela Gestão Situacional) teria, em prazo de pronta entrega, direito às mais caras sem contestação.

Desligo agora o pensamento para não por mais munição nas mãos dos incautos.

Fim

Fin

Fine

The End

Há Sof

==============

Glossário:

Local: PRAGMATIKÁ STAURÓS NISÍ (Ilha da Cruz Verdadeira)

'IR SHEL SHOSHANIM (Cidade das Flores)

Continente: NÉOS KÓSMOS (Néos kósmos)

PALEIOÚ KÓSMOU (Velho Mundo)

Lusanglishês - Fictício dialeto derivado da mistura do português e inglês.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 05/06/2012
Reeditado em 10/04/2013
Código do texto: T3706979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.