Conto Nublar #6: INÉDITA SINFONIA - Ficção
Setembro de 2042, dia 13, segunda-feira.
 
Uma noite de muito calor e secura em pleno Planalto Central. Mal acostumado com o frio intenso de julho, uma variação entre 15ºC a 21ºC e uma umidade relativa do ar média em torno de 10%. Agora em setembro, a pior já registrada na última década, variando entre 28ºC e 37ºC e uma umidade relativa em torno de 12%. A previsão para chuvas era somente para a segunda quinzena de outubro. Ufa! Era uma situação insuportável. Quem não tinha climatização em casa teria que penar com os circuladores de ar e umedecedores portáteis.

Naquela noite, maestro e os músicos chegaram ao estúdio de ensaios ao mesmo tempo. Após o aquecimento de cada instrumento na nota Lá (A), cada instrumentista fazia floreios e escalas em seus naipes para também aquecer e alongar os dedos. Enfim, o Maestro Eugnas M III, ou simplesmente Eug, distribuiu de acordo os naipes, e timbres uma grade intitulada, “AS BODAS DO CORDEIRO – Primeiro Movimento – Criação e Queda, autor Od L'Aremse M. Peterson. Após todos receberem as suas partes, temperou a garganta e falou:
  • “Boa noite! Hoje daremos inicio ao ensaio desta preciosidade que encontrei jogada no arquivo morto da Biblioteca de Música de Brasília. Estive analisando e percebi que este versátil mas desconhecido compositor sofreu uma tremenda injustiça, além do ostracismo que lhe foi involuntariamente imposto. Não posso entender como pudemos ser tão ingratos com ele. Agora podemos reverter essa situação. Andei pesquisando sobre este autor para fazer-lhe esta surpresa e no dia da vernizagem, ceder minhas batutas para que ele desse início ao recital em sua homenagem prevista para daqui a oito semanas.”
  • “E o qual foi a reação e resposta dele?”, pergunta um dos músicos.
  • “Bem! Aí é onde está minha decepção.”, responde o Maestro. “Liguei para o número encontrado no Google e atendeu-me uma senhora, dizendo ser filha dele e que infelizmente não seria possível, visto que o seu pai falecera a quatro anos atrás. Lamentavelmente, o reconhecimento de sua obra que, com tanto esmero e carinho a fizera, nunca chegou ser executado e ele morreu esquecido, tenho a comunidade musical o ignorado sem nunca reconhecer o seu valor e talento. Vocês verão que tenho razão em ficar decepcionado com a tremenda injustiça que este pobre músico teve que amargar até o final de sua existência.”
  • “Mas antes tarde do que nunca. Não é mesmo?”, interrompe o E. M. Grassado, trompista da orquestra.
  • “Pode até ser, mas continuará sendo injustiça. Esta peça conta, com rara beleza, do ponto de vista Cristão, a história da humanidade, desde a criação do mundo até o final, culminando com um rondó e fuga muito bem ritmada e palpitante, num estilo vivace e festivo.” Quando estiver pronta farei questão de colocar seus filhos, netos e bisnetos na fila da frente. É o mínimo que podemos fazer para minimizar o descaso cometido.
E assim foi, dito e feito conforme o Maestro Eug havia prometido. Ao final de cada movimento era uma calorosa salva de palmas. Mas, infelizmente (que pena!), o reconhecimento sempre tardio! Ele não mais estava conosco para receber os louros dessa vitoria, ainda que tardia. O reconhecimento de muitos autores e suas obras, com raríssima exceção, é sempre póstumo.

Mas você não precisa esperar tanto tempo para conhecer esta citada obra. Ela está justo aqui, disposta no RL, na seção de áudios.
Veja os links a seguir...
 
  barra_titulo.gif barra_categoria.gif barra_data.gif

 
Sinfonia AS BODAS DO CORDEIRO - 1° Movimento
Od Laremse M Peterson
Instrumentais 26/03/10
  Sinfonia AS BODAS DO CORDEIRO - 2° Movimento
Od Laremse M Peterson
Instrumentais 26/03/10
Sinfonia AS BODAS DO CORDEIRO - 3° Movimento
Od Laremse M Peterson
Instrumentais 26/03/10
Sinfonia AS BODAS DO CORDEIRO - 4° Movimento
Od Laremse M Peterson
Instrumentais 27/03/10
Sinfonia AS BODAS DO CORDEIRO - 5° Movimento
Od Laremse M Peterson
Instrumentais 27/03/10
Sinfonia AS BODAS DO CORDEIRO - 6° Movimento
Od Laremse M Peterson
Instrumentais 27/03/10
Sinfonia AS BODAS DO CORDEIRO - 7° Movimento
Od Laremse M Peterson
Instrumentais 28/03/10
Sinfonia AS BODAS DO CORDEIRO - 8° Movimento
Od Laremse M Peterson
Instrumentais 28/03/10

Lá encontrarão muitos outros áudios de sa autoria dispostos, em mais de 11 páginas.
Espero que gostem.
São todos de sua autoria, inclusive arranjos e execução, salvo dois que são de sua autoria, mas cantados por sua  filha, a caçula.
Deus os abençoe!

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 13/09/2012
Reeditado em 30/08/2020
Código do texto: T3880064
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.