Equilíbrio e Movimento

Um brinde aos escravocratas sociais. Parabéns. Vocês fizeram um excelente trabalho, porém encontraram um selvagem que nem a expedição de Charles Darwin poderia catequizar. Um ser tão puramente selvagem que a própria natureza vai se encarregar de abrigar. Como um vento. Não se captura o vento. Não se cria o vento. Ah, garoto, você é como o vento. Liberdade é não ter restrição, e isso é impossível no mundo real. Equilíbrio. A melhor forma de se manter em equilíbrio é estar em movimento, como diria Albert Einstein. Então o vento é uma amostra natural do equilíbrio. Sempre em movimento. Certo de sua trajetória. Mas amigos, não somos vento. Não conseguimos passar e deixar passar. Vestígios de nossa presença ficam a cada esquina, a cada conversa. Sabe-se lá o quanto você é importante para alguém? Então você diria que esse tal alguém não é importante. É aí que despretensiosamente a vida faz suas conquistas. Conquistar alguém é tarefa difícil. Manter a confiança de alguém cem por cento é tarefa de loucos. Então, se me encontrar por aí, deixe eu passar. Deixe eu passar como o vento. Talvez eu faça carícias no seu rosto, talvez eu desarrume seu cabelo, talvez te refresque durante um dia quente e talvez eu espalhe toda sua papelada no chão. Mas deixe eu passar. Estou em movimento. Estou no meu equilíbrio.

Henrique M. Menezes