Investigando olhos em mulher

(À editar)

Tudo é assim. Seres socialmente integrados: Se pensa, se analisa, faz-se cálculos, se compreende, se determina, se atraí e como se não precisasse, não se olha, não investiga e não se descobre.

Dentro dos olhos o que se passa, não se sabe exatamente. De um infinitude de palpites, de uma história contada, de uma certeza pensada, - quanta sutileza, quantos conceitos.

Da nudez! Da vergonha! - Bem o sei. Ao meu ver, sobre este princípio, neste sequencia, nada tenho a acrescentar ao conhecimento. À saber, por ora, penso ser desejável ir além do físico, vago desairosamente na essência, teço encontrar no pouso atenção, onde necessariamente é dor. Por isso, investigar o tal, nada tem a ver com o jeito simples de endireitar o vestido. Se é alça, vento ou qualquer outro instinto moral, esses derivam simplesmente de conceitos, - quiçá, coisas muito chatas que por hora se confundem com o sentido, - que conceitualmente, é também uma mera imagem sobre a forma, condicionada e adequada para tais fins. Isso assim, dessa forma, tecnicamente, só liga a consciência a ação do movimento, entretanto, a pureza do ser, no canto, na essência, na história e demais coisas, nada da pra saber ficando no universal. De certo, o ideal da-se em investigar o ser, caso à caso, nas suas mais íntimas acepções e aspirações de verdade.

Ver olhos, saber para onde vão, entender como se perdem, vagar desprendido neste universo; - Quanta coragem! Aí é que se percebem que existe. Da dúvida, tende-se a esquecer vestidos, tenta-se encontrar essência. Sente-se o nu que indeterminadamente vos fala.

Sempre que vejo um olho feminino, sentidos são aquecidos de vez, e nada do que eu penso é lógico, diferente do ato quando se prossegue no tempo. Tecnicamente, não existe necessidade nenhuma de retorno. Na aparência, grande é excitação do ver, - extenso, tende-se a submissão do outro, doma-se porquanto o amor vos fala.

O olho, na vez, finda parecer com o medo, pronto de receio e paixão, deve não se questionar no tempo, cede o que esta sensação declara.