Marfim, ébano e pedrarias
(*) Google imagem
 

A ESTÁTUA DE ZEUS
 
Por Fídias foi construída, a morada das divindades
No Templo de Olímpia, para um mitológico Deus,
De ébano e marfim entre outras preciosidades,
 
A famosa Estátua de Zeus!
-----------------------

Saiba mais:
 

     A quinta maravilha é estátua de Zeus em Olímpia. Foi construída no século V a.C. pelo ateniense Fídias, em homenagem ao rei dos deuses gregos — Zeus. Supõe-se que a construção da estátua tenha levado cerca de oito anos. Zeus (Júpiter, para os romanos) era o senhor do Olimpo, a morada das divindades. A estátua media de 12 a 15 metros de altura - o equivalente a um prédio de cinco andares - e era toda de marfim e ébano. Seus olhos eram pedras preciosas.
 
     Fídias esculpiu Zeus sentado num trono. Na mão direita levava a estatueta de Nike, deusa da Vitória; na esquerda, uma esfera sob a qual se debruçava uma águia. Supõe-se que, como em representações de outros artistas, o Zeus de Fídias também mostrasse o cenho franzido. A lenda dizia que quando Zeus franzia a fronte o Olimpo todo tremia.
Após 800 anos foi levada para Constantinopla (hoje Istambul), onde acredita-se ter sido destruída em 462 d.C. por um terremoto.

Fontes de pesquisa: Livros,enciclopédias e internet
 
-----------------------
 
Clique no link abaixo:
Teoria Literaria: Trímono GABALDISTA
 
--------------
 
 
 
Maurilio Gabaldi Lopes
Enviado por Maurilio Gabaldi Lopes em 04/02/2013
Código do texto: T4123285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.