AS FORMIGAS

( Experimental: Ficha de Pesquisa)

AS FORMIGAS

1. ENTOMOLOGIA: Ciência dedicada ao estudo das formigas.

2. QUANTIDADE DE FORMIGAS CONHECIDAS:

2.1.. 9.536 espécies além de 408 fósseis.

2.2. 18.000 espécies em todo o mundo(estimativa, incluindo as formigas não conhecidas).

2.3. No Brasil já são conhecidas mais de 2.000 espécies.

3. SOCIALIZAÇÃO DAS FORMIGAS: Todo as são sociáveis, vivendo em colônias.

4. ONDE EXISTEM AS FORMIGAS Em todos os ambientes terrestres, exceto nos polos.

5; PRAGAS: 1% das espécies podem ser consideradas pragas por causar conflito com os interesses humanos.

6. FORMAÇÃO DAS COLÕNIAS:

6.l. Rainhas ou fêmeas férteis, cuja função primordial é a postura de ovos.

6,2, Operárias ou fêmeas estéreis que realizam todas as demais atividades da colônia: coleta de água e alimento, alimentação da cria, e da rainha , construção e defesa do ninho, etc.

6.3. As operárias não apresentam asas.

6.4. Machos para o acasalamento do voo nupcial; a Rainha e os machos apresentam asa.

7. DIVISÃO DO CORPO DA FORMIGA: cabeça, tórax aparente ou mesossoma. cintura e gáster.

8. APARELHO BUCAL: É provido de um par de mandíbulas relativamente grandes e fortes.

9. ANTENAS: A cabeça possui duas antenas.

10 SENTIDO DO TATO: É altamente desenvolvido nas antenas.

11. OLHOS: As formigas possuem um par de olhos compostos, geralmente.

12. FERRÃO: Algumas espécies, possuem na extremidade do gáster, um ferrão que funciona como poderosa arma de defesa. Inocula veneno através de picadas dolorosas no homem e em outros animais.

13. ESPÉCIE DE FORMIGAS URBANAS:

13.1. FORMIGA-FANTASMA: Normalmente na parte interna nidificam em batentes de portas, guarnições de janelas, atrás de azulejos.

13.2. FORMIGA LOUCA: As colônias são pequenas com várias rainhas. Seus ninhos na parte externa normalmente são feitos principalmente em calçadas ou telhados. Andam em círculo, daí o seu nome de formiga

louca.

13.3 FORMIGA CARPINTEIRA: A maioria faz seus ninhos em madeira morta, mas podem fazê-los também em troncos de árvores, porém não se alimentam de madeira.

13.4. FORMIGA LAVA-PÉS: Formam ninhos em terra solta dos quais, quando mexidos sai um número enorme de formigas. Sua picada é dolorosa. Podem causar respostas alérgicas em algumas pessoas e, em casos muito graves, choque anafilático.

13.5. FORMIGA DO FARAÓ: Formam ninhos em pequenas cavidades no

interior de ambientes domésticos. Classicamente são um risco potencial para a saúde pública, especialmente quando ocorrem em hospitais, porquanto são vetores mecânicos de bactérias patogênicas.

13.6. FORMIGA CABEÇUDA: Podem fazer os ninhos em solo e em frestas de calçadas.

13.7. OUTROS TIPOS DE FORMIGAS URBANAS: Pixixica ou formiga do fogo. Formiga acrobática. Formiga argentina.

RECICLE O LIXO OU RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O BEM DE TODOS.

Antonio Tavares de Lima
Enviado por Antonio Tavares de Lima em 16/03/2013
Reeditado em 29/05/2013
Código do texto: T4192068
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.