*** JESUS ESTÁ VIVO !!! ***

Personagens: Narrador, Jesus, 12 discípulos, 5 personagens Maria, Soldados, Judas Solista, Pilatos, 2 ladrões, Maria Madalena, Maria, Salomé, Anjo.

Narrador - Jesus estava vivendo a sua última semana aqui na terra, era a semana da páscoa, muitos judeus daquela região subiram a Jerusalém para se purificarem.

(Entram um grupo de pessoas vestidas da época)

Buscavam Jesus e diziam uns aos outros:

Personagem 1. Que vos parece? Será que o Cristo não virá à festa da páscoa ?

Personagem 2. Não O vimos em parte alguma.

( o grupo sai de cena)

Narrador - Jesus, já não andava manifestamente entre os judeus. Pois os principais dos sacerdotes e fariseus, tinham dado ordens para que, se alguém soubesse onde ele estava o denunciasse, para o prenderem.

I Ato

Cenário- (Mesa com um cestinho de pães, outro com frutas, jarras com suco, várias pessoas sentadas em banquinhos em redor da mesa comendo e conversando, Jesus deve está sentado em lugar de destaque)

Narrador- Seis dias antes da páscoa, Jesus foi a um jantar em Betânia, pois lhe ofereceram um banquete, e Maria aproveitou a oportunidade para oferecer-lhe um presente.

Maria- (Deve ser uma moça que tenha cabelos longos, entra na sala e dirige-se para Jesus:) Mestre, gostaria de oferecer-lhe este humilde presente, como prova do amor e gratidão que eu e meus irmãos sentimos pelo Senhor. (Ajoelha-se abre o vidro de perfume, e derrama nos pés de Jesus e em seguida enxuga-lhe os pés com seus cabelos).

Judas (Quando vê Maria derramando o perfume, chega perto e fala indignado:) Que desperdício é este? Por que não vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?

Jesus- (Levantando-se e falando com autoridade:)

Deixai-a, porque afligir esta pobre mulher? Ela praticou uma boa ação comigo. Os pobres, sempre tendes. Ela faz isso preparando-me para o meu sepultamento.

II Ato

(Jesus assentado no chão e os doze discípulos ao seu redor.)

Narrador - Jesus aproveita as poucas horas que lhe restam, junto aos seus discípulos e lhes dá as últimas instruções.

Jesus - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei.

Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, credes também em Mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas; vou preparar-vos lugar. Não os deixarei órfãos. Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará O Consolador, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas.

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou.

III Ato (Jesus no Getsêmane)

Narrador - E tendo ceado juntamente com seus discípulos, chamou a Pedro, Tiago e João, e foi a um lugar chamado Getsêmane para orar.

(Entra Jesus juntamente com os três discípulos, .)

Jesus- A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui, e velai comigo..

(Os discípulos ajoelham-se, Jesus afasta-se um pouco e ajoelha-se também )

(Solista ou coral canta um hino apropriado para a ocasião)

Jesus - Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero; mas como Tu queres. (Em seguida levanta-se e dirige-se aos discípulos que estão dormindo)

Então ,Nem uma hora pudeste velar comigo?

(Os discípulos acordam sobressaltados)

Dormi agora e repousai, é chegada a hora, e o Filho do Homem será entregue nas mãos dos pecadores.

Judas - (Entra Judas acompanhado de soldados e um grupo armados com pedaços de paus)

(Apontando para Jesus) Eis ali o Cristo.

Jesus - (Dirigindo-se para o grupo:) A quem buscais?

Soldado - A Jesus Nazareno.

Jesus - Sou eu.

Narrador - Então, a corte e os servos dos judeus, prenderam a Jesus e o amarraram.

(Os soldados rodeiam Jesus e o seguram com firmeza pelos braços enquanto um dos soldados amarram-lhes as mãos.) (Saem)

IV Ato (Jesus perante Pilatos)

Cenário - (Um trono, Pilatos assentado)

(Entra a multidão, Jesus sendo conduzido pelos soldados)

Narrador - E, levantando-se toda multidão deles o levaram a Pilatos e o acusavam.

Personagem1. Havemos achado esse, pervertendo a nossa nação, proibindo dar tributo a César, dizendo que ele é Cristo O Rei dos judeus.

Pilatos - Tu és o Rei dos Judeus?

Jesus - Tu o dizes.

Pilatos - Não acho culpa alguma neste homem.

Personagem 2. Como não? Ele alvoroçou o povo ensinando por toda Judéia, começando desde a Galiléia até aqui.

Narrador - Ora por ocasião da festa, costumava o presidente soltar um preso, escolhendo o povo aquele que quisesse.

E tinha então um preso bem conhecido, chamado Barabas. Portanto estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos:

Pilatos - Que quereis que eu solte nesta páscoa, a Jesus ou a Barabás?

Multidão - (Gritando) Barabás, solte Barabás..

Pilatos - E o que faço, com Jesus de Nazaré?

Multidão - (Gritando em coro) Crucifica-o, crucifica-o, crucifica-o.

(Põem uma coroa de espinhos na cabeça de Jesus, e lhe vestem um manto vermelho e ficam dando risadas)

Multidão - (Em coro) Salve o Rei do Judeus? Salve o Rei dos Judeus.

V Ato (A crucificação)

Narrador - E obrigaram Jesus carregar a cruz, até um lugar chamado Gólgota, que em hebraico significa lugar da caveira.

(Jesus passa em cena arrastando a cruz, os soldados dando-lhe chicoteadas e a multidão gritando.)

VI Ato

(Jesus na cruz com os ladrão )

Ladrão da esquerda - Se és o Filho de Deus, desce desta cruz, e salva a nós e a ti mesmo.

Ladrão da direita - Tu nem ainda temes Deus, estando na mesma condenação? (voltando-se para Jesus) Senhor lembra-t de mim quando entrares na teu reino.

Jesus- Em verdade, Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no paraíso.

Personagem 3. Ah! Tu que derruba o templo e em três dias o edificas, salva-te a ti mesmo e desce desta cruz.

Personagem 4. Salvou os outros, e não pode salvar a si mesmo.

Personagem 5. Ó Cristo, Rei dos judeus desce agora desta cruz, para que vejamos e acreditemos em você.

Narrador- E chegando a hora sexta, houve trevas em toda terra, até a hora nona. Escurecendo-se o sol; e rasgou-se ao meio o véu do templo, na hora nona Jesus exclamou com grande voz dizendo:

Jesus - Eloí, Eloí, Lamá Sabactâni.

Deus meu, Deus meu, porque me desamparastes?

Personagem 2. Vejam ele chama por Elias, deixa para ver se Elias virá salvá-lo

Jesus - Pai,está tudo consumado, nas tuas mãos entrego o meu espírito.

VII Ato

Narrador- E vindo já a tarde, chegou um homem rico de Arimatéia, por nome José que também era discípulo de Jesus.

Este foi ter com Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus; Então, Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado.

E José, tomando o corpo, envolveu-o, num fino e limpo lençol.

E o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto na rocha, e, rodando uma grande pedra, para a porta do sepulcro, se foi.

E Maria Madalena e Maria mãe de José observavam onde o puseram.

(Pausa...)

E passando o sábado, Maria Madalena e Maria mãe de Tiago e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.

(Entram as três trazendo vasos de perfume)

Salomé - Vocês não acham, que está muito cedo para irmos ao sepulcro?

Maria - Mas temos que ir agora, para não corrermos o Risco de sermos presas.

Maria Madalena - Estou preocupada, como vamos tirar aquela pedra do sepulcro, pois é muito pesada, vocês não acham?

(Aproximam-se do sepulcro e a pedra havia sido retirada as mulheres ficam espantadas)

Salomé - Vejam, a pedra foi retirada!!.

Madalena - Meu Deus, roubaram o corpo do Senhor Jesus!!.

Maria - Onde, será que o puseram?

Anjo- (Entra um anjo) Porque buscais o vivente entre os mortos? Jesus não está mais aqui, Ele já ressuscitou. Lembra-se de suas palavras: Convém que o Filho do Homem seja crucificado e ao terceiro dia ressuscite.

Salomé- Ressuscitou!

Maria- Ressuscitou!

Madalena- Vamos anunciar a todos, que Jesus ressuscitou!

(Saem apressadas)

(Cantam alegremente um hino apropriado para a ocasião)

Março 1988